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Por que muitos restaurantes fecham rapidamente no Brasil? Conheça os erros e saiba como evitá-los!

Entender os motivos pelos quais novos restaurantes fecham rapidamente no Brasil não é uma tarefa fácil. Infelizmente, agravado pela crise que o país vive, boa parte dos restaurantes e bares fecha antes de completar 2 anos. Para compreender melhor como isso acontece é preciso focar na raiz do problema. Existem pontos fundamentais para fugir de possíveis erros que provoquem o tão temido fechamento.

Por isso, vamos mostrar a você como evitar esse tipo situação, e a ver claramente que é possível ser bem-sucedido no momento em que estamos. Para você não cometer erros comuns separamos algumas dicas para uma performance de destaque. Animou? Confira!

Planejar é preciso

Planejar é essencial para qualquer empresa, mas nem todas passam por essa etapa. A regra número um para ter sucesso nesse quesito é ter um bom plano de negócios.

O mais importante para quem tem o desejo de investir em restaurantes e bares é ressaltar que sem planejar e gerenciar custos, as chances de um fracasso são altas. Por isso, converse com outros proprietários, pois só assim você consegue ter uma visão ampla e, ao mesmo tempo, esclarecedora.

Além disso, fique atento ao seguinte: analise o seu público-alvo, aprofunde seus conhecimentos sobre tendências gastronômicas, mobília, utensílios, equipamentos e também pense em desenvolver estratégias de marketing. São esses itens que darão a você a base para o seu negócio!

Dê atenção também às áreas do restaurante

Entender cada área de funcionamento do restaurante é um ponto que quase todo investidor não faz. Cerca da metade dos novos empresários só tiveram acesso às teorias e não à prática, sabia? Então, buscar entender o funcionamento do estabelecimento como um todo deixa o empresário ciente do que precisa ser feito. E o melhor: evita erros!

E que tal dar um passo à frente? Você precisa compreender, por exemplo, como o cozinheiro produz. Além de saber o que os funcionários precisam para um dia de trabalho render, quais são suas limitações e, principalmente, dar o suporte e o treinamento, ou seja, garantir a carga de conhecimento necessária para que o trabalho de cada colaborador seja o melhor possível. Colocar-se no lugar de cada membro da equipe ajuda a identificar as necessidades e visualizar mudanças futuras.

Vale ainda dizer que, antes de abrir um restaurante, é muito importante visitar outros estabelecimentos. Isso, com certeza, dará a você uma experiência maior em cada área de produção, e dará autoridade a você em relação às funções que compõem o negócio. Um ponto positivo disso é que você automaticamente atentará para que seu serviço seja feito com excelência.

Ter dedicação é fundamental

Passar a entender que você é o dono e terá responsabilidades dobradas, às vezes, pode assustar. Por outro lado, empenhar-se ao máximo, visando o bem-estar das pessoas que estão ao redor, tanto funcionários como clientes, acaba compensando quando você começar a ver os resultados aparecendo.

Sem contar que preparar a equipe, disponibilizar treinamentos, cursos de capacitação e mostrar para o seu funcionário que existem motivos para um bom serviço também conta bastante.

O ideal é que todos estejam cooperando para o bem comum, mobilizados para obter um crescimento conjunto. Veja que, por outro lado, ir atrás de mão de obra barata para ter contenção de gastos é um erro. Sem profissionais treinados e capacitados, a qualidade do seu serviço e atendimento serão influenciados de maneira negativa.

Fazer ajustes é necessário

Estar adequado às normas e controlar suas perdas são ajustes que, se não forem corrigidos, podem prejudicar bruscamente seus negócios. Dar aquele “jeitinho brasileiro” é muito comum em qualquer situação nos estabelecimentos. Por isso, ter postura e ser honesto referente às questões internas de armazenamento dos alimentos, por exemplo, é muito importante.

Aliás, o que pesa bastante durante a rotina do restaurante é o condicionamento inadequado dos alimentos. Isso pode influenciar uma carreira e até pode ocasionar o fechamento do restaurante. Então, faça os ajustes necessários para que você não passe por situações complicadas com a qualidade dos produtos.

Outro fator relevante são as perdas ocasionais. Entender o paladar do cliente e fazer o planejamento de entrada e saída de alimentos ajuda na redução de desperdício. Sem contar que controlar seu estoque e ter uma relação melhor com seu distribuidor é super válido. Você se certifica dos melhores produtos e, ao mesmo tempo, fideliza o seu prestador de serviço.

Determinar seu estilo faz a diferença

Outro detalhe essencial é determinar o estilo de restaurante e dos cardápios, que são fatores de extrema importância. Lembre-se que o cardápio é a estrela do seu estabelecimento e sem ele definido você não terá um dos meios mais importantes de atrair o cliente.

Uma das formas de se destacar nessa tarefa é conferindo o que a concorrência tem feito. Ter criatividade também pode fazer toda a diferença na criação e definição do estilo do restaurante.

Porém, se você sentir dificuldade nessa etapa, vale contar com a assessoria especializada de profissionais de marketing e branding, por exemplo.

Saber que o negócio é feito dia após dia

Você sabia que tem muito investidor que ainda faz a projeção financeira do seu negócio pensando em resultados rápidos? Isso é, sem dúvidas, um dos maiores erros para quem trabalha com restaurantes. Você precisa ter calma, paciência e ir devagar na construção do seu nome. Ou seja, é mais do que essencial que você saiba que o negócio é feito dia após dia.

Qualquer empresa na área de gastronomia precisa de um tempo para ter o retorno do investimento. Estima-se que um restaurante novo demore cerca de 6 meses para começar a operar no azul, mas esse tempo pode se estender e demorar muito mais. Então, fuja de situações em que você pode cometer um exagero para chegar a um resultado rápido.

Um exemplo disso é mudar produtos, substituir móveis, utensílios, contratar funcionários menos capacitados e de valor inferior ao mercado, entre outros. Não se esqueça que hábitos como esses influenciam na imagem, clientela e, automaticamente, fazem com que a qualidade percebida do serviço e dos produtos do restaurante caia gradativamente.

Se restaurantes fecham rapidamente no Brasil? Sim, fecham. Mas agora você já sabe erros a serem evitados para se precaver dessa situação e tem as informações necessárias para que isso não aconteça com o seu negócio. Muito pelo contrário, a partir de agora você sabe como melhorar e se tornar um empreendedor de sucesso do ramo gastronômico.

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