Os períodos de alta temporada como o Carnaval são os mais lucrativos para o setor hoteleiro, porém, é possível alcançar uma alta taxa de ocupação e lucratividade também durante a baixa temporada. Para isso, é preciso aplicar estratégias de marketing para hotéis, como as que abordamos neste artigo.
Tanto um hotel ou pousada grande quanto estabelecimentos de pequeno porte podem ter quartos cheios o ano inteiro. Confira as melhores práticas para garantir que o seu público encontre o seu hotel em qualquer período.
1. Esteja presente em diversas plataformas
Atuar em diversos canais é importante para conquistar um grupo diversificado. Portanto, invista em diferentes meios de comunicação e abordagens distintas. Por exemplo:
- publique anúncios dos quartos mais sofisticados em uma revista que tenha um público de alto padrão;
- divulgue os quartos de casal em uma publicação voltada a noivas;
- quartos menores, voltados à família, podem ser divulgados na revista de turismo da cidade;
- explore os quartos promocionais em uma ação direcionada para estudantes.
2. Faça parceria com agências de turismo
Formar parceria com empresas de turismo é uma ótima maneira de divulgar sua marca para um público qualificado, uma vez que as pessoas que procuram esse tipo de empresa estão dispostas a viajar, logo, precisarão encontrar um local para se hospedarem.
Sendo assim, saia na frente e proponha alguma vantagem ou benefício exclusivo para os clientes da agência de turismo parceira. As parcerias podem ser feitas de diversas formas:
- divulgação do seu estabelecimento na revista, site e/ou redes sociais da agência;
- indicação da agência caso alguém viaje para a sua cidade;
- descontos para a clientela da empresa;
- inclusão do seu hotel em pacotes de turismo.
3. Invista em marketing de conteúdo
A produção de conteúdo relevante é uma excelente estratégia do marketing de conteúdo por entregar valor e gerar uma impressão positiva, resultando em maiores oportunidades de negócios.
Um exemplo desse tipo de ação é publicar no seu blog um conteúdo sobre “os melhores restaurantes para jantar em Florianópolis” se o seu hotel fica em Santa Catarina. Esse é o tipo de assunto pelo qual uma pessoa que procura hotéis também se interessaria.
Se você ajudar seu cliente a sanar uma dúvida ou resolver um problema por meio de um conteúdo de qualidade, certamente haverá mais chances de ele procurar sua hospedagem e não a do concorrente.
4. Use o potencial das redes sociais
Esteja presente nas redes sociais em que o seu hóspede em potencial está e utilize uma linguagem que combine com o tipo de consumidor que você deseja atrair.
Além disso, forneça informações sobre o hotel de forma clara: localização, telefone para contato, e-mail e, sobretudo, um link para o site do empreendimento.
O Facebook e o Instagram são ferramentas interessantes para publicação de fotografias e vídeos que mostrem o local e seus benefícios.
Porém, nessas plataformas, é essencial interagir com a sua audiência para ter um público engajado. Por isso, seja acessível e mostre interesse. Quando possível, inclua uma pergunta e estimule a interação.
Um alerta: sempre responda (o mais rápido possível) comentários e perguntas, seja de forma pública ou via mensagens privadas.
5. Conte com os influenciadores
Um ótimo recurso de divulgação são os influencers, ou seja, os influenciadores digitais, pessoas reconhecidas no ambiente online que desenvolvem atividades relacionadas para o público da web e têm uma rede de seguidores influenciáveis.
Para conseguir uma menção ao seu hotel, você pode presentear ou fechar uma parceria com os influenciadores que alcancem o perfil desejado pela sua marca com estadias e apresentar os diferenciais do seu estabelecimento.
Depois, acompanhe a repercussão desse conteúdo nas redes sociais e mensure o retorno do investimento em ações de marketing para hotéis.
6. Explore vídeos de 360°
Inserir um vídeo 360° que mostre os diferenciais do seu estabelecimento e também as belezas da região no seu site pode aumentar as vendas diretas.
Ao oferecer experiências imersivas colocando vídeos na entrada do site da sua estalagem, você consegue despertar a atenção do visitante e fazê-lo procurar mais informações. Com isso, é possível que ele visite outras páginas importantes, como a de acomodações e pacotes.
É nesse momento que seu hotel consegue atrair novos hóspedes e aumentar as vendas, principalmente na baixa temporada.
7. Priorize boas fotos do empreendimento
Utilizar fotos de qualidade é muito importante para encantar os clientes com base no visual da sua hospedagem. As imagens devem deixar claras as diferenças entre os tipos de quarto e todos os atrativos das outras áreas do estabelecimento: piscina, academia, salão de eventos, bar, etc.
Observação: não economize quando o assunto é a contratação de um fotógrafo, pois o barato pode sair caro.
8. Valorize a avaliação dos hóspedes
É comum que hóspedes potenciais se baseiem nas avaliações de outras pessoas que já estiveram no local. Sites como TripAdvisor e Booking.com são específicos para essa finalidade e podem se tornar uma estratégia poderosa para alavancar os resultados do seu hotel, pois os empreendimentos bem avaliados têm alta procura.
Entretanto, o impacto de uma menção negativa também é notável, já que aqueles que recebem muitas reclamações ficam sem clientes. Para garantir bons julgamentos, tome algumas medidas:
- invista na qualidade das instalações e dos seus serviços;
- use fotos e vídeos que transmitam a realidade do hotel;
- responda os comentários dos hóspedes, sejam positivos ou negativos.
9. Invista em anúncios no Google AdWords
O Google AdWords permite que os anúncios do seu hotel apareçam em uma seção destacada entre os resultados de busca, o que torna seu estabelecimento mais visível e aumenta as chances de ele ser encontrado por usuários que estão à procura de um hotel.
Por meio desse tipo de publicação, os consumidores conseguem ter acesso ao preço médio da diária, visualizar fotos e avaliações detalhadas do local, além do endereço, telefone de contato e disponibilidade de acomodação na data desejada.
As ações de marketing para hotéis propostas neste artigo são de grande eficácia para lidar com a sazonalidade na hotelaria, ajudando a aumentar a taxa de ocupação do seu hotel em qualquer época do ano. Mas fique atento aos resultados obtidos por meio de cada estratégia para que você possa recalcular a rota sempre que necessário.
Para saber mais sobre o acompanhamento de resultados, leia este post sobre indicadores hoteleiros, publicado anteriormente aqui no blog.