Conecte-se conosco

Decoração

Como preparar o hotel para o carnaval: 5 dicas essenciais

Saber lidar com a sazonalidade na hotelaria é uma vantagem e tanto para ficar à frente da concorrência. Você, por acaso, tem noção de como preparar hotel para o carnaval?

Nessa época do ano as ruas ficam lotadas de foliões nos blocos, muita gente quer acompanhar os desfiles, correr atrás do trio elétrico ou dançar à toa por aí. Só que no planejamento é sempre bom contar com um hotel que disponibilize não só o conforto necessário, mas a segurança e a garantia de diversão aos hóspedes.

Neste post, preparamos algumas dicas essenciais para você oferecer o melhor serviço possível para quem curte ou não o carnaval. Acompanhe a leitura e confira!

1. Prepare a sua equipe

A princípio, antes mesmo de embarcar na empolgação do carnaval, é interessante que você promova a preparação da equipe, afinal, eles que vão lidar diretamente com os foliões. Cuide do treinamento dos garçons, perceba se todos estão alinhados ao mesmo propósito e monte uma escala de trabalho para não sobrecarregar os colaboradores.

No carnaval, com a vinda de muitos estrangeiros para o Brasil, vale assegurar que funcionários do hotel tenham uma boa noção do inglês e do espanhol, pois a tendência é grande de atender mais gringos do que o habitual. É interessante que a equipe esteja a par das principais atrações da cidade, saiba orientar os hóspedes de maneira cordial e indique opções de atividades para todos se divertirem à sua maneira.

Vale ressaltar que sempre aparecem aqueles foliões mais animadinhos que querem aprontar nas dependências comuns do hotel, por isso, os funcionários precisam estar atentos para orientar os hóspedes em relação aos excessos. Entenda que um atendimento de qualidade é a peça-chave para a fidelização de clientes e pode gerar ótimas avaliações nos principais sites de consulta.

2. Decore o lugar para ficar no ritmo do carnaval

Obviamente que a decoração diz muito sobre o lugar, sendo assim, aproveite o momento da folia para deixar o hotel mais colorido possível, afinal, as cores tem o poder de mudar um ambiente. É fundamental que tudo esteja em completa harmonia e faça sentido para quem for se hospedar, pois não adianta você colocar adereços que não tenham a ver com a comemoração.

Investir em uma decoração temática é uma solução bem atraente e, mesmo que seja em cima da hora, dá para fazer algo barato e sustentável. Coloque enfeites, decore as mesas e, se possível, deixe o lado de fora do hotel no clima também, visto que isso chama a atenção e pode render bons comentários.

Decore a partir de temas específicos, crie um ambiente com adereços de frevo, maracatu, bloquinhos etc, por exemplo. Outra ideia é deixar as letras dos sambas disponíveis para quem quiser acompanhar os desfiles das escolas de samba. Além disso, colocar plaquinhas com frases divertidas também é uma boa, pois induz os hóspedes a tirarem fotos para as redes sociais e interagirem.

3. Desenvolva ações relacionadas ao evento

Para entrar no clima de vez, nada melhor que propiciar aos hóspedes ações que estejam de acordo com o carnaval e que atraiam a atenção, desde que não acarrete um excesso de reservas. É essencial se diferenciar no mercado e oferecer uma experiência exclusiva aos consumidores, destacando seus principais serviços e disponibilizando opções divertidas para os foliões brincarem no carnaval.

Você pode promover sua própria festa no hotel, com concursos de melhor fantasia, alguma banda tocando marchinhas ou uma playlist de músicas do momento. Muito próximo da data talvez fique difícil organizar passeios mais elaborados, mas fazer parcerias com blocos locais é possível ou, até mesmo, criar o próprio bloco do hotel para os hóspedes caírem na folia sem se preocupar.

É possível também promover atividades que todos possam participar, tais como ateliê de fantasias, aulas de ritmos carnavalescos e ainda intervenções educativas sobre respeito, segurança, exposição ao sol, alimentação, preconceitos e prevenção às DSTs. Para o público que está em família e tem crianças, vale investir em matinês, brincadeiras diversas e jogos para distraí-los.

4. Crie um cardápio temático

Claro que o carnaval é a data festiva perfeita para você incrementar a cozinha do hotel e deixar seus pratos mais bonitos, coloridos e apetitosos. Sem contar que o Brasil dispõe de uma culinária muito vasta, o que dá margem para aproveitar isso e colocar iguarias específicas das cidades onde o carnaval é tradição.

Cada dia pode ter uma opção diferente de pratos, tais como feijoada completa, cuscuz com tapioca, acarajé, feijão tropeiro, entre outros. As comidinhas de boteco também agradam bastante a clientela e deixam o clima bem mais aconchegante para conversar entre amigos e se divertir.

Claro que você não pode esquecer do pessoal que quer só beber no carnaval, então forneça o que há de melhor e crie drinks temáticos com nomes diversos da nossa cultura. Ter um happy hour especial faz toda a diferença para agradar ao público, porém, não se esqueça de orientá-lo a não dirigir após consumir bebidas alcoólicas, disponibilizando sistemas de carona solidária ou acesso fácil para motoristas de aplicativo.

5. Deixe o ambiente agradável também para quem não gosta de carnaval

Quando se pensa em criar um espaço interessante para encantar seus clientes, você deve pensar que nem todos se entusiasmam com o carnaval e não vão querer curtir a folia 100%. Sendo assim, torna-se fundamental que o hotel tenha a preocupação de ser também o refúgio para quem quer paz e sossego nos dias de festa.

Do serviço de quarto até as opções de lazer, garanta que todos possam se divertir e passar uma temporada sem se preocupar com nada. Lembre-se de que muitos não gostam nem de ouvir falar em carnaval, então disponibilize quartos mais isolados da bagunça.

Tem várias pessoas que só querem fugir dessa agitação toda e aproveitar a estadia em uma outra cidade, principalmente se o lugar oferece opções turísticas relevantes, então vale deixar sugestões à parte para aqueles que desejam aproveitar outros tipos de passeios. Você pode promover sessões de cinema, campeonatos de videogame e outras atividades em que o entretenimento não tenha a ver com o carnaval necessariamente.

Portanto, perceba que é possível alinhar as expectativas do hotel às do público de várias maneiras, desde que haja organização, empenho e criatividade para disponibilizar um aconchego e tanto aos hóspedes.

O que achou deste artigo a respeito de preparar hotel para o carnaval? Gostou das dicas que trouxemos? Então, aproveite a visita no blog e se inscreva em nossa newsletter para acompanhar as novidades em primeira mão.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend