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Inovação em restaurantes: veja 9 ideias para se inspirar aqui!

Para que um estabelecimento possa alcançar resultados mais atrativos, é preciso buscar continuamente por estratégias que contribuam para um melhor atendimento e que aperfeiçoem a experiência do cliente, além de possibilitar o desenvolvimento de produtos cada vez melhores. Nesse sentido, torna-se necessário trazer inovações para os restaurantes, de modo que o negócio consiga alcançar seus objetivos.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira algumas ideias. O ideal é que você as analise, entenda as necessidades de seu estabelecimento e as adapte para a sua realidade. Aproveite as dicas fornecidas neste conteúdo para promover a inovação em seu restaurante, atrair novos consumidores, manter os clientes que já têm e assegurar que o seu negócio seja bem-sucedido.

Continue a leitura e saiba mais!

Entenda o que é a inovação em restaurantes

Inovação em restaurantes corresponde à aplicação de novas técnicas e tecnologias para aumentar a satisfação dos clientes — e consequentemente posicionar seu negócio como referência no mercado. Inovar significa proporcionar novas experiências ao ofertar bons serviços e produtos de qualidade. Há diversas possibilidades de ações que podem ser executadas para mostrar ao público que o estabelecimento é inovador.

Um bom exemplo é a implementação de softwares e de serviços para reservas, entregas e pagamentos. É possível fazer o gerenciamento do site e dos canais de comunicação para criar programas de pontos, promoções e realizar interações com os clientes. Várias iniciativas podem ser tomadas para se diferenciar dos concorrentes. 

Entenda que a inovação está ligada não apenas ao uso de tecnologia, mas também a formas criativas, enxutas e diretas de realizar as atividades do dia a dia do seu negócio.

Compreenda quais são os benefícios de inovar nos restaurantes

A inovação em restaurantes eleva os ganhos em produtividade e ajuda a manter os colaboradores inspirados, motivados e engajados com os objetivos do negócio. As tecnologias melhoram a qualidade do serviço e aumentam a confiança dos clientes que percebem facilmente o uso de ferramentas modernas. Veja a seguir outras vantagens provenientes da implementação de soluções tecnológicas atualizadas. 

Atração de clientes

Inovar em estabelecimentos que servem alimentos é uma excelente maneira de atrair o público e fidelizar os clientes que costumam frequentar o local. A inovação traz vantagem competitiva e aumenta o faturamento, tendo em vista que boa parte dos brasileiros gosta de se alimentar fora do lar. Esses consumidores avaliam o que um restaurante tem a oferecer. 

Mais vendas

Ao aplicar ideias inovadoras, o gestor do restaurante consegue ofertar um atendimento agilizado e, consequentemente, elevar as vendas diárias do estabelecimento. Os clientes têm autonomia para escolher os alimentos que desejam e podem pedir informações complementares. Por esta razão, é importante atender com rapidez os pedidos online e fazer com que a cozinha seja ágil e sem confusões e erros.

Otimização de resultados

Outro benefício da inovação em restaurantes é a otimização de resultados, que pode ser percebida durante a avaliação dos indicadores de desempenho. As métricas são essenciais para facilitar a tomada de decisões sobre novos investimentos, melhorias internas e muito mais. Procure documentar o funcionamento do estabelecimento para comparar os faturamentos mensais.

Esteja disposto a avaliar o funcionamento do local para reconhecer os acertos e reduzir os erros. Busque obter uma visão completa do que melhorou e daquilo que precisa ser feito para o progresso do restaurante. Com isso, você conseguirá aprimorar, mesmo que aos poucos, todas as áreas do seu restaurante.

Confira dicas para realizar inovação em restaurantes

O uso de um sistema de gestão inteligente é um modo interessante de inovar em seu estabelecimento. Faça uso de um software que cuide das atividades, automatize os processos e economize tempo dos colaboradores. Leve em consideração que os clientes procuram segurança e rapidez ao acessar aplicativos de mensagens instantâneas e outras plataformas.  

1. Aposte em vistas convidativas

Caso o seu restaurante tenha uma vista convidativa, o ideal é adaptar o espaço para que os clientes possam usufruir dessa paisagem enquanto consomem os produtos em seu ambiente.

Como grande diferencial dessa proposta, destacamos o engajamento gerado pelas imagens postadas nas redes sociais. Afinal, quando o ambiente é muito bonito, as pessoas se interessam em fazer registros e postar em seus canais, sempre marcando o nome do seu estabelecimento.

Consequentemente, isso desperta o interesse de outros clientes em conhecer o espaço, o que contribui para a atração de um público maior. Existe a possibilidade até mesmo de realizar um marketing em cima dessa estratégia, elaborando sorteios mensais para pessoas que fizeram a publicação com a marcação do estabelecimento.

2. Tenha um cardápio diferenciado

Apesar de o atendimento ser muito importante para o seu restaurante, o que vai encantar os seus clientes é o cardápio. Por isso, é preciso que ele seja pensado de forma inteligente.

Muitas vezes, ao criar um prato, são utilizados produtos de baixo giro cuja expiração é mais rápida. Nesse sentido, aumentam as chances de desperdício, o que não é sustentável nem ambientalmente nem economicamente.

Além disso, é recomendado que o modelo de cardápio seja revisitado anualmente. Avalie quais são os pratos mais vendidos e que devem ser mantidos e considere novidades do mercado. Faça visitas aos seus principais concorrentes (uma espécie de cliente oculto) e avalie o que pode ser reaproveitado em seu menu.

3. Ofereça um atendimento online

Especialmente em um período no qual o delivery ganhou grande relevância no mercado, é preciso que o seu estabelecimento tenha um atendimento online para alcançar diferentes parcelas de público.

Para isso, o primeiro passo é contar com uma plataforma multicanal de delivery. Afinal, sabemos que apostar apenas em pedidos por telefone não é uma boa estratégia. Os clientes têm preferido a facilidade de utilizar aplicativos.

Além disso, invista na capacitação da equipe. Essa estratégia contribui para aumentar o engajamento dos colaboradores, uma vez que demonstra interesse no aprendizado contínuo deles enquanto profissionais.

Outra vantagem é a melhoria contínua no modo como o seu negócio lida com o público, que deve ser pautado em uma linguagem que se aproxima das pessoas. Entre as vantagens observadas ao adotar essa estratégia, destacamos:

  • maior comodidade para os clientes;
  • agilidade na implementação do atendimento online;
  • facilidade para o gerenciamento;
  • possibilidade de metrificar os resultados, contribuindo para a elaboração de ações efetivas em momentos de baixo fluxo;
  • maior consumo em um único lugar;
  • possibilidade de divulgar em massa os seus produtos;
  • redução de problemas de comunicação.

4. Ofereça bebidas diferenciadas

É indicado, ainda, que o estabelecimento ofereça bebidas diferenciadas aos seus clientes. Aqui, há a possibilidade de contar uma história em seu cardápio. Quais são as narrativas que estão por trás das suas receitas? Esse tipo de estratégia contribui de forma direta para o maior engajamento dos clientes, uma vez que vai além de apenas apresentar os ingredientes.

Além disso, há a possibilidade de fazer bebidas diferenciadas com as frutas da sua região e da estação. Dessa forma, vai haver mais facilidade de encontrar os produtos, contribuindo para a reposição de estoque.

No cardápio, você ainda tem a oportunidade de trazer informações sobre a fruta, sobre a história da região, sobre o modo como aquela fruta faz parte da história da cidade, entre outras curiosidades interessantes. É uma maneira de produzir conteúdo dentro de seu próprio cardápio — além de ser material relevante para as suas redes sociais.

5. Aposte no uso da tecnologia

A tecnologia vem surgindo como uma importante aliada para os restaurantes. Por meio dela, os clientes têm amplas possibilidades de contato com o seu estabelecimento. Além disso, os colaboradores também se beneficiam com os avanços tecnológicos.

cardápio digital, por exemplo, pode ser utilizado nos smartphones dos clientes ou ainda em um tablet disponibilizado pelo restaurante. Assim, em um único aplicativo, o cliente vai visualizar o menu disponível, a foto dos pratos, a descrição e os demais conteúdos que o espaço disponibilizar.

Essa solução ainda contribui para a integração de sites e demais aplicativos, de modo que haja a centralização dos pedidos. Desse modo, os colaboradores terão acesso às principais informações, reduzindo os riscos de erros — que, vale ressaltar, geram reclamações nas redes sociais.

6. Adote a comanda digital

Além disso, há a comanda digital, que funciona como uma espécie de cartão com código de barras e numeração. Com esse modelo, o consumo do cliente é anotado por meio de uma tag. Sendo assim, o atendimento se torna mais ágil, contribuindo para uma experiência mais positiva do cliente.

7. Utilize a tecnologia na cozinha

A tecnologia também pode ser utilizada no preparo dos pratos. Por meio da tecnologia de Cook Chill, os profissionais utilizam o método de embalagem a vácuo.

Assim, o produto é feito em baixas temperaturas — em um tempo maior do que o convencional —, sem a interferência de fogo. Isso permite que os alimentos sejam armazenados após o preparo mantendo a textura, o sabor e a qualidade.

8 Crie uma identidade para o espaço

O ideal é que você mantenha a identidade de seu espaço. Caso seja um restaurante temático com comida de certa região, é preciso que a inovação seja relacionada a esse perfil. Caso contrário, aos poucos, o seu estabelecimento vai perdendo a proposta, algo negativo para a fidelização do público.

9. Construa um ambiente personalizado

Torne o ambiente mais atraente e destaque-se da concorrência com a personalização dos espaços. Você pode encontrar ideias interessantes em restaurantes de outras regiões ou países para organizar um local diferenciado e criar um negócio único. Uma breve pesquisa auxilia a identificar o melhor caminho temático para cada estabelecimento.

Neste conteúdo, você pôde conferir algumas dicas de inovação em restaurantes que podem gerar importantes insights para o seu estabelecimento. Conforme abordado, o ideal é que você entenda quais dessas ideias podem ser aplicadas em seu espaço, além de manter um bom planejamento para que haja êxito na implementação.

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