Para que um estabelecimento possa alcançar resultados mais atrativos, é preciso buscar continuamente por estratégias que contribuam para um melhor atendimento e que aperfeiçoem a experiência do cliente, além de possibilitar o desenvolvimento de produtos cada vez melhores. Nesse sentido, torna-se necessário trazer inovações para os restaurantes, de modo que o negócio consiga alcançar seus objetivos.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira algumas ideias. O ideal é que você as analise, entenda as necessidades de seu estabelecimento e as adapte para a sua realidade. Aproveite as dicas fornecidas neste conteúdo para promover a inovação em seu restaurante, atrair novos consumidores, manter os clientes que já têm e assegurar que o seu negócio seja bem-sucedido.
Continue a leitura e saiba mais!
Entenda o que é a inovação em restaurantes
Inovação em restaurantes corresponde à aplicação de novas técnicas e tecnologias para aumentar a satisfação dos clientes — e consequentemente posicionar seu negócio como referência no mercado. Inovar significa proporcionar novas experiências ao ofertar bons serviços e produtos de qualidade. Há diversas possibilidades de ações que podem ser executadas para mostrar ao público que o estabelecimento é inovador.
Um bom exemplo é a implementação de softwares e de serviços para reservas, entregas e pagamentos. É possível fazer o gerenciamento do site e dos canais de comunicação para criar programas de pontos, promoções e realizar interações com os clientes. Várias iniciativas podem ser tomadas para se diferenciar dos concorrentes.
Entenda que a inovação está ligada não apenas ao uso de tecnologia, mas também a formas criativas, enxutas e diretas de realizar as atividades do dia a dia do seu negócio.
Compreenda quais são os benefícios de inovar nos restaurantes
A inovação em restaurantes eleva os ganhos em produtividade e ajuda a manter os colaboradores inspirados, motivados e engajados com os objetivos do negócio. As tecnologias melhoram a qualidade do serviço e aumentam a confiança dos clientes que percebem facilmente o uso de ferramentas modernas. Veja a seguir outras vantagens provenientes da implementação de soluções tecnológicas atualizadas.
Atração de clientes
Inovar em estabelecimentos que servem alimentos é uma excelente maneira de atrair o público e fidelizar os clientes que costumam frequentar o local. A inovação traz vantagem competitiva e aumenta o faturamento, tendo em vista que boa parte dos brasileiros gosta de se alimentar fora do lar. Esses consumidores avaliam o que um restaurante tem a oferecer.
Mais vendas
Ao aplicar ideias inovadoras, o gestor do restaurante consegue ofertar um atendimento agilizado e, consequentemente, elevar as vendas diárias do estabelecimento. Os clientes têm autonomia para escolher os alimentos que desejam e podem pedir informações complementares. Por esta razão, é importante atender com rapidez os pedidos online e fazer com que a cozinha seja ágil e sem confusões e erros.
Otimização de resultados
Outro benefício da inovação em restaurantes é a otimização de resultados, que pode ser percebida durante a avaliação dos indicadores de desempenho. As métricas são essenciais para facilitar a tomada de decisões sobre novos investimentos, melhorias internas e muito mais. Procure documentar o funcionamento do estabelecimento para comparar os faturamentos mensais.
Esteja disposto a avaliar o funcionamento do local para reconhecer os acertos e reduzir os erros. Busque obter uma visão completa do que melhorou e daquilo que precisa ser feito para o progresso do restaurante. Com isso, você conseguirá aprimorar, mesmo que aos poucos, todas as áreas do seu restaurante.
Confira dicas para realizar inovação em restaurantes
O uso de um sistema de gestão inteligente é um modo interessante de inovar em seu estabelecimento. Faça uso de um software que cuide das atividades, automatize os processos e economize tempo dos colaboradores. Leve em consideração que os clientes procuram segurança e rapidez ao acessar aplicativos de mensagens instantâneas e outras plataformas.
1. Aposte em vistas convidativas
Caso o seu restaurante tenha uma vista convidativa, o ideal é adaptar o espaço para que os clientes possam usufruir dessa paisagem enquanto consomem os produtos em seu ambiente.
Como grande diferencial dessa proposta, destacamos o engajamento gerado pelas imagens postadas nas redes sociais. Afinal, quando o ambiente é muito bonito, as pessoas se interessam em fazer registros e postar em seus canais, sempre marcando o nome do seu estabelecimento.
Consequentemente, isso desperta o interesse de outros clientes em conhecer o espaço, o que contribui para a atração de um público maior. Existe a possibilidade até mesmo de realizar um marketing em cima dessa estratégia, elaborando sorteios mensais para pessoas que fizeram a publicação com a marcação do estabelecimento.
2. Tenha um cardápio diferenciado
Apesar de o atendimento ser muito importante para o seu restaurante, o que vai encantar os seus clientes é o cardápio. Por isso, é preciso que ele seja pensado de forma inteligente.
Muitas vezes, ao criar um prato, são utilizados produtos de baixo giro cuja expiração é mais rápida. Nesse sentido, aumentam as chances de desperdício, o que não é sustentável nem ambientalmente nem economicamente.
Além disso, é recomendado que o modelo de cardápio seja revisitado anualmente. Avalie quais são os pratos mais vendidos e que devem ser mantidos e considere novidades do mercado. Faça visitas aos seus principais concorrentes (uma espécie de cliente oculto) e avalie o que pode ser reaproveitado em seu menu.
3. Ofereça um atendimento online
Especialmente em um período no qual o delivery ganhou grande relevância no mercado, é preciso que o seu estabelecimento tenha um atendimento online para alcançar diferentes parcelas de público.
Para isso, o primeiro passo é contar com uma plataforma multicanal de delivery. Afinal, sabemos que apostar apenas em pedidos por telefone não é uma boa estratégia. Os clientes têm preferido a facilidade de utilizar aplicativos.
Além disso, invista na capacitação da equipe. Essa estratégia contribui para aumentar o engajamento dos colaboradores, uma vez que demonstra interesse no aprendizado contínuo deles enquanto profissionais.
Outra vantagem é a melhoria contínua no modo como o seu negócio lida com o público, que deve ser pautado em uma linguagem que se aproxima das pessoas. Entre as vantagens observadas ao adotar essa estratégia, destacamos:
- maior comodidade para os clientes;
- agilidade na implementação do atendimento online;
- facilidade para o gerenciamento;
- possibilidade de metrificar os resultados, contribuindo para a elaboração de ações efetivas em momentos de baixo fluxo;
- maior consumo em um único lugar;
- possibilidade de divulgar em massa os seus produtos;
- redução de problemas de comunicação.
4. Ofereça bebidas diferenciadas
É indicado, ainda, que o estabelecimento ofereça bebidas diferenciadas aos seus clientes. Aqui, há a possibilidade de contar uma história em seu cardápio. Quais são as narrativas que estão por trás das suas receitas? Esse tipo de estratégia contribui de forma direta para o maior engajamento dos clientes, uma vez que vai além de apenas apresentar os ingredientes.
Além disso, há a possibilidade de fazer bebidas diferenciadas com as frutas da sua região e da estação. Dessa forma, vai haver mais facilidade de encontrar os produtos, contribuindo para a reposição de estoque.
No cardápio, você ainda tem a oportunidade de trazer informações sobre a fruta, sobre a história da região, sobre o modo como aquela fruta faz parte da história da cidade, entre outras curiosidades interessantes. É uma maneira de produzir conteúdo dentro de seu próprio cardápio — além de ser material relevante para as suas redes sociais.
5. Aposte no uso da tecnologia
A tecnologia vem surgindo como uma importante aliada para os restaurantes. Por meio dela, os clientes têm amplas possibilidades de contato com o seu estabelecimento. Além disso, os colaboradores também se beneficiam com os avanços tecnológicos.
O cardápio digital, por exemplo, pode ser utilizado nos smartphones dos clientes ou ainda em um tablet disponibilizado pelo restaurante. Assim, em um único aplicativo, o cliente vai visualizar o menu disponível, a foto dos pratos, a descrição e os demais conteúdos que o espaço disponibilizar.
Essa solução ainda contribui para a integração de sites e demais aplicativos, de modo que haja a centralização dos pedidos. Desse modo, os colaboradores terão acesso às principais informações, reduzindo os riscos de erros — que, vale ressaltar, geram reclamações nas redes sociais.
6. Adote a comanda digital
Além disso, há a comanda digital, que funciona como uma espécie de cartão com código de barras e numeração. Com esse modelo, o consumo do cliente é anotado por meio de uma tag. Sendo assim, o atendimento se torna mais ágil, contribuindo para uma experiência mais positiva do cliente.
7. Utilize a tecnologia na cozinha
A tecnologia também pode ser utilizada no preparo dos pratos. Por meio da tecnologia de Cook Chill, os profissionais utilizam o método de embalagem a vácuo.
Assim, o produto é feito em baixas temperaturas — em um tempo maior do que o convencional —, sem a interferência de fogo. Isso permite que os alimentos sejam armazenados após o preparo mantendo a textura, o sabor e a qualidade.
8 Crie uma identidade para o espaço
O ideal é que você mantenha a identidade de seu espaço. Caso seja um restaurante temático com comida de certa região, é preciso que a inovação seja relacionada a esse perfil. Caso contrário, aos poucos, o seu estabelecimento vai perdendo a proposta, algo negativo para a fidelização do público.
9. Construa um ambiente personalizado
Torne o ambiente mais atraente e destaque-se da concorrência com a personalização dos espaços. Você pode encontrar ideias interessantes em restaurantes de outras regiões ou países para organizar um local diferenciado e criar um negócio único. Uma breve pesquisa auxilia a identificar o melhor caminho temático para cada estabelecimento.
Neste conteúdo, você pôde conferir algumas dicas de inovação em restaurantes que podem gerar importantes insights para o seu estabelecimento. Conforme abordado, o ideal é que você entenda quais dessas ideias podem ser aplicadas em seu espaço, além de manter um bom planejamento para que haja êxito na implementação.
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