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Hotelaria

Tudo o que você precisa saber sobre hotelaria para idosos

Não é à toa que a vida adulta é popularmente conhecida como “a melhor idade”. Todos os que têm o privilégio de chegar até ela podem desfrutar de uma vida mais tranquila e desacelerada, o que muitas vezes é sinônimo de uma melhor qualidade de vida. Mas, para isso, é necessário que os estabelecimentos estejam preparados para atender esses clientes, como é o caso da hotelaria para idosos.

Está pensando em investir nesse segmento? Então, é melhor ficar de olho nas nossas dicas e aproveitar algumas recomendações que vão ajudar a preparar o seu hotel para proporcionar as melhores experiências para esses clientes. Vamos lá? Aproveite!

Como está o turismo na terceira idade?

Não é novidade que o turismo vem aumentando sua atenção sobre o público idoso. As cidades, os monumentos, os empreendimentos, todas as atrações turísticas dentro de uma determinada região começaram a pensar em meios de melhor receber e atender a esse público.

Uma pesquisa publicada pela Visa Performance Solutions mostrou que, no mercado de turismo, o segmentos mais promissor é, veja só, da terceira idade. A previsão é de que o segmento continue crescendo expressivamente no mundo todo, principalmente na América Latina. O seu índice de crescimento supera em cerca de 4% o do segmento jovem.

Com mais tempo, mais renda e mais disponibilidade para viajar em qualquer época do ano, a terceira idade aproveita para conhecer novos lugares, se hospedar em diferentes estadias e fazer atividades diferentes. Esperto é quem estiver preparado para aproveitar a oportunidade.

Qual é a importância de ter atenção com esse público?

A população idosa está aumentando significativamente nos últimos anos. Com isso, podemos esperar um público cada vez maior nos hotéis e que demandará diferentes tipos de serviço. Por isso, o hotel que não estiver preparado para atendê-los, pode perder uma grande oportunidade de crescimento.

A hotelaria para a terceira idade é uma das áreas mais vantajosas financeiramente. Isso porque, diferentemente dos jovens, por exemplo, esse público tem disponibilidade para viajar durante as baixas temporadas, pois estão aposentados e contam com tempo livre para o turismo.

Para quem sofre com problemas como a sazonalidade hoteleira, essa é uma ótima oportunidade de fazer bons negócios quando o hotel não está tão movimentado e lucrar o ano todo. Além disso, existe um grupo significativo de idosos com um bom poder aquisitivo, o que significa que mais do que desfrutar da experiência, eles também são potenciais promotores do negócio.

Um idoso que é bem tratado na sua estadia e tem suas expectativas excedidas, volta para casa recomendando o hotel para os seus familiares, amigos e conhecidos. Isso é ótimo, porque é uma maneira gratuita e eficiente de captar visitantes. Por si só, essa já é uma boa razão para investir em formas de melhor receber a terceira idade.

Se não bastassem os motivos que você acabou de conferir, o público idoso também costuma viajar em grupos maiores. Mais um ótimo motivo para se tornar um hotel atrativo para essas pessoas. Receber excursões de idosos, principalmente na baixa temporada, é uma ótima maneira de aquecer a economia local.

Como funciona a hotelaria para idosos?

A hotelaria para idosos é caracterizada por, basicamente, quase todos os serviços oferecidos para o público geral, porém com alguns cuidados extras e especiais. O primeiro ponto a levar em consideração é que esse nicho é mesmo mais preocupado com segurança e demanda acessibilidade. Sendo assim, é fundamental investir na adequação dos espaços.

Além disso, é importante incluir no catálogo atividades que sejam pensadas justamente para as eventuais limitações que possam ocorrer entre idosos, como dificuldade de mobilidade, por exemplo. O mesmo vale para as propagandas, que devem comunicar o quanto o espaço é receptivo para esse público.

Além de segurança e acessibilidade, que são fatores que proporcionarão a melhor experiência para os hóspedes, as equipes também devem ser compostas por profissionais pacienciosos e respeitosos, que tenham disposição para auxiliar os clientes durante suas atividades.

Para uma boa estadia, os idosos devem receber preferência desde o atendimento de recepção, por exemplo. Isso é o que demonstra a sua relevância naquele local, ou seja, que ele realmente é bem-vindo ali e que suas necessidades serão atendidas.

Quais são os diferenciais que o hotel deve apresentar?

Chegou a hora de entender quais são as estratégias e diferenciais que você pode oferecer para os seus clientes da terceira idade. Fique de olho!

Tenha uma hotelaria para idosos pet-friendly

É uma característica bastante típica do público idoso ter algum animalzinho de estimação e esse camarada dificilmente ficará para trás na hora de aproveitar uma viagem. Por isso, é fundamental que o seu hotel seja “bom para cachorro”. Ou para gatos. Ou para qualquer outro pet.

Pet-friendly é aquele espaço amigável para animais de estimação, o que significa que eles também recebem algumas comodidades, a considerar:

  • água fresca distribuída por diferentes locais do hotel;
  • uma cama especial junto ao quarto do hóspede;
  • espaço para brincadeiras e talvez um profissional cuidador;
  • um cardápio específico e saboroso para o pet.

Quanto mais satisfeito o amiguinho estiver, mais contente o hóspede ficará e melhor será a experiência com o hotel, aumentando as chances do cliente indicar o espaço.

Conte com mecanismos de acessibilidade

A acessibilidade não é apenas uma necessidade, mas também uma norma a ser implementada no hotel que quer receber um público idoso. Isso porque demandas de saúde e locomoção, que são cruciais para uma boa estadia, precisam ser atendidas.

Quando um hóspede jovem sofre uma queda no seu hotel, as consequências são moderadas. Já quando isso acontece com um idoso, pode ser bem mais desastroso e preocupante. Por isso, seu foco deve estar em evitar esse tipo de situação.

Para orientar você quanto a isso, elencamos uma série de sugestões, como:

  • instale corrimãos e barras de apoio em todas as áreas íngremes e de escadaria do hotel, principalmente nos quartos e banheiros;
  • opte sempre por elevadores;
  • no caso de escadas e rampas de acesso, prefira as que sejam amplas e suaves;
  • tenha uma equipe médica ou ambulatorial disponível para que um atendimento rápido e eficaz possa ser prestado em casos de imprevisto;
  • inclua cadeiras de rodas, andadores e bengalas no estoque para poder fornecer aos hóspedes de 60 anos ou mais;
  • nas instalações reservadas para idosos, certifique-se de ter assentos elevados nos toaletes;
  • prefira piso antiderrapante em todos os locais em que os hóspedes têm acesso.

Tenha um atendimento humanizado

O atendimento é, praticamente, metade da satisfação do hóspede com o seu hotel. É importante ter em mente que o público da terceira idade demanda mais atenção e disponibilidade dos funcionários, por isso considere treinar suas equipes para trabalhar com essas pessoas.

Quanto mais atenção e humanização houver em cada abordagem, mais aconchegante o local se tornará. Por isso, chamar as pessoas pelo nome e manter contato visual podem ser algumas maneiras de aumentar a afinidade. Além disso, é crucial ter profissionais dispostos a escutar com paciência as histórias que esse público gosta de contar.

Ofereça programas de exercícios

Ter uma programação voltada para os idosos também pode ser um atrativo especial durante a estadia. Uma forma de oferecer essa comodidade é por meio de programas de exercícios, que podem variar de acordo com a experiência dos profissionais do hotel.

Entre as possibilidades estão:

  • atividades de academia;
  • dança;
  • caminhadas coletivas;
  • exercícios aquáticos.

Além de serem ótimos para chamar a atenção, esses programas também ajudam as pessoas a preencher a agenda e passar o tempo durante a viagem. Eles também são fundamentais para a manutenção de uma boa saúde e forma física, ajudando, inclusive, na recuperação da força muscular e do equilíbrio.

Use móveis adequados

Os idosos também têm necessidades específicas no que diz respeito ao conforto. Por isso, os móveis precisam ser adequados, atendendo a todas as suas expectativas. Além das questões ergonômicas, também é preciso se atentar à comodidade que eles proporcionam.

Os materiais devem ser de ótima qualidade e precisam proporcionar segurança. Da mesma forma, é crucial contar com estofados macios e que possibilitem que os hóspedes passem longos períodos acomodados, sem sofrer quaisquer desconfortos ou dores causadas pela mobília.

Tenha um cardápio diferenciado

É muito importante que os idosos se mantenham saudáveis durante a sua estadia. Por isso, um cardápio baseado em comidas muito pesadas, excêntricas ou temperadas demais pode não ser a melhor pedida. Em vez disso, aposte no equilíbrio.

É verdade que os idosos adoram o básico, a típica “comida da vovó”. Mas você não precisa ficar só no feijão com arroz, literalmente. No entanto, conte com o auxílio de uma nutricionista para garantir que todo o cardápio seja pensado de forma balanceada, mas sem perder a sua atratividade.

Como atrair o público idoso?

Existe uma série de facilidades que podem ser incorporadas para melhor atender ao público da terceira idade, além daquelas que você já conferiu, é claro. Abaixo, listaremos outros pontos que ajudarão o seu negócio a atrair o público 60+. Confira!

Crie ações para a baixa temporada

Como você viu, a terceira idade tem mais disponibilidade de tempo, o que significa que você pode focar neles para movimentar as coisas quando todos os demais turistas voltam para as suas atividades normais. Enquanto toda a hotelaria experimenta uma baixa expressiva, você pode se manter focado nos idosos.

Para isso, será preciso desenvolver estratégias para atrair esse público especificamente nesse período. Pode ser uma promoção, uma atividade especial ou até mesmo a oferta de condições exclusivas, como um atendimento especial ou algo do gênero.

Invista em redes sociais

Pode não parecer, mas grande parte dos idosos está presente na internet. Muitos deles estão usando intensamente as redes sociais para acompanhar os parentes mais distantes, manter contato com a família e descobrir boas oportunidades de lazer.

Por isso, que tal focar em um marketing voltado exclusivamente para esse segmento? Você pode desenvolver uma linguagem adequada, ter uma abordagem mais simples e didática e prestar todo o suporte necessário durante o processo de decisão.

Qualifique sua estrutura

Boa parte dos idosos trabalhou a vida inteira e acumulou patrimônio. Seus recursos agora são destinados ao lazer e ao prazer de viajar. Por isso, eles podem ter um bom poder aquisitivo e ser bastante exigentes em relação às acomodações.

Portanto, revise toda a sua estrutura, não apenas o que diz respeito à acessibilidade e à segurança, mas também à praticidade e conforto. Oferte diferentes níveis de serviços e sempre tenha a opção de personalizar os pacotes.

Explore a possibilidade dos grupos

Os idosos podem se sentir bastante sozinhos nesse período da vida, já que quando eles têm tempo livre para desfrutar, os filhos e netos estão envolvidos com o trabalho e outras responsabilidades. Pensando nisso, viajar sozinho pode ser uma forma de intensificar a sensação de solidão, o que não é nada bom.

Mas você pode ajudar a resolver essa questão criando ofertas e pacotes exclusivos para viagens em grupos de idosos. Isso pode ajudar a trazer um pessoal de regiões mais distantes, possibilitando que eles criem afinidade no percurso e desfrutem de bons momentos juntos no hotel.

Forneça opções

Outra boa ideia para atrair esse público é promover visitas culturais, passeios pela cidade, aventuras próximas à natureza e qualquer tipo de atividade inusitada, mas que possa ser feita com segurança. Dessa maneira, mais do que tornar apenas as dependências do hotel atrativas, você consegue chamar atenção para a cidade.

Por isso, explore as praias, montanhas, estabelecimentos e atratividades que estão em torno do hotel. Lembre-se sempre de que você deve fornecer uma experiência inesquecível e isso pode depender apenas de ter boas opções de passeios.

Atrair a atenção do público idoso pode não ser tão difícil assim. O grande desafio está em manter o interesse dessas pessoas. Por isso, não esqueça que você precisa ter uma equipe extremamente cordial e educada, além de proporcionar muito conforto nas instalações. Com esses cuidados, você vai tirar de letra o projeto de hotelaria para idosos.

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