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Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes

Já faz tempo que apenas o sabor da comida deixou de ser um diferencial competitivo para bares e restaurantes. Afinal de contas, existem diversos outros fatores que influenciam a forma como o consumidor percebe a refeição: aromas, visual, mobiliário, atendimento, entre outros. É aí que entra o conceito de food experience!

Se um cliente desfruta de uma boa refeição, mas em um ambiente malcheiroso, por exemplo, é bem provável que ele saia do estabelecimento com uma percepção ruim de todo o serviço. Ou seja, o contexto geral influencia positiva ou negativamente a experiência do consumidor.

Quer entender o que é food experience e por qual motivo a estratégia é essencial para seu negócio? Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto.

Afinal, o que é food experience?

Food experience são todas as experiências acumuladas pelo cliente quando ele entra em contato com o bar ou restaurante, desde a primeira impressão visual até o pagamento. Certos sentimentos podem ser despertados antes mesmo de o cliente adentrar o local.

O cheiro de carne na brasa que invade a calçada da churrascaria, as ações de marketing que o consumidor vê na internet, o check-in, as fotos compartilhadas pelos amigos nas redes sociais e até a postura que a empresa assume em respeito à sustentabilidade influenciam a forma como o cliente percebe o bar ou o restaurante.

Portanto, o food experience vai além de comida boa a um preço justo. Esse conceito está ligado a uma experiência gastronômica completa. Investir nisso é uma forma de agregar valor à marca, atrair mais clientes, aumentar as vendas e elevar o faturamento do seu negócio.

Quais são os elementos que compõem a experiência do cliente?

A experiência do cliente no bar ou restaurante engloba alimentos de qualidade, empratamento, cheiros, sons, decoração e atendimento. Ou seja, cada detalhe conta para que o consumidor tenha boas lembranças daquela refeição e de todo o contexto no qual ela está envolvida.

Veja, a seguir, quais são os principais fatores que formam o food experience e algumas dicas para aplicar no seu estabelecimento.

Alimentos de qualidade

Apesar de diversos outros fatores entrarem na conta do food experience, a comida ainda é a protagonista. Sendo assim, invista em ingredientes frescos e de qualidade para o preparo das refeições.

Os pratos precisam ter sabores equilibrados, texturas agradáveis e serem servidos na temperatura ideal. Além disso, é necessário ter atenção na harmonização com as bebidas. O drink certo ajuda a aguçar o paladar e deixar a comida ainda mais saborosa.

Apresentação dos pratos

A forma como a comida é disposta no prato influencia na percepção de sabor. É isso que mostrou a pesquisa “The perfect meal: the multisensory science of food and dining” (em português, “A refeição perfeita: a ciência multissensorial de alimentos e refeições”), realizada pelo departamento de psicologia experimental da Universidade de Oxford.

No teste, todos os participantes provaram a mesma comida. Contudo, enquanto a refeição foi colocada de forma simples no prato para um grupo, a outra turma recebeu pratos com os elementos dispostos artisticamente. As pessoas que provaram o prato melhor apresentado deram maior nota no quesito sabor.

Isso acontece porque, só de olhar, o cérebro já cria expectativas em relação ao gosto do alimento e isso influencia a percepção. Sendo assim, o visual é um fator importante no food experience. Além disso, a composição do prato ajuda a melhorar a assimilação de sabores. Um molho, por exemplo, não pode ser colocado sob a farofa porque compromete a crocância do alimento.

Aromas do ambiente

Assim como o visual interfere na assimilação do sabor, o cheiro do ambiente também. Alimentar-se em um local com odores desagradáveis faz com que o cliente tenha uma percepção errada da comida ou até perca o apetite. Portanto, procure neutralizar os aromas do ambiente para que o consumidor possa sentir o cheiro da própria comida.

Sons acolhedores

Ruídos como o tilintar de talheres, as conversas entre os clientes de outras mesas e até as buzinas da rua costumam causar desconforto aos consumidores. Portanto, bares e restaurantes precisam de um bom tratamento acústico para minimizar a reverberação desses sons indesejados.

Ainda, as músicas tocadas no ambiente precisam ser acolhedoras para transportar o cliente a outro universo. No entanto, a escolha de repertório depende do perfil do público e do estilo do negócio.

Decoração reconfortante

A decoração do recinto é responsável por proporcionar bem-estar aos consumidores. As cores das paredes, as texturas, as plantas ornamentais, os acessórios decorativos e a iluminação contribuem para o local ficar mais aconchegante. Isso deixa o momento da refeição mais prazeroso.

A mobília também é elemento decorativo, pois quando bem escolhida ajuda a embelezar o ambiente e reforça a identidade do restaurante. No entanto, não é apenas a aparência que conta.

Os móveis precisam dar comodidade postural ao consumidor para que ele consiga aproveitar a refeição sem aborrecimentos. Cadeiras e mesas com pernas mancas, por exemplo, atrapalham a experiência e dão uma impressão negativa da comida.

Além disso, a mobília precisa ter as dimensões certas e deve ser disposta pelo salão de maneira estratégica para não atrapalhar a circulação de clientes e garçons — além disso, os móveis têm função acústica.

Atendimento de excelência

O atendimento é o cartão de visitas de um negócio. Afinal de contas, esse é o serviço responsável por fazer o cliente se sentir acolhido e especial desde a reserva até o relacionamento pós-venda. Aliás, a qualidade do atendimento é um dos principais motivos de insatisfação entre os clientes.

Sendo assim, todos os colaboradores que atuam na linha de frente do restaurante — recepcionista, garçons, maîtres, barmans e cumins — precisam ser ágeis e tratar o cliente com cordialidade. Isso deixa o ambiente mais leve e permite que os consumidores curtam a comida com tranquilidade.

Além disso, os clientes valorizam quando os garçons são atenciosos, proativos, recomendam refeições, explicam com clareza os pratos, anotam e entregam o pedido corretamente etc.

Por que usar o food experience?

O food experience é, sobretudo, um cuidado que demonstra seu apreço pelo cliente. E também uma tentativa de fazer com que ele se conecte de verdade com aquilo que você tenta comunicar a partir do seu menu, do seu ambiente, da sua abordagem, e assim sucessivamente.

Quando uma marca é criada, sempre existe uma intenção por trás dela, um impacto a ser criado. Nos restaurantes, o food experience é o veículo que torna possível transformar essa intenção em uma entrega real e completa.

Assim, desde que pisa no restaurante, o cliente já é levado para um lugar diferente, que não inclui o trânsito caótico que ele enfrentou para chegar até ali, que não envolve os problemas de casa ou do trabalho, nem exige que ele faça nenhum esforço. A partir dali, o restaurante assume o controle de um momento imersivo de verdade na gastronomia.

Quais são seus benefícios?

Obviamente, tantos esforços dedicados a uma única finalidade resultam em vantagens e benefícios a serem considerados. Os principais deles envolvem:

  • a fidelização natural do público;
  • a promoção de um marketing boca a boca;
  • a criação de uma rede de indicações gratuitas e espontâneas;
  • a transmissão de mais confiança no estabelecimento;
  • o estabelecimento de ótimos laços com o público;
  • o ganho de autoridade na marca;
  • a diferenciação expressiva de qualquer concorrente.

É claro que hoje o mundo digital tem uma grande relevância na vida das pessoas, gerando praticidade e comodidade. Mas, se um cliente vai até seu restaurante, você tem tudo o que precisa para fazê-lo sair dali verdadeiramente encantado.

Quem se desloca até um salão físico certamente não está atrás de praticidade. Essa pessoa quer contato humano, olho no olho, atendimento personalizado e uma experiência imersiva.

Como colocar o food experience em prática?

Você acha complicado colocar tudo isso em prática? Então, que tal seguir alguns passos que podem facilitar muito essa jornada? Você pode começar, por exemplo, com uma pesquisa online e/ou física, perguntando aos seus clientes mais antigos o que eles mais apreciam em uma experiência culinária. Esse primeiro passo já proporcionará insights interessantes.

A partir disso, sugerimos que você adote algumas medidas:

  • sintetize os dados, destacando as respostas mais recorrentes;
  • estude formas de qualificar todos os elementos que compõem a experiência do cliente;
  • invista no treinamento, qualificação e atualização da sua equipe de atendimento;
  • planeje um ambiente acolhedor, aconchegante e muito confortável;
  • revise a decoração para algo que tenha a ver com seu público;
  • cuide de detalhes como iluminação, sonorização e aromatização dos espaços;
  • eleja todos os itens que comporão a decoração;
  • adote tecnologias que tornem os atendimentos mais ágeis e inteligentes.

Após incorporar esses passos iniciais, você perceberá que novas oportunidades de melhoria surgirão eventualmente. Siga cada uma delas e perceba quais podem apresentar melhores retornos. Assim, na medida do possível, você pode incorporá-las uma a uma, sempre monitorando o nível de satisfação e o feedback fornecido pelos seus clientes.

Food experience diz respeito à experiência do cliente no bar ou restaurante. A percepção que o consumidor tem da comida muda de acordo com as lembranças — positivas ou negativas — acumuladas durante as interações com a marca. Portanto, é essencial cuidar de cada detalhe e trabalhar sempre para melhorar a experiência do cliente. Assim, você consegue atrair mais consumidores e fidelizá-los.

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