Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do total de despesas das famílias brasileiras, 32,8% fica na alimentação fora do lar. Sem dúvida, é uma grande oportunidade de negócio. Você já pensou em como montar um restaurante?
Para investir no desenvolvimento de uma empresa desse ramo não basta apenas ter vontade, mas dispor dos melhores recursos financeiros e intelectuais para tornar o seu negócio real. É indispensável que você analise questões como acessibilidade, controle sanitário, marketing, design de interiores e demais aspectos.
Acompanhe a leitura e veja o passo a passo para montar um negócio gastronômico aconchegante e cheio de estilo!
Defina o público-alvo
Antes de pensar na estrutura física do restaurante, existem algumas decisões de planejamento que precisam ser tomadas para definir a razão de ser do seu estabelecimento. A primeira delas é escolher o tipo de público que deseja alcançar, afinal, a proposta do empreendimento precisa “conversar” com o interesse das pessoas, levando em conta suas necessidades e consumo.
Estude bem o tipo de público que terá mais afinidade com a sua ideia de negócio, avaliando a classe social, a mobilidade até o restaurante, o comportamento em relação às refeições (alergias e intolerâncias), entre outros aspectos. Fazer uma pesquisa de mercado é um método interessante para compreender o seu nicho, de modo que tenha os devidos parâmetros para saber como propor um serviço de qualidade.
Escolha o tipo de restaurante
Ao pensar em como montar um restaurante, você deve considerar várias possibilidades de estabelecimento de acordo com as suas metas preestabelecidas e o tipo de público-alvo, tendo em vista que essa é uma decisão que requer muito planejamento. Independentemente da sua escolha ser um restaurante self-service, bistrô, fast food, buffet, típico ou qualquer outro, conheça muito sobre a estrutura que pretende montar.
As primeiras análises que você precisa fazer são em relação ao espaço físico e à localidade, uma vez que o lugar destinado para receber sua clientela pode fazer a diferença no volume de vendas. É preciso um estudo apurado para entender como é a região, quais são os concorrentes diretos, se é possível acrescentar um estacionamento, a relevância do seu estabelecimento para as pessoas e assim por diante.
Estabeleça os diferenciais do empreendimento
Você há de convir que montar um restaurante só por montar é uma estratégia muito rasa, pois existem milhares no Brasil e a disputa ficaria apenas na questão de preços dos pratos, não é verdade? No entanto, quando você pensa no fator experiência do cliente, a tendência é desenvolver um negócio que não venda apenas refeições, mas entregue satisfação, bem-estar, entretenimento, conforto etc.
É indispensável que você pense em algo que vá além de um restaurante tradicional e sirva de chamariz para atrair o seu público-alvo, de modo que as pessoas se sintam felizes com a experiência e até divulguem o restaurante para os amigos. Você pode, por exemplo, colocar um bar temático, incluir stand-up comedy, desenvolver um cardápio personalizado, criar um espaço kids, entre várias outras ideias relevantes.
Faça um planejamento financeiro
Por mais que você tenha zilhões de ideias para deixar o seu negócio gastronômico incrível, faça um planejamento financeiro minucioso e jamais desconsidere os custos de um restaurante. O orçamento disponível diz muito sobre o tipo de estrutura que pretende montar, afinal, do que adianta pensar em um palacete se o dinheiro só dá para um bangalô, não é mesmo?
É preciso ter pé no chão para entender quais são os principais gastos com a abertura, manutenção e divulgação da empresa, de maneira que você tenha um bom capital de giro para aliviar as finanças e não precisar recorrer a empréstimos o tempo todo. Organize tudo isso em uma planilha ou sistema e identifique suas reais condições de montar um restaurante, avaliando os salários, matéria-prima, tecnologia etc.
Estruture a equipe
Contar com um bom atendimento já garante boa parte do sucesso de um restaurante, porém, para que isso ocorra, todos precisam ter em mente qual é a cultura da empresa, os valores morais do negócio e a proposta de serviço. Sendo assim, faça o treinamento de garçons e estruture a sua equipe de acordo com as demandas que necessita, ou seja, busque profissionais que entendam as necessidades das pessoas.
Reparar nos detalhes é o segredo para deixar o negócio uniforme e coerente, afinal, já pensou se você monta um restaurante vegano, por exemplo, e os clientes percebem que os colaboradores usam roupas e acessórios provenientes de origem animal? Pense em todas as possibilidades e oriente os funcionários ao máximo, de modo que eles entendam realmente que a experiência do consumidor diz respeito a todo o ambiente.
Conte com bons fornecedores de móveis
O que seria de muitos filmes premiados no Oscar sem uma cenografia que fosse condizente com a história? Provavelmente, não chamariam tanto a atenção dos especialistas em cinema ou do público, não é mesmo? Pegue essa referência e use no conceito dos restaurantes, isto é, o ambiente faz toda a diferença para criar um local de primeira linha e que traga boas experiências.
Pensando nisso, muito além de contar com bons fornecedores de alimentos e tecnologia, foque também em ter a parceria de uma empresa que entenda bastante de móveis, no intuito de escolher as mesas e cadeiras mais adequadas. Um bom mobiliário cria uma percepção fantástica na memória do público, especialmente se as cores e a qualidade do material estiverem coesas com a identidade da marca.
Promova o restaurante
Muito mais do que matutar soluções de como montar um restaurante e vislumbrar a estrutura física pronta, lembre-se que os clientes não aparecerão em um passe de mágica se você não divulgar o seu negócio. O marketing é uma das áreas mais relevantes em qualquer empreendimento e, se for bem estruturado, pode resultar em ótimas oportunidades de ampliar o volume de clientes.
Com isso em mente, invista no layout do site, crie conteúdo relevante e tenha presença nas redes sociais, a fim de entender o comportamento do seu público-alvo e perceber quais são as tendências da gastronomia. Com um bom plano de divulgação, você pode, inclusive, propor a interação dos visitantes por meio de hashtags exclusivas, criar promoções e induzir a publicação de fotos que enalteçam as refeições e o ambiente do seu negócio.
Quando se perguntar como montar um restaurante, lembre-se das dicas apresentadas neste texto e jamais esqueça a importância de contar com a parceria de empresas especializadas para montar uma estrutura especial e que encante seus clientes.
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