Os avanços tecnológicos estão mudando as relações entre empresas e consumidores em todos os setores da economia. Nos restaurantes, a grande tendência do momento, segundo a Abrasel — Associação Brasileira de Bares e Restaurantes —, são os cardápios eletrônicos. Muitos locais do Brasil e do mundo já utilizam essa novidade, que vem crescendo e conquistando os clientes.
Entretanto, será que eles funcionam para qualquer tipo de restaurante? É o que vamos mostrar neste artigo. Então, confira o que é cardápio eletrônico, quais suas principais vantagens e desvantagens e descubra se essa tendência é ideal para o seu negócio.
O que é e como funciona o cardápio eletrônico?
O cardápio eletrônico é uma versão digital do bom e velho cardápio em papel. Ele é um sistema instalado em um tablet, que fica disponível nas mesas. Além de conter as informações sobre as opções do menu, os próprios clientes podem registrar nele seu pedido, que é encaminhado diretamente à cozinha. Sendo assim, o cliente não precisa esperar pelo garçom para ser atendido.
Quais as principais vantagens?
Assim como todas as evoluções da tecnologia, o cardápio eletrônico foi criado para oferecer diversos benefícios a bares e restaurantes. Vamos conferir alguns dos principais, a seguir.
Modernização do restaurante
As pessoas estão cada vez mais conectadas e acostumadas com a tecnologia. Por isso, elas acabam esperando que todas as suas relações pessoais e comerciais envolvam aparatos tecnológicos que ajudem a facilitar suas vidas. Nesse sentido, o uso do cardápio digital pode conferir um ar mais moderno ao local.
Isso atrai novos clientes, que buscam viver essa experiência diferenciada, além de fidelizar os atuais, com todas as facilidades, agilidade no atendimento e comodidade que a solução proporciona.
Agilidade no atendimento aos clientes
Um dos pontos mais importantes e percebidos pelos consumidores é a melhoria na agilidade do atendimento. Quem nunca foi a um restaurante ou bar e não teve que esperar um bom tempo até ser atendido pelo garçom que atire a primeira pedra. Por meio do cardápio digital, o próprio cliente pode fazer seu pedido, sem precisar chamar ou esperar pelo atendimento.
Caso ele tenha alguma dúvida, pode chamar o garçom, sem problemas, antes de fazer seu pedido. Ao final, a conta também é fechada mais rapidamente e todo o processo acontece de forma natural e simplificada.
Maior autonomia ao cliente
Nos restaurantes e bares que utilizam o cardápio tradicional, os consumidores são totalmente dependentes dos garçons. Ao chegarem, nem sempre há um cardápio disponível na mesa, logo é preciso aguardar o primeiro atendimento para conhecer as opções do local.
Em dias de muito movimento, isso pode levar mais tempo do que o desejado. Depois disso, é necessário esperar que o garçom passe pela mesa a cada novo pedido, tornando o processo demorado, moroso e desgastante.
Com o cardápio eletrônico, o cliente pode fazer os pedidos na hora que quiser. Cada mesa tem seu tablet e ele não fica à mercê da disponibilidade dos garçons.
Melhor controle e confiabilidade nos pedidos
Outra vantagem bastante interessante é que o cardápio eletrônico evita os famosos problemas no fechamento da conta da mesa. Com ele não existe a dúvida sobre a quantidade de cervejas consumidas ou se um pedido foi devidamente cancelado ou não.
Tudo fica registrado na comanda virtual e o cliente tem acesso às informações da conta ao longo de sua estadia diretamente no tablet. Ao fim, basta encerrar a conta e pagá-la.
Quais as principais desvantagens?
O cardápio eletrônico traz benefícios, mas, como tudo na vida, também tem alguns pontos que podem não ser tão atrativos para alguns tipos de estabelecimentos e públicos. Vamos conhecê-los.
Custo de investimento
A implantação do cardápio eletrônico requer o investimento em equipamentos, treinamentos, entre outros. A princípio, é preciso adquirir o software de gerenciamento das comandas virtuais, bem como os tablets que ficarão nas mesas.
Depois, é importante investir em treinamentos para toda a equipe, a fim de prepará-los para a nova forma de realizar os atendimentos. Tudo isso pode gerar custos relativamente altos, de acordo com o modelo de negócio praticado.
Resistência por parte de alguns tipos de clientes
Esse é o ponto mais importante a ser considerado. A inclusão de uma tecnologia nova dever ser pensada de acordo com as características do público que frequenta o local. Em geral, pessoas mais velhas têm maior resistência às novas tecnologias, pelo fato de ser algo novo para elas. Se forem poucas pessoas, é possível fazer um atendimento avulso, sem pesar na equipe de garçons, mas se elas forem a maioria, isso fica inviável.
Além disso, existem pessoas que, independentemente da idade, preferem o contato humano ao atendimento digital. Elas gostam de interagir com os garçons, pedir sugestões, entre outras atitudes que demandam a atenção de alguém.
Adequação de processos e da equipe
Assim como os clientes podem ser resistentes, os próprios funcionários podem ter problemas de adaptação à nova solução. Os garçons podem temer por seus empregos e os profissionais da cozinha podem ficar perdidos com os pedidos. Por isso, é muito importante investir em treinamentos.
Além disso, mesmo que o volume de tarefas seja reduzido, a equipe de garçons é necessária. Afinal, alguém precisa entregar os pedidos nas mesas e sempre existirão aqueles clientes que fazem questão do atendimento humano.
De qualquer forma, é importante considerar todos os prós e os contras antes de implementar uma mudança tão relevante. Afinal, existem diversos outros fatores que devem ser considerados, como a estrutura física do local, se há mesas na parte externa, onde não é recomendado deixar um tablet exposto, se o estabelecimento tem capital suficiente para realizar o processo de implantação etc.
Contudo, depois de ler este post, ficará bem mais fácil definir se o cardápio eletrônico vale a pena ou não para o seu bar ou restaurante. Basta ficar atento aos detalhes e decidir.
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