Connect with us

Gestão

Tablets para restaurante: entenda os benefícios para seu negócio

Os cardápios em formato digital têm caído cada vez mais no gosto do público e os tablets para restaurantes estão entre os avanços tecnológicos que têm se mostrado uma ótima pedida quando se trata de melhorar processos, eliminar erros e desperdícios e aumentar o faturamento.

Recursos como o sistema de comanda mobile e cardápio digital contribuem para a gestão do estabelecimento e, consequentemente, geração de lucros.

Neste artigo vamos mostrar as principais vantagens dessa tecnologia para o segmento gastronômico. Acompanhe!

Importância de acompanhar as tendências tecnológicas

Gestores e donos de restaurantes, lanchonetes, pizzarias, cafeterias e similares devem estar atentos às tendências tecnológicas desenvolvidas para o setor visando obter um diferencial competitivo.

As inovações constantes em uma sociedade cada vez mais conectada influenciam o comportamento do consumidor, que busca por experiências cada vez mais encantadoras.

Hoje em dia, o consumidor tem bons motivos para ficar em casa. Então, é preciso convencê-lo a sair de sua residência e, depois, escolher o seu estabelecimento, entre os milhares existentes.

Por isso, os empresários do setor gastronômico devem investir em sistemas de gestão que facilitem seus processos e melhorem a administração do negócio, com o objetivo de atender às expectativas de seus clientes.

Como o cardápio digital funciona

O tablet é uma espécie de computador portátil, sem teclado físico e com tela sensível ao toque. Nele, é instalado um software: o cardápio digital. Funciona em aparelhos Android, iOS e Windows phone.

Apesar de não ser necessário ter internet para operar, o aparelho precisa ter um navegador de internet. O sistema utiliza apenas uma rede local sem fio e a instalação é simples e rápida.

Algumas empresas oferecem um pacote com o sistema comanda mobile, monitor de preparos — para que você possa acompanhar a ordem dos pedidos pelo computador — e o cardápio digital nas mesas.

Com o tablet, o cliente consulta as opções do cardápio, escolhe o prato e o pedido vai direto para a cozinha.

Em um restaurante cheio, por exemplo, com os garçons sobrecarregados, o tempo para anotar as bebidas, entradas, pratos principais e sobremesas é imprevisível.

Com ele, o cliente não precisa mais esperar que o garçom vá até sua mesa para iniciar o processo de atendimento e o funcionário, por sua vez, não necessita escrever os pedidos manualmente.

Vantagens de usar o tablets para restaurante

As facilidades obtidas com o uso de tablets para restaurante não param por aí.

Conheça agora os benefícios obtidos ao adotar essa ferramenta!

Melhorar o serviço

Mostrar pratos e novas promoções, com uma boa redução de custos e tempo é, certamente, um diferencial significativo para o seu restaurante, que vai atrair mais clientes.

Disponibilizar essa opção aos seus clientes demostra o quanto seu empreendimento é antenado, além de representar praticidade e economia.

Se o restaurante disponibilizar o cardápio em outras línguas, como o inglês e o espanhol, por exemplo, vai conquistar um número maior de clientes estrangeiros. Isso é bastante desejável em cidades que recebem turistas de todo o mundo.

Redução de erros

Como o lançamento do pedido ocorre na mesa do cliente, após conferência junto com ele, há menor incidência de erros, pois a solicitação é enviada para impressão em uma impressora destinada à produção, na cozinha.

Além disso, fica muito mais fácil atualizar o menu, permitindo que um prato cujo algum ingrediente esteja em falta seja retirado imediatamente da lista. Essa facilidade reflete, inclusive, na satisfação do cliente, pois impede que ele crie expectativas que não possam ser atendidas.

Clientes mais satisfeitos

A visualização das fotos personalizadas dos pratos incentiva o apetite e é possível sugerir harmonização de cada opção com vinhos ou cerveja.

Mostrar a procedência de cada produto, contar a história do estabelecimento ou disponibilizar promoções é um recurso que favorece a experiência do consumidor.

Seus clientes ainda podem chamar pelo garçom a qualquer momento: a equipe de atendimento recebe a solicitação na comanda mobile e pode se dirigir até a mesa para o atendimento pessoal ao cliente.

Sem falar que a ferramenta pode ser um canal de relacionamento com o cliente, na qual ele vai poder fazer sugestões ou reclamações.

Economia de recursos

O tablet para restaurantes, no longo prazo, mostra-se um excelente investimento. Imaginemos que seja preciso aumentar o preço de um entre centenas de produtos e você vai ter que produzir uma leva de cardápios.

Se considerarmos o gasto de R$ 10 a 12 reais para cada unidade e um possível descarte de 100 unidades por estarem desatualizadas, veremos que o custo-benefício proporcionado pelo aparelho é bastante atrativo.

O dispositivo possibilita que você reduza ou aumente os preços, ou até mesmo propostas, ofertas, promoções e sugestões de cardápios em segundos.

Além disso, enquanto um cardápio de papel consegue armazenar de seis a sete fotos, em um tablet para restaurantes cabem centenas de imagens.

E mais: devido a agilidade de atendimento proporcionada pelo aparelho, é possível operar com uma equipe reduzida e, com uma equipe menor, você vai precisar de menos capital para pagamento de funcionários.

Aumento do faturamento

A agilidade da equipe de atendimento proporcionada pelo sistema contribui também para um aumento no consumo dos clientes. Aliada a toda automação comercial do restaurante, o cardápio digital também possibilita aumentar a produtividade e giro das mesas.

O sistema ainda permite ter o controle de tudo o que foi produzido, vendido e pago. Além de gerir a equipe de vendas com mais rigor e manter o financeiro integrado, garantindo uma gestão completa e, consequentemente, o aumento significativo das receitas.

Além disso, o cliente percebe a inovação e profissionalismo do estabelecimento, indica a amigos e pode até tornar-se um cliente fiel.

Vimos que o uso de tablets para restaurante proporciona uma série de benefícios tanto para os empresários quanto para os clientes, que podem fazer uso da ferramenta mesmo sem internet.

Este artigo mostrou porque você deve investir em um tablet para restaurantes. Para receber outros conteúdos relevantes e exclusivos, assine nossa newsletter. Seja VIP e mantenha-se atualizado.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend