As autoridades públicas recentemente editaram medidas de afastamento com orientações e disposições para proteger funcionários e clientes de estabelecimentos comerciais. O autoatendimento em restaurantes é uma opção que se mostra como uma estratégia vantajosa para melhorar a experiência do cliente e aumentar a sua segurança, evitando, assim, o contágio pelo novo coronavírus.
Neste post, vamos explicar as vantagens e mostrar como aplicar o autoatendimento em restaurantes. Além disso, vamos falar sobre o que é e como ele funciona, além de apontar detalhes acerca do cardápio digital, totens de atendimento etc. Aqui, você vai descobrir as vantagens dessa prática e como dar mais agilidade aos pedidos, proteger a equipe de trabalho e muito mais!
O que é autoatendimento em restaurantes?
O autoatendimento em restaurantes é a nova forma de atendimento que está sendo implementada cada dia mais em todos os lugares. Os clientes são atendidos de forma autônoma, com mais agilidade por meio de totens ou do seu próprio smartphone. Trata-se de uma tendência que chegou para ficar em decorrência das inovações tecnológicas e foi acelerada pela pandemia da COVID-19.
Como funciona o autoatendimento em restaurantes?
Os proprietários de restaurantes já podem oferecer mais praticidade e melhorar o atendimento ao cliente. Os serviços realizados com eficiência aumentam a satisfação dos consumidores e reduz os custos com atendentes e garçons. As soluções de autoatendimento já estão disponíveis no mercado e podem mudar os rumos dos negócios. Veja a seguir as principais novidades para esse segmento!
Cardápio digital
O cardápio é muito útil para reduzir o tempo de espera dos clientes, que podem fazer os seus pedidos assim que o recebem. Eles têm total autonomia para verificar o que foi consumido, o valor da conta e pedir o que desejam para se alimentar. O dispositivo utilizado é um tablet que fica acessível nas mesas com o cardápio aberto para as solicitações dos usuários.
O aparelho permanece aberto para facilitar a visualização dos itens e vem acompanhado de um cartão com QR Code. O cliente faz o pedido no tablet e coloca esse cartão perto da câmera do aparelho para que o valor seja inserido na sua “comanda”. Depois, basta apresentar o cartão no caixa e pagar a conta. Isso confere liberdade aos usuários.
Totens de atendimento
Os totens de atendimento são dispositivos eletrônicos para a realização de pedido e pagamento dos itens consumidos nos restaurantes. Com eles, os cardápios físicos são eliminados e o número de funcionários pode ser reduzido. Os clientes navegam pelo cardápio, fazem os pedidos e pagam com cartão de débito ou crédito.
Depois do pagamento, os alimentos são entregues por meio de um sistema de senhas. Os pedidos podem ser retirados no balcão ou recebidos nas mesas de acordo com a disponibilidade dos serviços do restaurante. É um processo automatizado que evita falhas humanas e reclamações por atendimento ineficiente.
Comanda em formato de cartão
Existem estabelecimentos que não utilizam comandas em papel para a realização dos pedidos. Os clientes recebem um cartão com um número ou com um QR Code. Os garçons utilizam os smartphones para a leitura desse código, anotam no aplicativo as solicitações e incluem na conta. No caso de cartões numerados, esse procedimento é feito com o uso dos caracteres.
Se cada cliente pretende pagar apenas o que pediu é preciso solicitar um cartão individual. Isso facilita o fechamento da conta, visto que o atendente não terá que fazer a divisão dos valores daquilo que foi consumido pelos usuários no ato do pagamento. Ocorrem menos transtornos e a formação de filas é praticamente eliminada.
Esteira com comida
O sistema Kaiten é muito comum em restaurantes orientais, que atendem os seus clientes de modo distinto. Os pratos preparados no estabelecimento são colocados sobre uma esteira que passa ao lado das mesas para que os clientes escolham o que quiserem. Os pratos são coloridos e já vêm com os valores fixos para informar os consumidores.
Os preços podem ser vistos nos menus de acordo com a cor da cada prato para que o cliente escolha conforme as suas possibilidades. Não há espera por garçom e nem para o recebimento dos pedidos. Os empreendimentos desse ramo não precisam contar com todas as soluções de autoatendimento para obter melhorias e agilizar os serviços.
Quais são as vantagens do autoatendimento em restaurantes?
As novas formas de atendimento estão revolucionando o mercado nesse momento. Quando o cliente usa o cartão de crédito ou débito para pagar as despesas é atendido com mais agilidade ainda. Os pedidos seguem dos dispositivos diretamente para a cozinha e voltam dentro de pouquíssimos minutos. Observe abaixo os principais benefícios desses sistemas inovadores!
Melhorar a experiência do cliente
Os clientes da atualidade não estão somente em busca de comidas saborosas. Eles querem atendimentos excelentes e necessitam ter uma boa impressão desde o momento em que entram no restaurante. Com o uso dos dispositivos eletrônicos, tornou-se possível atender essas expectativas e oferecer experiências satisfatórias para quase todas as pessoas. Essa é uma maneira de superar os concorrentes que vão levar um tempo para se atualizar.
Garantir sua segurança
Os cientes que acessam as suas informações pelos meios digitais sentem-se mais seguros a respeito da forma como elas são registradas. Os dados do restaurante ficam integralmente disponíveis e os consumidores têm alternativas para a personalização. Além do mais, eles conseguem fazer várias combinações, já que têm acesso a todas as variedades de alimentos disponíveis.
Proteger a equipe de trabalho
Em época de pandemia, os funcionários devem ser protegidos e não expostos ao contágio pela COVID-19. Implantando soluções de distanciamento, os colaboradores ficam livres para a realização de atividades internas e que não exigem contato direto com o público. Quando o atendimento é agilizado, o restaurante pode atender mais clientes — mas o pessoal da cozinha precisará de reforço.
Dar maior agilidade aos pedidos
Vários problemas são evitados com o autoatendimento. Os pedidos são direcionados para a cozinha de forma digital e os erros de anotações em comanda deixam de existir. Não há demora para que as solicitações cheguem até o responsável pelos pratos e nem bilhetes extraviados pelos clientes. Discussões causadas pela caligrafia dos garçons desaparecem.
Você poderá contar com um número menor de funcionários para fazer a gestão de crise e investir mais recursos em outros setores que ficarão mais movimentados. Em algumas situações, os garçons levarão os pedidos para os consumidores e não sofrerão pressão constante para atender uma multidão. Assim, os pedidos não serão esquecidos e ele poderá dar mais atenção aos clientes.
Enfim, agora você já sabe quais são as vantagens e como pode aplicar o autoatendimento para garantira o futuro dos restaurantes. Esse método é muito relevante especialmente no atual contexto, no qual o novo coronavírus está causando transtornos e impactos na economia mundial. Faça uma análise e verifique qual forma de atendimento seria mais atrativa para o seu estabelecimento!
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