Conecte-se conosco

Decoração

Restaurante aconchegante: 8 maneiras de transformar o seu estabelecimento

Ter um restaurante aconchegante e encantador é o objetivo de qualquer proprietário, afinal, ao reunir essas duas virtudes, um estabelecimento tem maiores chances de cativar os clientes, fidelizando-os a partir de uma boa experiência.

No entanto, nem sempre é fácil identificar quais aspectos impactam no conforto que o restaurante oferece aos clientes, haja vista que há pequenos detalhes que podem passar batido no momento de planejar o ambiente, mas que fazem total diferença na experiência de consumo do cliente.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com o objetivo de dar algumas dicas práticas para tornar o seu restaurante ainda mais especial e atrativo aos olhos dos consumidores mais exigentes.

Se você tem interesse pelo tema, leia o texto até o fim!

Por que um restaurante deve ser aconchegante?

Imagine a seguinte situação: depois de uma semana dura e recheada de obrigações, você resolve passar um tempo de lazer com a sua família. Vocês optam por um programa clássico — sair para comer, a fim de apreciar novos sabores e, é claro, não precisar ter trabalho cozinhando.

Ao chegar ao local escolhido, as cadeiras são desconfortáveis e as luzes são tão fortes que chegam a incomodar os olhos. A comida até que é boa, mas o atendimento deixa a desejar e você se sente desconfortável com a escolha que fez junto aos seus familiares.

Essa situação hipotética serve para ilustrar uma coisa: quando um cliente sai de casa para ir a um restaurante, ele não busca apenas por pratos saborosos — é fundamental que ele tenha uma boa experiência, isso porque passar por bons momentos em restaurantes, bares e lanchonetes vai muito além de experimentar refeições sofisticadas e afins. É também uma forma de criar memórias com a família ou amigos.

Por isso, sem o aconchego, você não consegue conquistar os clientes. Lembre-se: oferecer apenas comida é um equívoco que pode prejudicar o andamento do seu negócio.

Como deixar seu restaurante aconchegante?

Felizmente, existem várias formas e técnicas que podem ser utilizadas para deixar seu restaurante mais aconchegante e acolhedor. Confira, logo abaixo, algumas dicas e tente aplicá-las em seu negócio!

  1. Pense na ambientação

Antes de se dedicar aos aspectos mais específicos, é preciso que você conheça melhor o conceito de ambientação. Em termos resumidos, esse conceito envolve todos os componentes que estão inseridos no ambiente do restaurante.

Nos próximos tópicos, falaremos sobre alguns desses fatores separadamente, no entanto é preciso que você consiga visualizar o todo a ser formado por cada uma dessas partes. Qual é a mensagem a ser passada para a clientela? Há uma identidade cultural ou proposta temática a ser seguida?

Ambientes aconchegantes são aqueles que dão uma permanente sensação de conforto. Sendo assim, o ideal seria proporcionar esse bem-estar considerando todos os elementos dispostos em seu estabelecimento. Isso significa que tudo devem harmonizar entre si.

  1. Dê atenção ao mobiliário

A escolha da mobília é uma etapa essencial na hora de conceber um restaurante aconchegante. Isso não ocorre à toa, já que as pessoas passarão a maior parte do tempo sentadas em cadeiras e comendo em mesas.

Ou seja, é imprescindível aliar a beleza ao lado funcional dos móveis, já que eles representam uma parcela significativa do espaço. Uma mesa instável e uma cadeira com molejo são os primeiros sinais que seu consumidor vai notar.

Por outro lado, se os móveis do seu restaurante foram customizadas, estiverem em bom estado e combinarem com o restante da decoração, você já está mais perto de cativar e ser bem-visto por quem frequenta o seu estabelecimento.

  1. Aposte na decoração

Algumas pessoas acreditam que decorar é um ato fútil ou dispensável. No entanto, a decoração de restaurantes é mais que importante para fazer com que esses espaços se tornem ambientes agradáveis e atraentes.

A atenção aos detalhes e o cuidado com as cores e revestimentos precisam estar presentes no seu cotidiano como proprietário. Lembre-se: são coisas aparentemente pequenas, mas que podem ser decisivas no sentido de manter ou não um cliente em seu restaurante.

Dessa forma, tenha em mente que você não precisa acreditar em receitas prontas, como extravagância ou minimalismo. Tente entender, sobretudo, a proposta temática do seu local e a mensagem que você deseja passar para criar um processo decorativo que se encaixe de maneira única ao seu restaurante.

Veja, a seguir, algumas considerações gerais:

  • saiba usar plantas, de modo que elas não atrapalhem os corredores e as passagens entre as mesas;
  • utilize pequenos objetos visando à otimização do espaço;
  • use velas aromáticas ou semelhantes para perfumar o hall de entrada e a região dos banheiros;
  • procure itens que se associem à gastronomia do local (italiana, japonesa, contemporânea);
  • tente usar, caso combine, itens de madeiras ou bambu;
  • opte por enfeites e peças exclusivas, que não sejam facilmente encontrados em qualquer loja.
  1. Cuide da iluminação

Esse é outro aspecto ignorado por muitos proprietários. Acreditar que basta escolher as lâmpadas mais econômicas ou deixar a luz suficientemente forte é um engano. A iluminação pode ser o diferencial que falta para oferecer uma experiência exclusiva aos consumidores.

Isso acontece porque a relação das luzes com o ambiente é delicada, porém decisiva. Faça um teste em sua própria casa: veja a diferença que há entre uma luz amarela e uma luz branca acesas alternadamente em um mesmo cômodo. A sensação transmitida pelo espaço tende a se alterar significativamente conforme a lâmpada muda.

Luzes quentes, como as amarelas e vermelhas, por exemplo, sugerem proximidade e intimidade. As frias, por sua vez, dão um toque sútil de asseamento e modernidade.

Assim sendo, faça testes, não só com as tonalidades, mas também com o posicionamento das lâmpadas em relação às mesas, aos clientes e aos caminhos de passagem.

Peça a opinião de outras pessoas e certifique-se de que é possível, mesmo em um ambiente mais escuro, notar todos os detalhes dos pratos. Afinal, a apresentação das refeições é uma parte essencial da apreciação gastronômica.

  1. Treine os funcionários para aprimorar o atendimento

Um ambiente aconchegante não está relacionado apenas à ambientação, mas também ao atendimento recebido. Nesse sentido, é fundamental treinar a equipe para tornar a experiência de consumo ainda mais inesquecível.

Convém mencionar que a forma de atendimento deve ser planejada de acordo com a proposta do restaurante e o perfil do público-alvo. Definido isso, avalie como deverá ser a postura, a saudação, o tom da fala e a apresentação do cardápio.

Além disso, peça para o chef do restaurante listar os melhores pratos para cada perfil de cliente, a fim de que os atendentes saibam rapidamente quais pratos sugerir, caso o cliente peça uma recomendação.

Vale destacar, ainda, que apenas o treinamento não é o suficiente para garantir um atendimento de qualidade, dado que é essencial que os colaboradores se sintam valorizados e motivados com o trabalho. Assim sendo, estabeleça metas e recompense quem as alcançá-las com prêmios ou benefícios.

  1. Invista em utensílios de qualidade

Além da decoração do ambiente, é imprescindível investir em utensílios de qualidade e que harmonizem com o visual do espaço para proporcionar uma experiência aconchegante, pois o conforto também é sentido no toque dos talheres, dos pratos e dos copos.

Por exemplo, imagine o cliente tentar cortar um pedaço de carne e perceber que a faca não está afiada o suficiente para que ele consiga se servir. Seria bem desconfortável, não é mesmo? Portanto, não deixe de dar a devida atenção aos utensílios do restaurante, a fim de que eles sejam resistentes, ergonômicos, de fácil uso e que possuam um design e estilo que combine com a proposta do seu restaurante.

  1. Use plantas no ambiente

Mais uma maneira de tornar o seu restaurante aconchegante é distribuir plantas pelo espaço, visto que decorações com esses itens são uma tendência conhecida como “urban jungle”.

As folhagens são as plantas mais utilizadas, posto que é possível encontrá-las nos mais diversos tamanhos e formatos, são fáceis de cuidar, resistentes e se adaptam a ambientes com pouca luz. Você pode colocá-las em vasos ou até mesmo em cachepôs. Também é possível investir em flores, mas cuide para selecionar aquelas que disponham de um formato e cor que harmonizem com a decoração do ambiente.

  1. Dê amplitude ao local

Um restaurante aconchegante deve dispor de espaço suficiente para comportar todas as pessoas e mobília, pois imagine o quão desconfortável é caminhar e se acomodar em uma cadeira em um local sem espaço. Desse modo, distribua os móveis adequadamente dentro do restaurante.

Convém mencionar que um ambiente visualmente poluído também é desconfortável. Nesse sentido, decore o espaço na medida certa e caso não possua muito espaço, invista em projetos luminotécnicos e espelhos situados em locais estratégicos para dar a sensação de amplitude ao espaço.

Qual é o segredo dos restaurantes aconchegantes?

Mais do que seguir essas 8 dicas à risca, os restaurantes aconchegantes são aqueles que conseguem integrá-las de maneira harmônica e condizente com a proposta de ambientação.

Por isso, pode-se dizer que o segredo por trás de um restaurante aconchegante é como ele concilia a decoração, a mobília, a iluminação, dentre outros aspectos. Uma boa comida também é importante, é claro, no entanto é preciso fazer com que o consumidor se sinta bem e tenha vontade de voltar ao seu estabelecimento.

Se você gostou desses conselhos e pretende aplicá-los em seu restaurante, conte com a Franco Bachot para adquirir móveis de qualidade, confortáveis, funcionais e personalizados para atender as particularidades do seu negócio. Entre em contato!

1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: 5 dicas de decoração para restaurantes self-service – Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend