Um grande desafio enfrentado por empreendedores do ramo é a gestão de cozinhas e restaurantes, que necessitam de excelente atendimento, comida de qualidade e ótima limpeza. Sendo assim, o controle da excelência da qualidade é essencial para garantir conformidade e padronização dos serviços oferecidos.
É fundamental que o gerenciamento desses estabelecimentos seja feito de maneira eficiente para que esses espaços se tornem mais competitivos no mercado e atraiam mais clientes. Neste artigo, portanto, vamos explicar o que é e como funciona a gestão de qualidade em restaurantes e por que ela é tão importante, além de darmos dicas de como colocá-la em prática de maneira eficiente.
Quer saber mais sobre gestão de qualidade em restaurantes? Continue a leitura!
O que é a gestão de qualidade em restaurantes?
A gestão de qualidade é um conjunto de atitudes e ações adotadas pelo gestor para melhorar a qualidade dos produtos ou serviços ofertados pela sua empresa com o objetivo de promover a satisfação da clientela. A finalidade é atender às necessidades e expectativas dos consumidores oferecendo o que eles almejam e com uma jornada de compra excelente.
Dessa forma, as mudanças são realizadas para obter a otimização máxima do atendimento aos clientes dentro ou fora do estabelecimento e encantar todos aqueles que frequentam o restaurante. Para que isso se torne realidade, o empreendedor deve colocar várias estratégias em prática, as quais estarão registradas ao longo deste conteúdo.
Como funciona a gestão de qualidade em restaurantes?
Para dar início ao processo de gestão de qualidade, é necessário fazer uma análise de todas as etapas dos processos, levantando os pontos mais relevantes para o negócio. O gestor deve identificar tudo o que precisa ser aprimorado nos procedimentos internos ou externos. A administração, portanto, será aperfeiçoada com a implementação das mudanças necessárias para o alcance da excelência.
O time também terá que ser otimizado para que os colaboradores promovam experiências diferenciadas aos clientes. Estabeleça metas e serem cumprida — e ofereça suas respectivas recompensas — e explicite as instruções que deverão ser seguidas por todos para que a equipe e os clientes obtenham vantagens. E não se esqueça de monitorar as atividades por meio de inspeção das medidas determinadas.
Fique atento ao caixa, pois a saúde financeira é crucial para a adoção de melhorias em épocas de crise. Faça o registro das entradas e saídas para ter conhecimento de todas as informações referentes aos pagamentos, rendimentos e orçamentos. Além disso, realize inventários com o detalhamento e classificação dos investimentos, despesas e receitas.
Quais são as 7 dicas para melhorar a gestão de qualidade em restaurantes?
A maioria dos consumidores não retorna para um estabelecimento se os serviços são ruins — e eles ainda informam aos seus conhecidos e amigos para que não visitem os locais. Eles ainda podem compartilhar as experiências negativas nas redes sociais, o que piora a imagem do negócio. Para evitar isso, aplique as 7 dicas abaixo para melhorar a gestão de qualidade em restaurantes!
1. Aposte na padronização
A padronização dos processos é importante para clientes que já estão habituados a observar padrões de atendimento e de consumo dos produtos. Por outro lado, a despadronização no preparo de alimentos e na limpeza dos ambientes, por exemplo, desvaloriza a marca, gerando uma percepção negativa para os consumidores. Consequentemente, ela afetará o retorno financeiro dos negócios.
Por meio de relatórios com imagens, checklists de avaliação e fluxo de informações ágil para facilitar a correção das não conformidades, é possível melhorar a execução operacional e estabelecer padrões mínimos de qualidade. Aposte nas boas práticas que oferecem garantia e segurança da qualidade e que impõem parâmetros para as avaliações e inspeções.
2. Defina os planos de ação
A identificação das falhas nos processos é primordial para a realização de ações relevantes e também para facilitar a tomada de decisões mais certeiras. Com isso, o gestor poderá definir planos de ação após realizar a padronização dos processos para solucionar rapidamente as questões que estão atrapalhando o sucesso dos negócios.
Crie planos de ação eficientes respondendo ao que precisa ser efetuado para resolver os problemas, quem ficará responsável pelo procedimento, onde e quando isso acontecerá e por que tais medidas devem ser aplicadas no restaurante. Por fim, registre o custo envolvido na correção dos problemas e não deixe de acompanhar as atividades.
3. Atente-se aos gastos
Fique atento aos gastos diários, já que os custos variam diariamente, alterando as despesas. O controle das finanças faz parte da boa gestão dos restaurantes e isso depende muito da capacidade e das habilidades dos profissionais responsáveis pelas compras. Selecione fornecedores que ofereçam os melhores preços e que sejam parceiros da sua empresa. Evite surpresas desagradáveis e faça um planejamento financeiro.
4. Melhore o espaço físico
Não deixe de investir no espaço físico e na infraestrutura do restaurante, tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais exigentes e não buscam apenas comida de qualidade. Os móveis contribuem para que os clientes tenham experiências agradáveis e conferem harmonia aos ambientes. Escolha um estilo e, se não puder ter um estabelecimento temático, crie uma identidade para marcar a memória dos usuários.
5. Treine e capacite os colaboradores
Oferecer treinamento e capacitação aos colaboradores é uma ótima maneira de manter a sua equipe motivada. Os restaurantes podem causar estresse nos trabalhadores devido à sua carga de trabalho, mas, se o time for capacitado e o clima organizacional for colaborativo, eles executarão as suas tarefas com mais alegria. Mantenha-os engajados por meio do respeito e do auxílio mútuo.
6. Priorize o bom atendimento
Uma das prioridades em um restaurante deve ser o bom atendimento aos clientes. Aliás, essa é uma questão imprescindível para ser bem-sucedido em qualquer segmento. No momento em que o consumidor sair do estabelecimento feliz por ter sido bem atendido, ele vai retornar e ainda vai espalhar as suas impressões positivas no seu círculo de amizades.
7. Ofereça apenas produtos de qualidade
Oferecer produtos de qualidade nos dias de hoje não é uma opção. Se os alimentos de um restaurante não deixarem os clientes satisfeitos, eles vão procurar a concorrência. Invista na criação de pratos inovadores e atrativos para chamar a atenção dos consumidores e mantenha a higiene do ambiente de acordo as legislações vigentes.
Entendeu o que fazer para melhorar a gestão de qualidade em restaurantes? As consequências de não se preocupar em adotar uma gestão de qualidade nesses locais pode ser prejudicial aos resultados do seu estabelecimento. Então, se você deseja ter uma boa posição no mercado, ouça tudo o que os seus clientes têm a dizer e atenda às sugestões.
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