A decoração de restaurantes self-service faz parte das estratégias para conquistar a atenção das pessoas diante da concorrência. Isso porque o almoço é a principal refeição feita fora do lar e o lugar mais procurado pelos brasileiros na hora de matar a fome é o restaurante de comida por quilo.
Além da boa comida e bom atendimento, os clientes esperam poder desfrutar de um local agradável. Por isso, um ambiente aconchegante deve ter elementos que caracterizem o restaurante, mas sem exageros, pois, ao contrário do que se pensa, um restaurante bem decorado não precisa estar cheio de objetos.
Para realizar essa tarefa, algumas técnicas devem ser consideradas de acordo com o estilo do estabelecimento. Isso inclui a escolha da cor, iluminação, mobiliário, disposição dos objetos no espaço, entre outros detalhes.
Continue a leitura e descubra como valorizar a ambientação do seu restaurante.
O que levar em conta na hora de decorar o restaurante?
O self-service é um tipo de restaurante prático, em que os alimentos são expostos em uma bancada e têm sua qualidade preservada por meio de temperaturas adequadas para cada tipo de prato. Sendo assim, os espaços nesse tipo de restaurante devem permitir o livre acesso ao balcão e às mesas.
Durante o planejamento da decoração de um restaurante self-service, não se esqueça de que um bom projeto deve levar em conta a capacidade do restaurante, a especialidade e o tipo de atendimento. Mas, antes disso, é preciso definir o público-alvo, pois esse é um dos fatores que determinam a ambientação.
Vale lembrar também que a cozinha de um estabelecimento de comida por quilo produz uma grande quantidade de refeições em um curto espaço de tempo, exigindo um projeto diferenciado.
Da iluminação, passando pelos móveis, até a disposição dos artigos no local, tudo precisa ser pensado com cuidado para agradar a todos os sentidos dos consumidores. Além disso, cada estabelecimento abriga uma quantidade determinada de pessoas e faz uma decoração de acordo com um tema ou com a história do restaurante. Logo, as possibilidades são inúmeras. Então, pesquisar e buscar referências são um bom começo. Seja criativo e garanta um visual encantador para o seu negócio.
Agora, veja 10 dicas que vão ajudar você a atingir esse objetivo!
1. Iluminação
As luzes ajudam a dar personalidade ao local, por isso é preciso pensar bem na hora de compor a iluminação e tomar cuidado para não deixar o ambiente escuro ou claro demais.
Por ter uma grande rotatividade durante o dia, a luz de um restaurante self-service deve ser eficiente e deixar o ambiente mais iluminado. Uma sugestão é utilizar luminárias para compor o estilo da casa.
2. Mobiliário
O estilo do restaurante deve estar presente em todos os detalhes, o que inclui cores, mobília, layout do espaço e objetos decorativos, e a escolha dos móveis e a sua disposição influenciam na forma como o público-alvo é atingido.
As cadeiras de um restaurante self-service não podem ser desconfortáveis, nem confortáveis demais, afinal esse segmento lucra com a alta rotatividade. Logo, a tática evita que o cliente demore demais e ocupe o lugar que poderia ser utilizado por outra pessoa.
Um grande coringa para o mobiliário é a madeira, empregada nos mais diversos tipos de produções, desde os estilos mais rústicos até os mais refinados.
Dependendo do público, a decoração das mesas pode ir do clássico, com cadeiras de madeira e enfeites pequenos sob o tampo, ao mais ousado, com largas bancadas e banquetas altas.
3. Cores
Uma dica interessante é usar como base a cartela de cores que faz parte do projeto de branding da sua marca. Afinal, aliando esses elementos ao design de interiores, você pode criar uma atmosfera gastronômica e personalizada.
Cada cor possui uma influência em nossa mente. Cores quentes despertam sensações de euforia e agitação, inclusive a fome, portanto são ideais para um self-service, pois chamam a atenção do consumidor.
Já os tons frios são responsáveis pela sensação de calma, tranquilidade e relaxamento, favorecendo o estabelecimento e reforçando sua identidade. Logo, são mais apropriados para estabelecimentos à la carte.
O branco, por exemplo, é a melhor opção quando se tem em mente um salão mais neutro, que valorize o aspecto de limpeza, pois amplia o ambiente e favorece a iluminação. Sendo assim, combine as tonalidades de acordo com aquilo que pretende transmitir durante as refeições.
4. Paredes
Texturas, tijolos à vista e painéis contribuem para compor um visual interessante. Não existem regras para a decoração das paredes, que pode ser feita de várias formas.
No entanto, em alguns casos, menos é mais. Se o conceito for um espaço comercial moderno, o exagero de elementos não favorecerá a sua decoração. Sendo assim, o clean é o estilo mais indicado.
5. Detalhes
Os detalhes são a parte mais importante. Objetos de destaque ajudam a complementar a decoração. Se você se dedicar apenas às partes mais chamativas, as peças acabam desconectadas do ambiente, provocando a sensação de que algo ficou faltando.
Por isso, os itens funcionais merecem atenção especial. Louças, talheres, guardanapos e toalhas devem ser incorporados na decoração do restaurante. Lembre-se: é possível decorar com copos, cadeiras e até com os jogos americanos.
6. Espaçamento adequado
A disposição dos móveis também faz parte da decoração e, além de compor o visual do restaurante, também precisa ser funcional, tendo em vista que os clientes irão se servir e levar o seu prato até a mesa onde realizarão a refeição.
Como o consumidor pode não ter a mesma destreza que um garçom para carregar o prato, talheres e guardanapo, é fundamental que o espaçamento entre as mesas seja suficiente para permitir o fluxo de pessoas. O indicado é que entre uma mesa e outra haja, pelo menos, 1 metro de distância.
7. Fachada atrativa
Por vezes, a fachada do restaurante é a primeira coisa que o cliente vê, exceto quando o cliente ainda não conhece o local presencialmente, mas já conferiu o seu interior por meio de postagens de amigos e familiares em redes sociais.
Sendo assim, invista em uma fachada atrativa que desperte a atenção do público-alvo e que harmonize com a proposta do seu restaurante e a decoração interior. Além disso, escolha bem o ponto de venda, dado que o local onde o restaurante está localizado impacta diretamente na sua visualização. Imagine o desperdício que seria investir em uma bela fachada em um local com baixo fluxo de pessoas. Nada estratégico, não é mesmo?
8. Área de espera aconchegante
Aguardar para conseguir uma mesa e ser atendido é uma tarefa um tanto entediante e cansativa. Nesse sentido, vale a pena investir em uma área de espera bem decorada e aconchegante, onde os clientes possam se sentar e até mesmo pedir uma bebida e algum petisco. Assim, aqueles que estão aguardando certamente nem sentirão o tempo passar, o que impactará positivamente na experiência de consumo.
9. Qualidade nos banheiros
Por vezes, os proprietários de restaurantes investem muito na decoração do local onde está situado o self-service e se esquecem dos banheiros, o que é um grande erro. Imagine o quão frustrante é para um cliente entrar em um banheiro e perceber que ele não tem relação alguma com a proposta e a decoração do restaurante.
Assim sendo, não esqueça de levar a decoração do restaurante até os sanitários. Vale destacar, ainda, que a higiene desses espaços impacta na experiência de consumo do cliente, pois um dos aspectos que interferem na escolha de um restaurante é justamente a salubridade.
Desse modo, um banheiro que não esteja suficientemente limpo pode levar o cliente a pensar que a gestão do restaurante é descuidada e a cogitar que o mesmo pode ocorrer com o espaço onde as refeições são preparadas.
10. Piso seguro e harmônico
Outro aspecto muito negligenciado nos restaurantes é o piso. Mas saiba que ele também compõe a decoração ambiente e influencia na harmonia do local. Por exemplo, imagine um estabelecimento muito bem decorado e aconchegante com um piso velho, com mau acabamento e com uma cor que contrasta completamente com a paleta de cores do ambiente. Nada legal, não é?
Portanto, projete um piso que combine com o visual do espaço e, além disso, invista em produtos de qualidade e que sejam seguros para que os clientes não corram o risco de escorregar com o prato na mão.
Quais são os principais estilos de decoração de restaurantes?
A seguir, confira os estilos de decoração de restaurante mais utilizados e avalie qual se adequa à proposta do seu estabelecimento.
Decoração sofisticada
Ao elaborar a decoração, procure oferecer uma experiência memorável para o seu cliente. Com base no seu cardápio e público-alvo, pesquise referências com o objetivo de criar um ambiente simples, mas sofisticado.
A internet está repleta de sugestões. O site Pinterest, por exemplo, dispõe de dicas incríveis que custam pouco. Mas não se esqueça que a personalização é importantíssima. Ou seja, sua marca precisa ser o grande destaque.
Decoração moderna
Para obter uma ambientação moderna, aposte no minimalismo e formas retas. Esse recurso contribui para um espaço elegante. As paletas de cores contrastantes são as mais utilizadas nesse caso.
Decoração rústica
Incorporar fibras naturais, como o sisal, e materiais rústicos nas paredes é uma das tendências. Deixar os tijolos expostos na parede, por exemplo, cria um efeito incrível, tornando o ambiente aconchegante e elegante ao mesmo tempo. Os detalhes desse tipo de decoração podem ser explorados em arranjos e anéis de guardanapo, entre outras possibilidades.
Vimos que a criatividade e o bom gosto são bons aliados nessa hora. Mais do que um ambiente bonito, a decoração de restaurante self-service deve proporcionar conforto aos clientes. Mas a compra do mobiliário, por exemplo, é um ponto que exige bastante cuidado, pois é preciso investir em materiais de qualidade com bom custo-benefício.
Certamente, essa é uma das maiores preocupações dos empresários do segmento gastronômico no momento de elaborar a decoração do restaurante, mas saiba que a Franco Bachot pode ajudá-lo a criar a ambientação mais apropriada para o seu público-alvo.
Entre em contato e saiba mais sobre os produtos da empresa para compor um espaço agradável para os seus clientes.