Conecte-se conosco

Decoração

Confira inspirações de restaurante minimalista para apostar no seu!

Foto: Mokai Platinum – Porto Alegre/RS

Já pensou em ter um restaurante minimalista? Essa é uma forte tendência mundial, que segue as características da sociedade atual na busca pela simplicidade e praticidade em todas as coisas. É um formato que segue a regra do “menos é mais” e preza por soluções mais simples, tanto para o cardápio quanto para a decoração.

Neste artigo você vai aprender sobre o conceito, suas características e aplicações em restaurantes e como fazer para implementar as principais ideias no seu negócio. Confira!

O que é um restaurante minimalista?

Um restaurante minimalista é aquele que utiliza elementos do minimalismo em seu cardápio e ambientação. Tais elementos são baseados na simplicidade e praticidade e buscam proporcionar experiências diferenciadas para os clientes.

Apesar de parecer algo mais contemporâneo, o minimalismo na área gastronômica é usado em muitas culturas, algumas bastante antigas, como as orientais. Na culinária oriental, os sushis e o yakisoba são exemplos de alimentos minimalistas, que trazem uma boa variedade de nutrientes em uma única porção.

Por que apostar no minimalismo?

O minimalismo proporciona muitas vantagens para donos de restaurantes e também para os clientes. A começar pela agilidade no preparo dos pratos, que utilizam ingredientes fáceis e práticos. As porções seguem modos simples de finalização, ao mesmo tempo em que resultam em belas apresentações.

A decoração minimalista é ainda mais vantajosa, visto que ela utiliza elementos mais simples e em menor quantidade. Paredes mais lisas e com poucos objetos ajudam a manter o local mais harmonioso e aconchegante para os clientes.

Inclusive, o público que prefere esse tipo de cardápio e ambiente tem ganhado cada vez mais adeptos. As porções são mais vistosas e trazem uma experiência mais completa na degustação. A decoração potencializa essa vivência e gera uma sensação de bem-estar ainda maior.

Quais as características da gastronomia minimalista?

Para entender melhor como funciona um restaurante minimalista, é importante conhecer os dois pontos que mais são influenciados: o cardápio e a decoração. Veja quais são as principais características da gastronomia minimalista.

Porções menores e mais completas

O minimalismo preza pela simplicidade e, em se tratando de pratos, isso se traduz em porções menores e mais completas. Além dos exemplos da cozinha oriental, muitos restaurantes contemporâneos seguem essa máxima. Em geral, são pratos coloridos, com variedade de ingredientes em quantidades reduzidas e apresentação composta por elementos simples, mas muito bem organizados.

Receitas mais práticas e rápidas

Algumas receitas minimalistas não levam tantos ingredientes, mas ganham em praticidade. Um delicioso macarrão ao sugo agrada a muitas pessoas e tem uma apresentação simples e bonita com uma folha de manjericão.

Outras são um pouco mais complexas, mas podem ser finalizadas de maneira rápida e prática, deixando os ingredientes prontos para serem integrados ao prato final. A equipe da cozinha ganha em agilidade e consegue atender mais clientes em um curto espaço de tempo.

Apresentações mais bonitas e delicadas

A apresentação dos pratos é um detalhe muito importante na gastronomia minimalista. As porções devem evidenciar os ingredientes principais da receita, harmonizando cores e sabores. É muito comum que os pratos se assemelhem a verdadeiras obras de arte, lindas para serem vistas e deliciosas para serem provadas.

Quais as características ‘da decoração minimalista?

Assim como na gastronomia, o simples e o prático são o ponto forte da decoração minimalista. Confira mais detalhes desse estilo a seguir.

Paleta de cores mais restrita

O minimalismo requer o uso de pouca variação de cores na decoração. Em geral, são utilizados mais tons neutros e poucos contrastes. A preferência é por elementos que remetam à simplicidade e à naturalidade.

O concreto e a madeira são exemplos muito vistos em restaurantes minimalistas. Materiais como o couro para ambientes mais rústicos e o metal para os mais modernos também são uma boa pedida. O ponto principal é manter a discrição.

Poucos elementos de destaque

Assim como na escolha das cores menos contrastantes, os objetos que compõem a decoração de um ambiente minimalista devem ser mais escassos. A beleza está nos detalhes mais simples, que não roubam a atenção dos presentes.

Ao contrário de um bar temático, que precisa ser adornado com diferentes objetos que levem os clientes a uma experiência específica, no minimalismo o foco é a discrição. A decoração não pode ser chamativa ou a atração principal do local.

Uso da regra: menos é mais

Como você pôde observar até aqui, a regra máxima do minimalismo é o “menos é mais”. Isso se aplica tanto na parte gastronômica quanto na parte decorativa.

É importante ressaltar que o conceito de “menos” não é sinônimo de baixa qualidade ou de desleixo. Muito pelo contrário, é fundamental investir em qualidade em um restaurante minimalista. Afinal, os detalhes ficam ainda mais evidentes aos olhos dos clientes.

O “mais” é alcançado pela escolha acertada dos ingredientes do cardápio, o primor na finalização dos pratos, na limpidez do ambiente e no conjunto da experiência completa diante de todos esses elementos.

Como transformar um restaurante em minimalista?

Se você já possui um restaurante e deseja adotar o minimalismo, basta seguir as características que foram descritas nos tópicos anteriores. Observe quais pontos podem ser simplificados, faça mudanças na decoração e no cardápio e não se esqueça de preparar sua equipe para essa transição.

Outro detalhe que faz toda a diferença é a escolha dos móveis. Eles precisam oferecer o conforto na medida certa para os clientes e, ao mesmo tempo, compor a decoração. Prefira móveis de qualidade, com design que se integre ao ambiente e que ajudem a proporcionar uma experiência única para os clientes.

Enfim, o restaurante minimalista é uma tendência muito forte e que vale a pena o investimento. Se você está precisando de uma mudança para renovar o seu negócio, esse pode ser o caminho que estava buscando. Entenda seu público, siga as dicas deste post e tenha um estabelecimento de sucesso.

Agora que você já aprendeu mais sobre esse tipo de estabelecimento, que tal se manter informado sobre gastronomia, hotelaria e decoração? Assine a newsletter do blog Servir com Requinte e receba os melhores conteúdos sobre esses assuntos diretamente em seu e-mail!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend