Nos últimos tempos, principalmente devido à pandemia de coronavírus, houve um aumento considerável nas vendas com entrega em delivery. Nesse modelo, os consumidores consideram o tempo de espera como um fator muito importante para voltarem a fazer pedidos para as empresas. Por isso, é importante ter organização e um ótimo gerenciamento para otimizar as entregas, embora alguns aspectos sejam incontroláveis, como o trânsito.
Neste post, vamos falar sobre os motivos pelos quais é essencial reduzir o tempo de entrega em deliveries e como isso ajuda a proporcionar uma experiência melhor aos clientes e aumenta as chances de fidelização. Além disso, vamos apresentar as principais estratégias utilizadas e ofereceremos detalhes sobre a contratação de motoboy sob demanda, delimitação de rota etc.
Deseja obter informações sobre como diminuir o tempo do delivery? Continue a leitura!
Conheça os motivos para reduzir o tempo de entrega do delivery
É importante buscar alternativas para diminuir o tempo de entrega em delivery formulando estratégias que auxiliem o bar ou restaurante nesse sentido. Os clientes que fazem pedidos pelo WhatsApp, por meio de ligações telefônicas ou em ambientes online têm a expectativa de receber o que foi solicitado com agilidade. Eles querem receber produtos de qualidade e em tempo mínimo.
Os consumidores consideram o preço, a qualidade, os comentários e recomendações nas redes sociais e, principalmente, o tempo de entrega. Todos eles são fatores decisivos para a escolha da clientela. Quando a refeição demora muito a chegar, a experiência do cliente é prejudicada e os alimentos podem chegar frios em seu endereço.
Saiba como isso ajuda a melhorar a experiência dos clientes
Reduzir o tempo de entrega em delivery melhora a experiência dos clientes e aumenta as chances de fidelização. Calcule o tempo de entrega incluindo a distância do seu estabelecimento até o endereço de destino e fale de maneira objetiva com o cliente explicando que essa é uma previsão. Evite atrasos, pois há muitos restaurantes e bares disponíveis.
Confira 8 estratégias para diminuir o tempo de entrega do delivery
Os usuários costumam fazer pesquisas na internet à procura de opções de pratos e lanches. Existem tantas alternativas que a redução do tempo de espera pode ser um diferencial decisivo para que eles fechem a compra. Veja a seguir as principais técnicas que reduzem o tempo de entrega em delivery!
1. Contrate motoboy sob demanda
Nem sempre o estabelecimento tem motoboys disponíveis. Nesses casos, para que as entregas não sejam interrompidas, conte com o auxílio do serviço de motoboy sob demanda. Contrate pessoas que façam entregas específicas enquanto existirem pedidos, dessa forma você evita a contratação de colaboradores e consegue manter a agilidade nos horários de pico.
2. Delimite uma rota de atuação
Faça a delimitação das rotas de atuação dos entregadores, considerando as vias principais e os horários que elas ficam congestionadas. Registre rotas alternativas para evitar que os motoboys fiquem presos no trânsito, já que você conhece bem a cidade e facilmente terá acesso a um mapa para fazer os roteiros. Com isso, as entregas serão facilitadas e os atrasos serão evitados.
3. Mantenha o estoque organizado
Organize o estoque para facilitar a localização, manuseio e reposicionamento das mercadorias utilizadas na produção dos alimentos. Tenha um controle desse setor e utilize um sistema eficiente para ter ampla visão dos produtos. Consequentemente, haverá ganho de tempo na hora de produzir e o tempo adicional para entrega será compensado.
4. Defina os padrões de produção
Os processos de produção que acontecem dentro da cozinha precisam ser padronizados para otimizar o tempo e reduzir os custos do negócio. Padronize a produção e posicione os ingredientes de maneira ordenada usando fichas técnicas. Evite o desperdício de alimentos estabelecendo um fluxo de trabalho para os seus colaboradores.
5. Conheça o público-alvo
Para ter sucesso com bares ou restaurantes, você precisa conhecer os consumidores. Obtenha informações sobre os clientes para minimizar o tempo de entrega e aplique ações para aperfeiçoar o delivery. Faça uma lista dos pedidos mais destacados e observe se há uma lógica para deixar alimentos pré-preparados, acelerando os procedimentos internos.
Organize os pedidos por horários e regiões e verifique se há sincronia. Desse modo, o entregador poderá sair em determinado horário e entregar vários pedidos ao mesmo tempo. Mas fique atento para não aumentar o tempo de espera de maneira que afete a qualidade dos alimentos a serem entregues naquela região.
6. Implemente cardápios digitais
O uso do cardápio digital também reduz consideravelmente o tempo de entrega em delivery. Conte com aplicativos e sites para que os clientes selecionem sozinhos os seus pedidos e envie-os ao restaurante ou bar de forma automática. Assim, a produção será otimizada e os consumidores receberão estímulos visuais.
7. Treine a equipe
Invista nas estruturas, mas não deixe de treinar as pessoas que fazem parte do seu negócio. Incentive os seus colaboradores para que façam treinamentos constantes e sejam dedicados em suas funções. Os entregadores também devem ser bem preparados para prestar serviços eficientes, atendendo às expectativas dos seus clientes e garantindo eficiência no transporte de alimentos.
8. Automatize a gestão dos pedidos
A automatização na gestão dos pedidos ajuda a agilizar os procedimentos, reduz erros e elimina retrabalhos. Utilizando a tecnologia atualizada torna-se amis fácil registrar pedidos de maneira organizada, repassar as entregas aos motoboys e acompanhar o status de cada uma delas. Os sistemas de gestão estão revolucionando os negócios desse segmento.
Aproveite todas as ferramentas disponíveis para modernizar as estruturas e para trabalhar com a demanda de mercado. Elas reduzem a burocracia e evitam a ocorrência de falhas humanas que atrapalham e impedem a satisfação da clientela. As soluções atendem às necessidades desde a recepção até o momento da entrega ao cliente final.
Enfim, essas são as 8 dicas de ouro para reduzir tempo de entrega em delivery. Agora você já sabe o que pode ser feito para evitar atrasos. Contudo, se acontecer algum imprevisto, peça desculpas ao cliente e ofereça um brinde ou desconto na próxima compra. Mas saiba que isso só vai servir para eventualidades, tendo em vista que os atrasos não podem ser constantes.
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