Conecte-se conosco

Gestão

6 dicas para montar um bar ao ar livre

Para que um estabelecimento possa obter resultados mais atrativos, existe a necessidade de buscar por alternativas que aumentem a satisfação do cliente e contribuam para um ambiente mais aconchegante e com múltiplas opções.

Nesse sentido, um bar ao ar livre pode oferecer comodidade e permitir que seu público esteja em um espaço mais arejado — o que é um ganho especialmente em períodos mais quentes —, além de possibilitar que você alugue aquele local para eventos em períodos específicos.

Contudo, tal alternativa pode gerar dúvidas entre os donos, na medida em que eles podem não entender exatamente como montar esse tipo de estabelecimento. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com algumas dicas. Boa leitura!

1. Estrutura

Inicialmente, a estrutura pode ser mais simples. Afinal, o que seu cliente mais deseja é estar em um espaço com bom atendimento e poder curtir o momento por longas horas junto aos seus amigos e familiares. No entanto, um ponto de atenção é em relação ao perfil de seu estabelecimento. É preciso que os ambientes se harmonizem entre si, com a mesma proposta de decoração e de mobiliário, por exemplo.

2. Decoração

Aqui tocamos no mesmo ponto: que haja uma “conversa” entre o ambiente externo e o interno. Qual é o perfil de decoração do seu bar? A partir disso, você pode definir alguns detalhes.

Se for mais descolado, existe a possibilidade de optar por itens que combinam com um perfil ao ar livre. Agora, caso tenha optado por um estilo mais rústico, poderá usar bastantes itens de madeira. Além de ser um dos elementos mais presentes nesse tipo de decoração, combina perfeitamente com ambientes externos.

Além disso, tenha atenção quanto às cores das paredes, pois elas serão importantes aliadas de acordo com a percepção que deseja passar aos seus clientes. Se seu espaço tiver um tamanho reduzido, opte por cores mais claras, uma vez que trarão a sensação de amplitude. Do contrário, cores mais escuras permitem que o local se torne mais aconchegante.

3. Iluminação

Esse é um fator que merece sua atenção para qualquer ambiente do seu estabelecimento. Afinal, a decoração vai influenciar diretamente a experiência do seu cliente e a percepção que ele tem do espaço. Caso a maior parte do funcionamento do seu bar seja durante o dia, não precisa investir tanto nesse sentido, uma vez que a iluminação natural vai predominar.

Do contrário, apostar em jogo de luz deixará o ambiente mais intimista e diferenciado. Seu espaço externo conta com plantas em locais pontuais? Jogar uma iluminação nessas áreas pode tornar seu estabelecimento mais sofisticado e elegante justamente por esses itens remeterem a pontos externos.

Novamente, mencionamos sobre a importância de escolher algo que combine com o estilo de decoração. Isso porque há determinados tipos de iluminação que não combinam com o perfil adotado, trazendo certa estranheza para os clientes.

4. Equipe

É preciso ter em mente que contar com um espaço extra demandará uma equipe reforçada para que o atendimento do seu estabelecimento continue com qualidade. Por essa razão, assim que inaugurar um espaço ao ar livre, entenda inicialmente como será o movimento do seu negócio. A partir disso, caso seja maior, é preciso providenciar a contratação de novos colaboradores.

O ideal é deixar alguns funcionários especificamente para a área externa, enquanto outros ficam na área interna do bar. Assim, ficam mais focados e direcionados cada um para o seu espaço. Entre os fatores que mais contribuem para a fidelização de clientes em um bar está o atendimento. Caso o cliente vá pela primeira vez em um local como esse e haja uma demora nesse sentido, certamente ele vai demonstrar insatisfação com a sua equipe.

Além disso, ainda existe o risco de o público insatisfeito manifestar-se em canais digitais. Hoje, tanto em sites de reclamações quanto nas redes sociais, qualquer insatisfação (e também satisfação, deve-se ressaltar) é publicada. Isso contribui para prejudicar a percepção de outras pessoas quanto ao seu estabelecimento, especialmente aquelas que apenas visitam depois de olharem as recomendações nas páginas.

5. Cardápio

Ao contar com um bar ao ar livre que combina perfeitamente com o nosso clima tropical, você pode variar um pouco no cardápio, tanto no de comidas quanto no de bebidas. Drinks podem permitir que a atmosfera criada pelo seu estabelecimento seja única. Então, seja inovador, independentemente do estilo do seu estabelecimento.

Para isso, vá até os concorrentes, avalie o que eles estão oferecendo e capriche quando for aplicar na sua realidade. Faça modificações e seja original, de modo que esse seja um motivo para atrair o público.

6. Mobiliário

Escolher móveis para ambientes externos exige um cuidado especial. É preciso optar por um material de qualidade, justamente por estar sujeito às ações climáticas, como calor, vento, chuva etc. Além da durabilidade, o material precisa ser funcional. Portanto, tenha atenção às dimensões e alturas, de modo que haja facilidade no uso.

Quanto ao estilo, os móveis não necessariamente precisam ser os mesmos do ambiente interno, mas há a necessidade de ter a mesma concepção. Conforme explicamos, estar ao ar livre vai necessitar que o mobiliário tenha manutenção de tempos em tempos, com o objetivo de manter a estética agradável.

Neste conteúdo, você conferiu algumas dicas de como montar um bar ao ar livre. O mais indicado é que tudo seja feito com um bom planejamento, para que as obras transcorram sem imprevistos e o resultado saia dentro das suas expectativas. Quanto à escolha do mobiliário, busque por uma empresa que ofereça materiais de qualidade e bonitos e que sejam adequados para esses espaços.

Caso tenha se interessado, entre em contato com a Franco Bachot e converse com um dos consultores para encontrar o mobiliário ideal para o seu negócio.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend