
Tomar a decisão de abrir um restaurante já é difícil. Na hora de montar o negócio, então, nem se fala. Muita coisa deve ser pensada, como o cardápio, o tipo de atendimento, a forma de acondicionar os alimentos e um ponto muito importante: o layout do restaurante.
Mas o que seria, exatamente, o layout? Esse quesito é pensado a partir da planta baixa do estabelecimento, levando em consideração o fluxo de pessoas e a rotina da equipe. É ele que pode conferir praticidade ao dia a dia dos funcionários e tornar a experiência dos clientes mais agradável.
Já deu para perceber como o layout tem que ser planejado com atenção, não é mesmo? Por isso, a seguir, vamos dar 4 dicas de como organizar seu restaurante e proporcionar uma boa experiência aos clientes — mas, antes, explicaremos a importância do layout com mais detalhes. Confira!
Por que o layout do restaurante é tão importante?
Veja, abaixo, os principais motivos para você se dedicar com carinho ao planejamento do layout:
Facilita a circulação no ambiente
A disposição dos móveis tem que ser pensada de acordo com a circulação de pessoas no ambiente. Afinal de contas, você não quer clientes e funcionários se esbarrando a cada hora que precisarem circular pelo espaço!
Um bom arquiteto pode ajudar nesse planejamento. E, além da disposição dos móveis, esse profissional vai indicar os melhores pisos para evitar escorregões e tropeços.
Melhora a experiência dos clientes
As cores e o jogo de luz do ambiente são características que dizem muito sobre a experiência que seu cliente terá no restaurante. Esses detalhes podem dar um tom mais intimista, descolado ou agitado, dependendo do tipo de experiência que você deseja que sua clientela tenha.
Reforça a identidade do estabelecimento
Um restaurante que tem identidade fica guardado na memória dos frequentadores. É aquele que, quando o nome vem à cabeça, as pessoas já sabem o que esperar.
E o layout tem tudo a ver com isso, pois ele deve dialogar com a identidade de sua marca. O ambiente interno precisa estar alinhado com o que você quer transmitir com sua identidade.
Quais são as 4 práticas mais indicadas para planejá-lo?
Agora que já falamos sobre como o layout é fundamental para o sucesso de um restaurante entre os clientes, vamos às dicas. Abordaremos os pontos principais a serem considerados na hora de planejar o layout e proporcionar ao público uma experiência positiva em seu estabelecimento. Vamos lá?
1. Ofereça uma área de recepção e espera confortável
O primeiro contato do cliente com seu restaurante ocorre no momento em que ele é recebido e aguarda atendimento. Portanto, a experiência nesse espaço é determinante para que ele continue ou não em seu estabelecimento.
Não importa se há uma área específica de espera ou se ela é agregada ao restante do restaurante: o que você deve fazer é tornar o tempo de espera o mais agradável possível.
Coloque cadeiras e bancos confortáveis. Planeje, ainda, uma iluminação e um jogo de cores adequado, que dê um ar de tranquilidade ao local. Você também pode disponibilizar cardápios, para que a pessoa já pense no pedido previamente.
2. Atente ao salão de almoço e/ou jantar
O salão é o local onde os clientes vão permanecer por mais tempo. Então, tudo nesse ambiente deve ser planejado com muito cuidado. Conforto, segurança e higiene devem estar sempre em primeiro lugar na hora de definir a mobília, a disposição das mesas e as áreas de circulação, por exemplo.
O primeiro passo é pensar no tamanho do lugar e em quantas pessoas cabem confortavelmente (e com segurança) nele — nesse caso, consultar o corpo de bombeiros pode ser uma boa ideia!
O ideal é deixar uma média de 60 cm entre as mesas. Além disso, escolha uma mobília firme, que não mude de lugar a cada esbarrão, e sem fendas, para não acumular sujeira ou machucar as pessoas.
Para ter certeza de que fez uma boa escolha, antes de abrir o restaurante, faça um teste e veja se o local está agradável. Sente-se em diferentes mesas, em diversos ângulos e posições, para conferir se todos eles proporcionam uma boa experiência.
3. Saiba lidar com os lugares mais problemáticos
Todo restaurante tem áreas problemáticas — aquelas nas quais todos os clientes evitam se sentar, como as próximas aos banheiros e à cozinha. Isso acontece porque, geralmente, esses locais têm muita circulação de pessoas (o que atrapalha a privacidade) e, também, costumam ser mais barulhentos ou ter um odor desagradável.
Muitas vezes, o acesso dos garçons a tais mesas é mais difícil, o que faz com que os clientes se sintam desvalorizados. Uma boa dica é reservar esses locais para a circulação dos garçons e deixar as mesas mais afastadas.
Se seu restaurante for pequeno, outra ótima possibilidade é separar a cozinha e o banheiro do restante do salão. Colocar móveis ou painéis com plantas pode ser uma boa solução.
4. Organize a cozinha
Normalmente, a cozinha é um espaço do restaurante que o cliente não vê, mas, nem por isso, deve ser deixado de lado na hora do planejamento do layout. Muito pelo contrário: trata-se de um ponto-chave para o bom funcionamento de qualquer estabelecimento!
A cozinha precisa de um bom layout interno para que o trabalho dos funcionários flua bem e não atrase a entrega dos pratos. Para tanto, o primeiro passo é adequá-la ao seu cardápio e à capacidade de atendimento, ou seja, ao número de clientes que o restaurante comporta.
Uma boa estratégia é dividir o ambiente em diferentes estações:
- cozinha quente;
- cozinha fria;
- local de fritar e grelhar;
- espaço onde os pratos mais complexos são preparados.
Além disso, há a chamada linha de cozinha, onde os garçons recebem os pratos para entregá-los às mesas. Todos esses passos devem ser pensados de forma a facilitar a circulação e evitar que um tipo de serviço atrapalhe o andamento do outro.
Como você pôde ver, um layout funcional e esteticamente agradável é imprescindível para que o cliente tenha uma boa experiência em seu estabelecimento. Portanto, o planejamento dessa questão requer bastante cuidado.
E então, pronto para começar a planejar o layout do restaurante? Entre em contato conosco! Quem sabe não podemos ajudar você na escolha dos móveis mais adequados para seu estabelecimento?

Pingback: Saiba como investir para qualificar funcionários de bares – Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis