Você sabe o que é instagramável? Estamos na era das fotos coloridas, das selfies irreverentes e das postagens infinitas sobre tudo o que fazemos. Em meio a tudo isso, é indispensável que os negócios comecem a investir em uma aparência atrativa.
Nesse contexto, o ambiente instagramável é um conceito recente, mas cada vez mais relevante para aqueles empreendimentos que querem chamar a atenção no Instagram — fator que ajuda a se destacar no mercado e oferece diversos benefícios para o sucesso do negócio.
Entender essa nova tendência em primeira mão é fundamental para otimizar suas estratégias e sair à frente da concorrência. Pensando nisso, continue a leitura deste post e descubra o que é um ambiente instagramável, as vantagens e como aplicar para impulsionar sua marca! Boa leitura!
O que é um ambiente instagramável?
Um ambiente instagramável é aquele otimizado para as postagens no Instagram, uma rede social vastamente utilizada por quem curte fotografia. Seu foco está em apresentar pratos e bebidas cada vez mais chamativos e bonitos, a fim de produzir uma boa foto.
Além disso, o conceito de instagramável se estende para os espaços que, quanto mais atrativos, mais chamam clientes. Em outras palavras, todo o ambiente é decorado e planejado de uma forma moderna e atrativa, capaz de despertar a atenção de todos.
O Instagram, além de ser a rede social de quem adora tirar fotos, é uma ferramenta crucial de marketing no mundo digital. Assim, faz todo sentido investir em uma decoração cativante, que desperte o interesse do seu público-alvo e ainda conquiste alguns likes pela internet.
No entanto, não se trata das simples fotos profissionais contratadas para reforçar a marca do bar ou restaurante. O objetivo, nesse caso, é fazer com que os consumidores fotografem o local de maneira espontânea, mencionando e recomendando seus produtos e serviços na rede.
Isso é o que é chamado de divulgação orgânica e tem potencial para promover excelentes resultados para o negócio — além de estreitar o relacionamento com o público e facilitar o desenvolvimento de estratégias e campanhas de marketing.
O principal benefício de contar com um ambiente instagramável são as publicações autênticas e gratuitas, feitas nos perfis de vários clientes diferentes. Isso ajuda seu empreendimento a alcançar um público muito maior, sem precisar investir em anúncios pagos, por exemplo.
Sobretudo, quem costuma estar presente nas mídias sociais sabe o quanto essas estratégias são cruciais para fazer o perfil da empresa crescer e se destacar, afinal, quem não confia em marcas que todos estão experimentando e indicando?
Como o ambiente instagramável ajuda a captar clientes?
Você viu até agora que o conceito de ambiente instagramável já demonstra ser algo atual e desperta atenções. Afinal, grande parte do público-alvo de um negócio certamente utiliza o Instagram de forma assídua, todos os dias.
Nesse contexto, investir em estratégias certas para tornar o ambiente do seu negócio instagramável é uma oportunidade única para facilitar a captação de clientes. Quando divulgar as imagens do novo espaço na rede social, as possibilidades de despertar o interesse do público serão maiores.
Sendo assim, esse fator alinhado com um atendimento de qualidade e produtos bem elaborados é imprescindível para facilitar a conversão. O resultado é o aumento significativo das vendas e do número de clientes fidelizados, garantindo bons resultados durante todo o ano.
Como ter um ambiente instagramável no seu negócio?
Todo empreendedor que deseja ter sucesso deve considerar estratégias comerciais promissoras, capazes de potencializar as receitas. Em vista disso, oferecer ambientes instagramáveis e publicá-los nas redes sociais é um grande passo para melhorar resultados.
Entretanto, para desenvolver uma decoração, serviços e produtos compatíveis com essa modernidade é preciso estabelecer um planejamento específico. Inclusive, considerando as características do público-alvo do seu negócio e do mercado.
Se você quer tornar sua empresa instagramável e fazer sucesso na internet, é melhor conferir as nossas dicas!
Aposte em uma decoração diferente
O primeiro passo para chamar a atenção, com toda certeza, é a decoração. Por isso, aposte em algo com personalidade e bom senso. As cores, os itens de decoração, os papéis de parede e até mesmo os móveis têm uma grande influência em como o espaço é percebido pelos clientes.
Não se esqueça de ser criativo e encontrar elementos que conversem com seu público. Se preferir, decore um espaço específico onde as pessoas possam tirar fotos mais à vontade — além disso, aposte em uma linguagem mais jovial e digital, como o estímulo ao uso de hashtags.
Utilize móveis com originalidade
A originalidade é uma característica que demonstra, ao mesmo tempo, criatividade e singularidade. Portanto, escolher móveis de acordo com esse fator é o que agregará ainda mais valor ao seu espaço e contribuirá para tornar tudo agradável e confortável.
No Instagram, quanto mais originais forem as fotos e os cenários, mais interações elas provocarão. Escolha designs mais modernos e identifique quais peças receberão destaque na decoração, como:
- mesas;
- cadeiras;
- poltronas;
- balcões;
- banquetas.
Tanto a estética quanto o tamanho dos móveis influenciam bastante a percepção sobre o ambiente. Assim, optar por uma mobília clean em um espaço amplo pode deixar o espaço “vazio”. Do mesmo modo que escolher móveis robustos para um local pequeno o sobrecarregará.
Invista na iluminação
Em se tratando de fotos, é preciso dar a devida atenção para a luz. Um ambiente muito escuro pode atrapalhar as fotos, mas, no lugar certo, uma iluminação mais baixa pode valorizar o espaço — também ajuda a manter tudo mais agradável e melhorar a experiência de quem frequenta.
Além disso, a luz natural e ao ar livre durante o dia faz toda a diferença no momento dos cliques. Portanto, use esse aspecto ao seu favor e utilize o paisagismo para valorizar ainda mais a iluminação interna e externa, criando ambientes incríveis.
Quando as fotos são dos pratos e drinques, esse fator se torna ainda mais relevante. Só uma boa luz pode gerar o contraste ideal, sem estourar a foto com o uso do flash, por exemplo, e assim, explorar todos os sentidos do cliente e despertar o interesse para visitar o estabelecimento.
Priorize móveis soltos
Nem todo ambiente instagramável precisa ser fruto de um espaço recém-reformado ou mesmo composto por móveis novos. Para que seu estabelecimento seja mais sustentável e permaneça estiloso, opte por móveis soltos e discretos que, unidos à decoração, poderão compor vários cenários.
Assim, você configura o ambiente de acordo com a necessidade e pode até arrastar a mobília de um lado para outro para produzir as fotos. Desse modo, os clientes podem variar seus registros e as fotos não ficam “todas iguais” nas redes.
Separe um local específico para fotos e interações
Com toda certeza, seus clientes fotografarão os pratos e drinques, mas também registrarão o cenário e a si mesmos. Exatamente por isso, você pode aproveitar para montar um local específico para as fotos ou vídeos, por exemplo.
Essa é uma ideia que já funcionou muito para diversos estabelecimentos e pode funcionar para o seu. Portanto, vale a tentativa de elaborar um cantinho interativo, com diversas cores.
Ofereça cantos bonitos e atraentes
Muitos empreendedores não valorizam os cantos dos espaços, priorizando outras áreas mais frequentadas pelos clientes. Entretanto, é uma falha grave, pois esses detalhes fazem toda a diferença no resultado da decoração e contribuem para tornar tudo mais confortável.
Sendo assim, decore os cantos com inteligência e conforme o estilo do seu estabelecimento, com móveis, espelhos, plantas e outros objetos. Uma boa alternativa para esses espaços é investir em ações temáticas, que tenham tudo a ver com o negócio.
Faça pratos com apresentações espetaculares
Para melhorar a performance do negócio, crie e sirva pratos decorados e capazes de aguçar o paladar e a curiosidade do cliente. Sendo assim, combine cores e sabores para ter resultados de qualidade, no ponto certo e com uma harmonização perfeita.
Nesse sentido, é importante atentar para que o prato não fique apenas bonito, mas também ofereça sabor incomparável e uma experiência enriquecedora ao consumidor. O que é fundamental para manter o nível de satisfação e evitar frustrações que comprometam a fidelização.
Ofereça um banheiro de qualidade
Um dos pontos que mais pesam na satisfação do cliente que consome o estabelecimento é a situação dos banheiros. Ambientes sujos, desorganizados, com presença de odores fortes e sem uma boa decoração provocam danos à imagem do negócio.
Sendo assim, os banheiros também são locais que devem ser elaborados de acordo com as estratégias instagramáveis. Dessa forma, você terá a oportunidade de garantir uma experiência completa em todos os espaços e contribui para ter sucesso absoluto.
Use sua criatividade
Outro ponto crucial para desenvolver estratégias para ambientes instagramáveis é utilizar a criatividade. Trata-se de um fator indispensável para criar uma identidade para o seu estabelecimento, se destacando dos concorrentes em todos os detalhes.
Entretanto, também é importante considerar as tendências para o segmento e evitar excessos, ou seja, combinando bem cada fator. Dessa forma, você terá um espaço criativo, diferenciado e com todos os requintes para torná-lo único para seus clientes.
Quais são os espaços instagramáveis que deram certo?
Algumas marcas bastante conhecidas optaram por montar espaços instagramáveis e alcançaram ótimos resultados. São exemplos que demonstram como a estratégia é promissora e pode dar certo em qualquer negócio, independentemente do porte e segmento.
Confira as principais delas:
- galerias Melissa — os visitantes podem aproveitar uma ótima vivência em um espaço cheio de moda, arte e design, com cores vivas, imagens digitais e experiências imersivas;
- lojas Marisa — as vitrines instagramáveis e interativas também foram uma maneira de atrair visitantes e postagens com o nome da marca;
- Doritos — a marca aproveitou alguns eventos para reforçar o conceito musical, com ambiente instagramável, brindes e muitos outros benefícios para o público.
Isso tudo aumenta a visibilidade da marca, fazendo com que alcance um público maior e ganhe credibilidade na rede. Portanto, boas produções fotográficas ajudam muito qualquer negócio, especialmente bares e restaurantes.
Quais os benefícios de ter um ambiente instagramável?
O ambiente instagramável é uma tendência no mercado nacional e internacional, por isso, vem ganhando cada vez mais adeptos. Consiste em uma inovação que chegou para ficar e contribui para atender com excelência os mais diversos perfis de clientes.
Diante disso, adotar o ambiente instagramável no seu negócio proporcionar os seguintes benefícios:
- melhora a experiência do consumidor;
- otimiza o marketing sensorial;
- melhora a imagem do negócio;
- aumenta a visibilidade no mercado;
- facilita a fidelização de clientes;
- aumenta as vendas;
- favorece o posicionamento de marca;
- ganho de competitividade;
- melhora a impressão do cliente sobre o estabelecimento;
- otimiza a captação de clientes.
Lembre-se sempre de que a decoração do ambiente deve ser o próprio convite para que o público tire as fotos e faça sua postagem nas redes sociais. Você sabe que o seu espaço é instagramável se isso acontece com frequência e de maneira espontânea.
Como a Franco Bachot pode ajudar?
A Franco Bachot pode ajudar seu negócio com móveis que, além de alta qualidade, contam com designs atrativos para empreendimentos como bares, restaurantes, shoppings e hotéis, ou seja, é uma parceira ideal para ambientes instagramáveis.
A empresa ainda oferece diversas linhas de produtos com opções para áreas externas, alternativas com requinte e sofisticação e móveis despojados, modernos e clássicos. Se você preferir, também tem a opção de customizar seus ambientes com peças exclusivas para seu negócio.
O ambiente instagramável é ideal para o marketing!
As estratégias de marketing digital são essenciais para toda marca e contribuem para se aproximar do público de forma eficiente. É uma forma de ampliar os horizontes e atrair o consumidor por meio de metodologias segmentadas e com alto potencial de retorno.
Quando as estratégias de marketing estão alinhadas com o ambiente instagramável, as possibilidades para ter sucesso são ainda maiores. Afinal, são fatores que se complementam e as fotos serão atrativas para o desenvolvimento das campanhas de marketing digital.
Além disso, as estratégias direcionadas para as redes sociais também serão bem estruturadas, apresentando imagens perfeitas dos espaços. Sendo assim, é um investimento importante e faz toda a diferença no desempenho no mercado e nos níveis de vendas ao longo do ano.
Como você pode notar neste artigo, o ambiente instagramável é uma tendência forte e proporciona vantagens importantes para um negócio. Portanto, não deixe de considerar nossas dicas e investir em uma decoração incrível para turbinar seus resultados.
Gostou de saber tudo sobre o ambiente instagramável? Agora que viu ótimas informações, o que acha de continuar lendo conteúdos exclusivos? Não perca tempo, siga o perfil da Franco Bachot nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!