Conecte-se conosco

Gestão

Guia prático para tornar seu hotel sustentável

Você já ouviu falar sobre a tendência do hotel sustentável? Cada vez mais, existe a necessidade de compreender os anseios do público e atender às exigências do consumidor. Afinal, o mercado está aquecido, e as possibilidades de hospedagem por parte dos clientes são altas. Nesse sentido, ficar por dentro do que o mercado tem apostado e investir naquilo que faz sentido para seu público-alvo pode contribuir tanto para a lucratividade quanto para a imagem positiva de seu negócio.

Por essa razão, elaboramos este material para que você entenda o que é um hotel sustentável, quais são as principais vantagens de investir em um, além de conferir algumas dicas práticas para transformar seu espaço. Continue a leitura e saiba mais!

O que é sustentabilidade?

Antes de entender o conceito de hotel sustentável, é interessante falarmos sobre o tema da sustentabilidade. O que isso significa, afinal? Trata-se de uma preocupação ambiental em diversas vertentes. Seja no contexto pessoal, seja no contexto de um empreendimento. Porém, a interpretação não deve se resumir aos aspectos naturais de um espaço. Afinal, a sustentabilidade se firma em 3 pilares, entre os quais deve haver equilíbrio:

  • econômico: no aspecto econômico, os empreendimentos devem buscar continuamente medidas que ampliam sua eficiência e a rentabilidade, de modo a gerar emprego para a comunidade e utilizar de maneira correta o capital investido;
  • social: é preciso que as empresas se preocupem não apenas com o aspecto ambiental, mas também estejam atentas aos direitos humanos, de modo que sejam criados alicerces para um espaço com igualdade de oportunidades para as pessoas que frequentam ou trabalham no ambiente;
  • ambiental — por fim, no ambiental, é preciso que as estratégias concentrem esforços em preservar o meio onde a empresa está instalada, utilizando de maneira consciente os recursos naturais e orientando os hóspedes a fazerem o mesmo.

O que é um hotel sustentável?

Trata-se de um estabelecimento social e ambientalmente responsável, cujo objetivo é adaptar a infraestrutura para que os hóspedes tenham conforto, mas sem deixar de lado a economia de recursos naturais e o foco na redução da emissão de poluentes na atmosfera.

Para espaços em áreas rurais ou vizinhos a reservas de preservação, o empreendimento terá ainda como prioridade valorizar tanto a flora quanto a fauna regional. Ou seja, em espaços localizados em cidades cujo turismo natural é a principal fonte de renda, por exemplo, é essencial ter atenção a esses pontos e utilizar estratégias no dia a dia das equipes como um fator positivo que influencia a decisão dos hóspedes.

Sendo assim, se seu hotel for sustentável, você terá uma empresa que vai preservar a natureza, utilizar a água e a energia elétrica de formas conscientes, além de evitar o desperdício de materiais em diferentes espaços do estabelecimento.

Qual a importância de tornar o hotel sustentável?

Agora que você já sabe o que é sustentabilidade e como se aplica na hotelaria, apresentaremos mais detalhes sobre os benefícios de incluir uma agenda sustentável em seu empreendimento. Confira!

Competitividade

O primeiro tópico está relacionado à competitividade. Como sabemos, o mercado está novamente aquecido depois de um tempo em crise devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento. Nesse sentido, as pessoas são criteriosas no momento de buscar um espaço para se hospedarem.

Mais do que contar com um local que tenha diferenciais e conforto em sua estrutura, elas estão atentas às questões de sustentabilidade e ao modo como a gestão de hotel se comporta em sua comodidade e hospitalidade, uma vez que esse tipo de informação é facilmente encontrada na internet.

Também reflexo da pandemia, a conscientização ambiental é um aspecto muito valorizado pelas pessoas para qualquer contexto, seja na busca por um hotel ou na decisão de escolha de marcas de seu dia a dia. Nesse sentido, se você deseja ser competitivo perante o mercado e atrair mais pessoas para o seu local, é preciso ter atenção a esse ponto e alinhar-se com as novas exigências do consumidor.

Reputação

A reputação está intimamente ligada à competitividade. Sem reputação, não há como competir com outras empresas do mesmo segmento. Como falamos, especialmente para hotéis que estejam em uma comunidade cujos recursos naturais são a principal fonte de renda por meio de turismo, é fundamental haver consciência ambiental e agir em prol da manutenção desses recursos da forma como estão, contribuindo para que continuamente as pessoas retornem e encontrem a região da mesma forma que estava.

Porém, essa atenção não deve ser restrita apenas a esses locais. Conforme observamos, esse é um fator que já tem impacto na decisão de uma pessoa sobre onde se hospedar ou, até mesmo, para o seu consumo na rotina.

Além disso, devemos levar em consideração que as redes sociais e canais de reclamação têm muita força nos dias de hoje. Se não houver essa preocupação por parte do estabelecimento, as chances de ganhar comentários negativos são altas, o que influencia a decisão de futuros hóspedes que pesquisam alternativas no momento de viajar.

Motivação de profissionais

Quando abordamos sobre resultados e lucratividade na hotelaria, sempre nos referimos a estratégias de marketing, ações de fidelização e pesquisas de satisfação com o público. Porém, um aspecto constantemente deixado de lado, mas que também influencia muito o sucesso do negócio está relacionado à motivação e engajamento de colaboradores.

Afinal, pessoas engajadas tendem a realizar um atendimento melhor, o que impacta a imagem do estabelecimento. Também, elas permanecem por mais tempo no emprego (e devemos sempre levar em conta que contratações e demissões geram custos para a empresa).

Mas como a sustentabilidade impacta esse aspecto? É preciso que o estabelecimento envolva os colaboradores nas estratégias implementadas. As pessoas precisam identificar que o trabalho delas impacta algo maior e que elas contribuem diretamente para promover transformações na sociedade como um todo.

Melhorias nos processos

Por fim, devemos destacar melhorias no processo. Como vimos, é preciso que haja mudanças na estrutura do espaço para atender aos critérios de sustentabilidade e aproveitar os recursos naturais. Isso contribui para as mudanças de hábitos em diferentes frentes do estabelecimento e, consequentemente, em mudanças nos processos.

Como vamos ver mais à frente, são atitudes simples que contribuem de forma direta para que o local se torne sustentável e socialmente positivo para a comunidade. Seja na cozinha, seja na limpeza ou na contratação de fornecedores, a gestão vai observar excelentes transformações na rotina dos profissionais e das equipes.

Como tornar o hotel sustentável?

A seguir, trouxemos algumas dicas para transformar seu espaço em um hotel sustentável. Confira!

Reaproveitar recursos naturais

Como vimos ao longo do material, reaproveitar recursos naturais é uma excelente maneira para tornar o hotel sustentável. A água da chuva, por exemplo, pode ser utilizada para a limpeza de espaços comuns. Além disso, se houver jardins de grandes dimensões, pode ser captada para irrigar esses espaços, funcionando como a melhor alternativa de economia em períodos de alto volume pluvial.

Você vai promover diferenciais em dois sentidos: reduzir o desperdício de água potável, além de reduzir os custos do hotel.

Reduzir produtos descartáveis

Também é recomendado que haja a redução de produtos descartáveis. Na natureza, esse é um tipo de material que demora muitos anos para entrar em decomposição. Nesse sentido, quanto menos seu negócio descartar, melhor será para o meio ambiente. O ideal é oferecer em serviços de quarto talheres e copos reutilizáveis, bem como adotar nas vendas do bar produtos que utilizem menos plástico. Por exemplo, existe água para venda em recipientes de vidro.

Também é indicado que, para enviar pedidos para os hóspedes, não se utilize plástico para embrulhá-los. O ideal é que seja em papel próprio, encontrado facilmente em lojas para delivery. O uso de álcool em gel ainda é recomendado para evitar proliferação de diferentes tipos de doença: porém, é preciso que haja a preferência por recipientes recarregáveis em vez de plásticos.

São muitas as medidas que podem ser implementadas e que trazem um impacto significativo para o meio ambiente e, também, para as contas do estabelecimento.

Conscientizar profissionais do restaurante

No restaurante, é importante haver conscientização dos profissionais quanto ao desperdício de alimentos. Outras medidas também podem ser implementadas pela sua gestão com o mesmo objetivo, como:

  • contar com um cardápio que tenha ingredientes semelhantes, uma vez que um mesmo alimento poderá ser utilizado para diferentes pratos em um mesmo dia;
  • aproveitar todo o alimento em vez de jogá-lo fora, adotando medidas que possibilitem essa prática;
  • comprar alimentos imperfeitos, pois, além de serem mais baratos do que o habitual, facilmente podem ser utilizados em diferentes receitas;
  • ter cuidado com o armazenamento dos produtos, entendendo as boas práticas recomendadas pelos órgãos de vigilância sanitária e, também, certificando-se com frequência de que os equipamentos de refrigeração estão na temperatura indicada;
  • fazer continuamente controle de estoque e de reposição, entre outros.

Avaliar os cartões do quarto

Normalmente, os cartões dos quartos são feitos de plástico. Porém, já existem outros tipos de materiais que cumprem o mesmo objetivo e contam com um material que não provoca tantos danos ao meio ambiente. O PVC é um deles.

Escolher com cuidado os fornecedores

De nada adianta você ser um hotel sustentável se optar apenas por fornecedores que não tenham a mesma conscientização. Por essa razão, sempre que for buscar por uma empresa para oferecer produtos ao seu estabelecimento, opte por aqueles que também se preocupam com esses pontos.

Voltando aos produtos do restaurante, o ideal é que você dê preferência para a agricultura familiar. Além de contar com produtos que utilizam significativamente menos itens químicos, ajuda a fomentar a economia da comunidade. Ou seja, não apenas seu espaço vai ter lucratividade com períodos de alta demanda, mas a sociedade como um todo de sua região.

Adotar campanhas de conscientização também para os hóspedes

É importante, ainda, criar campanhas de conscientização para os hóspedes. Simples comunicados em locais estratégicos contribuem para haver mudança de postura. Verifique quais são os espaços mais pertinentes e como os comunicados importantes podem ser dispostos para aplicar essa estratégia.

Lembre-se de que esses informativos devem acompanhar a identidade visual de seu hotel, bem como utilize o tom de voz de acordo com o seu público para que gere identificação e a ação seja efetiva.

Escolher produtos de limpeza ecológicos

Por fim, indicamos escolher adequadamente os produtos de limpeza. O ideal é optar por aqueles que sejam ecologicamente sustentáveis. Há detergentes ecológicos, por exemplo, cuja fórmula prioriza ingredientes naturais, em vez de químicos.

Como bons móveis podem contribuir nesse sentido?

Como mencionamos acima, a escolha dos fornecedores deve ser uma preocupação para quem se preocupa em contar com um hotel ecologicamente sustentável. A escolha dos móveis não fica de fora. É preciso haver atenção especial no momento de escolher uma empresa que vá fornecer esses materiais para seu espaço.

O ideal é que você busque um fornecedor especialista no segmento. Assim, você contará com uma empresa que traga itens de qualidade e comodidade aos seus clientes. Para a escolha certa, leve em consideração:

  • entenda como será a experiência do cliente final ao utilizar esse produto: o ideal é que sejam materiais que ofereçam comodidade e que impactem a satisfação de seu hóspede;
  • escolha um estilo: é importante que seu hotel tenha um estilo que seja facilmente reconhecido pelos hóspedes e que isso influencie na decisão quando buscar por um empreendimento como o seu;
  • confiabilidade do fornecedor: da mesma forma que seus hóspedes utilizam a internet para encontrarem empreendimentos que sejam confiáveis e com valores semelhantes aos seus, também utilize a rede para encontrar empresas com credibilidade e que despertam a satisfação dos gestores.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre sustentabilidade no hotel, seus diferenciais e dicas para implementar na sua gestão. Se você deseja encontrar móveis que contribuam para esse impacto, o ideal é encontrar fornecedores especializados nesse segmento, que produzam materiais de qualidade e respeitem a opinião de seus clientes.

Para isso, entre em contato com a Franco Bachot, conheça mais sobre seus diferenciais e tire suas dúvidas sobre o seu trabalho!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend