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Gestão

7 tendências do mercado de food service para os próximos anos

  • por

    redação SCR
  • 31 de janeiro de 2023
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Os empreendedores dos mais variados segmentos enfrentam desafios para manter seus negócios ativos no mercado. O setor de alimentos sofreu um enorme impacto negativo com os prejuízos causados globalmente pela pandemia. Esse cenário de instabilidade econômica levou os gestores de bares e restaurantes a utilizarem a criatividade para manter as portas abertas ao público.

Os profissionais conseguiram reagir e recuperar as finanças abaladas no período de isolamento social ao criar tendências, ainda hoje em alta. Nos próximos meses, os gestores de food service continuarão investindo em inovações para atrair e fidelizar os clientes. Neste conteúdo, vamos falar sobre as novidades dessa área para que você possa implementar no seu restaurante.

Gostaria de conhecer as principais tendências do mercado de food service para realizar mudanças no seu negócio? Acompanhe a leitura!

1. Alimentação vegetariana e vegana

Uma parcela significativa da população brasileira se tornou vegetariana nos últimos tempos. Muitas pessoas deixaram de comer carne e aderiram às culinárias vegetariana e vegana, as quais atraem também onívoros e flexitarianos. Diante da demanda atual, é fundamental incluir nos cardápios opções que atendam a esses clientes com gostos peculiares, por exemplo:

  • arroz picante feito com iogurte natural, castanha de caju, grão de bico, pasta de curry, alho, espinafre e óleo de girassol;
  • pizza marguerita com molho de tomate, manjericão, alho, queijo muçarela e parmesão veganos, fatias de tomate e pimenta;
  • steaks de couve-flor com purê de ervilhas, páprica, pimenta, coentro, cebola, leite de soja e salsa;
  • risoto de cogumelos sem glúten com cebola, caldo de legumes, manteiga vegana, arroz, sal marinho e pimenta do reino;
  • macarrão de arroz integral com gergelim, gengibre, acelga chinesa, cebolinhas, molho de soja, pimentão vermelho e xarope bordô. 

Aposte em um menu atrativo que tenha por base alimentos orgânicos frescos capazes de substituir a carne, por exemplo, cogumelos e soja, além de vegetais de todos os tipos. Essa é uma ótima opção para quem atua no ramo de food service e deseja agradar os consumidores mais exigentes. Promova pratos veganos e também receitas para quem faz dietas.

Um restaurante vegetariano, por sua vez, pode usar como base alimentos preparados sem a inclusão de carnes. Há um público consideravelmente grande, adepto ao ovolactovegetarianismo e frutarianismo, que busca alimentações preparadas com queijo, ovos, mel, leite e seus derivados. Estão incluídos nessa categoria nozes, verduras, grãos, soja, tempeh, tofu e outras fontes de proteínas. 

2. Comfort foods

Comfort Food são alimentos que causam sensação de prazer ou proporcionam alívio emocional quando uma pessoa se encontra em situação de vulnerabilidade. A opção não está limitada a um tipo exclusivo de alimento, mas engloba um conceito que traz conforto ao público. Os sabores caseiros são os que mais trazem aconchego em datas comemorativas. Confira algumas opções:

  • galinhada;
  • caldo verde;
  • torta cremosa de palmito;
  • sopa de lentilha;
  • bolo de laranja com cobertura de chocolate;
  • bolo Romeu e Julieta.

Prepare pratos quentes, que exalem aromas fortes e que atraiam a atenção dos consumidores. Esses alimentos trazem bem-estar e geram sentimentos nostálgicos na maioria das pessoas que relembram a casa dos tios, avós e outros familiares por quem sentem afeto. Comfort Food é um termo da língua inglesa que significa algo como comida afetiva.

Essa tradução indica o objetivo desses pratos: trazer satisfação aos clientes. Desse modo, o conceito abarca uma série de alimentos que fazem parte da culinária das mais variadas regiões do Brasil. Nele está inserida a categoria das comidas típicas que ajudam a matar a saudade dos sabores tradicionais e a lembrar da terra natal, por exemplo.

3. Restaurantes ao ar livre

Após a pandemia, a maioria das pessoas procura restaurantes ao ar livre, por terem espaços bem ventilados e abertos que diminuem as chances de contaminação. Você pode aproveitar essa ideia para criar um espaço em seu estabelecimento colocando mesas e cadeiras fora do estabelecimento, ou abrindo janelas maiores para atrair o público. Observe algumas dicas:

  • providencie uma decoração simples que combine com o estilo do negócio;
  • considere os detalhes para que o espaço ao ar livre corresponda ao cardápio;
  • adicione alguns vasos de plantas e coloque grama sintética para cobrir o espaço ao ar livre;
  • combine objetos naturais, móveis de madeira, troncos de árvores, jardins e folhagens e fontes de água;
  • crie uma área verde com plantas nativas para intensificar o clima natural do restaurante;
  • cultive hortaliças e vegetais que farão parte dos pratos do estabelecimento para criar experiências únicas.

Modifique os espaços para que os consumidores se alimentem ao ar livre e tenham à disposição um local agradável. Coloque os móveis na área externa ou na cobertura e isso atrairá os frequentadores para permanecerem no local por mais tempo. Isso é importante para criar ambientes casuais e descontraídos, oferecer áreas que protejam da chuva ou sol.

Tenha cuidados com as plantas para que permaneçam saudáveis, afinal, elas são ornamentos que precisam ser podados e regados. Se desejar, pode montar jardins de pedras, esculturas e murais para essa área. Entretanto, é preciso fazer a manutenção, tendo em vista que o público que passa pelas ruas vai observar esses detalhes.

4. Take Away

Take Away é outra tendência cuja tradução dos termos quer dizer retirada no local. Essa alternativa traz vantagens para os clientes que economizam por não pagar taxa de entrega e não precisam ficar em filas para se alimentar. A opção é interessante para gestores de restaurantes que já trabalham com delivery e que desejam aumentar o número de suas vendas.

Um restaurante Take Away se refere ao modelo operacional que não exige o envio dos pedidos até o domicílio do solicitante. Essa tendência reúne a comodidade do drive-thru com a conveniência do delivery. Trata-se do resultado da reunião desses dois conceitos que gera excelentes resultados em cenários variados. Veja a seguir algumas sugestões:

  • planeje e organize a sua cozinha para conseguir atender aos pedidos com agilidade;
  • deixe na bancada somente os itens que serão utilizados para a embalagem dos alimentos que servirá para reter a temperatura;
  • invista em um refrigerador para manter um estoque dos materiais que serão usados na montagem dos pratos;
  • escolha o seu carro chefe ou o seu prato principal, que seja prático, acessível, rápido de executar e que indicará o rumo das operações do restaurante;
  • tenha um ambiente adequado para recepcionar e realizar as entregas que serão transportadas para outro local pelos clientes;
  • aposte em sofás, televisores, cadeiras confortáveis e wi-fi gratuito para o público que frequenta o espaço.

Prepare seus colaboradores para trabalharem com tranquilidade essa nova modalidade. Faça reuniões com o time, mantenha o diálogo e influencie todos os profissionais a atuarem conforme a cultura do negócio. A modalidade é nova, e talvez seja necessário treinar as pessoas para atenderem os clientes com excelência e aumentem a lucratividade do restaurante. 

5. Automatização do atendimento

O público atual exige rapidez e agilidade na entrega dos pedidos. Uma maneira eficaz para economizar tempo e evitar desperdícios é utilizar tecnologias de fast-food e automação de tarefas. Uma boa ideia é oferecer cardápios digitais e outras soluções capazes de diminuir os erros em pedidos para não frustrar os clientes.

A automação do atendimento é outra possibilidade que impacta de forma positiva as operações de um estabelecimento que serve alimentos. O gestor pode apostar em cardápios via QR Code, totens de autoatendimento, uso de smartphones ou tablets para registrar os pedidos do seu público. Abaixo, você pode conferir algumas estratégias valiosas:

  • use o aplicativo WhatsApp Business para criar a sua conta empresarial com o perfil do restaurante, informações sobre horários de atendimento, endereço etc;
  • adote o uso de chatbots que conseguem simular a interação humana e exercem diversas funções que agilizam o atendimento fornecendo um passo a passo;
  • disponibilize dispositivos móveis para os garçons ou atendentes para substituir a comanda manual e envia pedidos diretamente para a cozinha;
  • utilize comanda eletrônica numerada e oferece aos clientes o acesso a sua conta conforme os pedidos realizados.

Por fim, é essencial investir em um sistema de gestão especializado para restaurantes que consigam fazer a integração de todos os seus processos. Escolha um software elaborado especialmente para o seu tipo de estabelecimento para oferecer atendimento automatizado, dinâmico e eficiente de maneira que fique mais fácil superar a concorrência.

Os sistemas inteligentes de gerenciamento oferecem aos profissionais que trabalham nos restaurantes diversas informações qualificadas sobre o negócio. Um software, por exemplo, ajuda a ter maior controle sobre o fluxo e movimentação do caixa, monitoramento do estoque, visualização de contas a pagar e a receber, emissão de notas fiscais e muito mais.

6. Embalagens sustentáveis

As embalagens sustentáveis estão fazendo sucesso no setor que trabalha com alimentos, em todos os tipos e estilos de restaurantes, inclusive na modalidade de Food Service. Os consumidores estão preferindo esse tipo de produto por estarem preocupados com o meio ambiente, cada dia mais conscientes em decorrência dos problemas ambientais que estão surgindo.

Por isso, é interessante apostar em embalagens biodegradáveis, facilmente decompostas quando entram em contato com a natureza. Ao serem contaminadas por microorganismos presentes no ar, água e terra, desaparecem sem deixar resíduos sólidos. Verifique os custos para a realização de uma mudança nesse sentido e perceberá que os números se equilibram se você utilizar:

  • embalagens de fécula de mandioca, que servem para armazenar alimentos secos, são compostáveis e recicláveis;
  • embalagens de plástico de vegetais criadas com a biossíntese de carboidratos presentes no milho, cana-de-açúcar e óleos vegetais que são biodegradáveis;
  • embalagens de papel reciclado que servem para acondicionar os mais variados tipos de comida e conservar a sua temperatura.

A principal função das embalagens é proteger os utensílios e alimentos nas entregas feitas aos consumidores. Mostre ao público que você se importa com os ecossistemas naturais, adotando embalagens biocompatíveis, e perceberá o aumento progressivo no número de clientes. Elas são ótimas para entregar pratos quentes, alimentos crus ou cozidos, pizzas, entre outros.

Mas, antes de fazer as aquisições de embalagens, reflita sobre a opção de criar uma apresentação única que atraia os fregueses. Verifique se elas conseguem otimizar o espaço nos bagageiros dos entregadores e se exigem um sistema específico para o seu fechamento. Confira se o material é resistente às viagens mais longas e podem ser armazenadas com facilidade. 

7. Delivery rápido

Delivery rápido é outra proposta que pode fazer parte do seu negócio e que será amplamente utilizada nos próximos meses. Com essa possibilidade, o estabelecimento pode planejar entregas rápidas para pedidos efetuados offline ou online. Os sistemas tecnológicos focados em restaurantes estão em pleno desenvolvimento e consolidaram esse novo modelo.

O Delivery rápido faz sucesso por ser uma opção viável para os trabalhadores que atuam em home office e já estabeleceram rotinas dentro de suas próprias casas, por exemplo. A alternativa garante um bom retorno financeiro sem exigir novos investimentos em infraestrutura ou aquisição de novos equipamentos. Ela ajuda a enfrentar adversidades se tiverem uma operação bem estruturada. 

A modalidade Delivery rápido oferece aos gestores a possibilidade de trabalhar sem ter que abrir as portas do estabelecimento para a realização das refeições. É uma oportunidade excelente para períodos de distanciamento social que pode ser implementada para fortalecer os negócios tradicionais. Ela atende os clientes que não querem se deslocar para se alimentar e oferece os seguintes benefícios: 

  • ausência de pagamento de comissões aos garçons;
  • contato direto com o público alvo para melhorar a comunicação e fortalecer os relacionamentos;
  • facilidade para a criação de programas de fidelidade, promoções e benefícios exclusivos para clientes fiéis;
  • maior controle sobre as operações do negócio sendo que o gestor não depende de terceiros para conferir informações relevantes;
  • elevação do faturamento em curto prazo, em razão da necessidade de baixos investimentos e intensificação dos serviços;
  • favorecimento das estratégias de vendas mesmo sem ter um salão para disponibilizar ao público.

A alternativa Delivery rápido continuará sendo incrementado nos mais variados estilos de restaurantes. Um número elevado de consumidores de alimentos tem preferência por receber os pedidos em seu endereço em função da comodidade, economia de custos e de tempo. Aposte em um formato híbrido se o seu estabelecimento faz atendimento presencial.

Essas são as 7 tendências do mercado de food service para os próximos anos! Elas decorrem do avanço da tecnologia, da transformação digital e da criação de inovação tecnológica para esse setor. Se desejar, você pode fazer parcerias para alavancar o seu negócio, implantar novos projetos ou implementar soluções inovadoras que melhorem os resultados. 

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