Com grande parte da população brasileira e mundial vacinada, começamos a ver a luz no fim do túnel da Covid-19. Pouco a pouco, os comércios voltam a abrir e as pessoas vão ganhando confiança em voltar a circular pelas ruas.
No entanto, como era de se esperar, novos hábitos já foram incorporados pela população, que agora tem novas expectativas em relação aos locais que frequenta.
No caso dos restaurantes, a pressão da clientela é muito grande, pois, nesses locais, a exposição pessoal a riscos também é maior — já que as máscaras precisam ser tiradas para comer e beber, talheres e copos do estabelecimento devem ser higienizados e a aproximação de garçons e atendentes das mesas é certa. Assim, a necessidade de se sentir protegido e seguro cresce.
Diante de um cenário como esse, as equipes de bares e restaurantes precisam buscar novas formas de apresentar seus negócios e de passar segurança e confiabilidade aos seus clientes. É preciso que os consumidores acreditem no comprometimento da empresa com a sua segurança e possam observar os bons hábitos de higiene do local.
Neste conteúdo, você vai encontrar dicas para voltar com o restaurante, e informações sobre os novos contornos esperados para esse setor no Brasil pós-coronavírus. Boa leitura!
Quais foram os desafios gerados pela pandemia para os restaurantes?
O setor da gastronomia sofreu muito com os impactos da Covid-19 e com os desafios impostos pela pandemia. De acordo com uma pesquisa da Associação Nacional dos Restaurantes, quando comparados os faturamentos de março de 2021 aos de março de 2019 — ainda no período anterior a pandemia —, mais de 40%, dos 650 estabelecimentos ouvidos apresentaram redução de mais de 50% em suas vendas.
Dentre as maiores dificuldades para criar faturamento geradas pela crise, foram citadas na pesquisa:
- Horário limitado ou proibição de funcionamento e vagas limitadas para clientes, com excesso de protocolos a seguir, citada por 41% das empresas;
- Falta de renda do consumidor, citada por 28% das empresas;
- O negócio fica em um local onde o movimento de público não voltou (shopping, aeroporto, redondezas de escritórios, etc), citada por 18% das empresas;
- Falta de confiança dos consumidores para voltar a frequentar bares e restaurantes, citada por 13% das empresas.
Além disso, a mesma pesquisa ainda revela que 21% dos trabalhadores dos restaurantes ouvidos foram demitidos no período de pandemia. Tal informação torna explícito que os prejuízos desse cenário recaem não apenas para as empresas, mas para a população como um todo.
Os desafios a serem enfrentados são grandes, mas as empresas, tendo em vista as necessidades de seus clientes, vêm buscando soluções criativas para se sustentar e chegar ao fim da crise com pés no chão. É para ajudá-lo nesse processo que vamos apresentar dicas para voltar com o restaurante.
O que a pandemia trouxe como inovação e o que tende a permanecer?
A chegada da pandemia fez com que novas formas de ver e administrar empreendimentos gastronômicos surgissem. A crise fez, ainda, com que a entrada dos processos digitais no setor se acelerasse consideravelmente.
Uma das maiores mudanças foi, sem dúvida, o aumento nos pedidos de delivery e take away. Plataformas como o IFood e o WhatsApp têm sido as mais populares nesse cenário, sendo usadas por mais de 70% dos estabelecimentos participantes da pesquisa de abril/maio 2021 da Associação Nacional dos Restaurantes, e têm colaborado muito para o faturamento dos negócios. Essa tendência deve permanecer.
Por isso, muitas empresas vêm criando inovações para esses tipos de pedidos, como embalagens inteligentes e sustentáveis, capazes de manter a qualidade do produto até a entrega, e kits de refeições semipreparadas, cuja produção é finalizada pelo próprio cliente que, então, pode saborear uma comida mais fresca.
Soma-se a essa virtualização do contato com o cliente a demanda pelo fortalecimento da presença online dos restaurantes e bares, já que surge uma necessidade maior de encantar o cliente por meio de plataformas digitais e redes sociais, para garantir que ele chegue até o restaurante.
Também dentre as mudanças digitais trazidas estão os métodos de pagamento a distância — como, por exemplo, pagamentos via Pix ou com cartão por aproximação. Essa é uma facilidade que os negócios não devem mais abandonar, já que torna o processo de compra muito mais prático e seguro para o cliente e para os funcionários envolvidos nos pagamentos.
Outras mudanças dizem respeito à qualidade do ar. Os clientes agora estão apreensivos com ambientes fechados e buscam locais que ofereçam opções de mesas em locais abertos ou semiabertos, com boas condições de circulação de ar.
Sentar em locais abertos já era parte dos hábitos brasileiros antes e, com a crise, essa tendência ganha força mesmo após a pandemia e faz com que restaurantes criem novos ambientes externos, bonitos e confortáveis para atrair mais clientes.
Em relação à pureza do ar, diversos setores têm entrado em contato com a necessidade de manutenção preventiva e instalação de filtros de ar nos sistemas de ar-condicionado de seus estabelecimentos. Essas medidas são importantes para garantir a saúde dos clientes e dos funcionários do local, mesmo tendo em vista o fim da pandemia.
Além disso, é esperado que todo e qualquer estabelecimento comercial gastronômico tenha condições de higiene impecáveis. Isso inclui desde equipamentos de proteção individual para os funcionários (EPIs) e disponibilização de álcool gel para os clientes até instalação de pias no salão para que os clientes possam lavar as mãos com facilidade.
Como se preparar para voltar com o restaurante?
A volta do comércio traz esperança de que as coisas se estabilizem financeiramente para as empresas e que elas voltem a crescer. No entanto, as boas expectativas devem sempre vir acompanhadas de dedicada preparação. Para os restaurantes e bares, se preparar significa inovar!
Todas as áreas de funcionamento do estabelecimento devem estar renovadas e alinhadas com as novas tendências do mercado, desde o setor financeiro até a arquitetura e decoração do local.
O planejamento financeiro deve ser cuidadoso, já que existe a possibilidade do faturamento ser retomado lentamente e, para aguentar firme, é necessário conhecer bem seus gastos e recebimentos.
Os sistemas devem ser renovados, permitindo pagamentos com cartão a distância e Pix, que podem ajudar a evitar filas e, consequentemente, aglomerações. Também podem ser implementados sistemas de cardápios digitais para evitar ainda mais o contato físico.
Os funcionários devem estar treinados para lidar com a situação e preparados para utilizar os EPIs adequados, como máscaras e luvas, bem como os novos sistemas virtuais como cardápios digitais e pagamentos via Pix. Caso contrário, a mudança que deveria ser positiva pode afastar os clientes.
Além disso, uma das mais importantes dicas para voltar com o restaurante é adaptar o seu ambiente às novas formas do setor gastronômico. Para isso, é possível investir em novos ambientes externos e também renovar os ambientes internos.
As áreas de funcionários, como a cozinha, também devem ser planejadas para o momento, de forma a permitir eficiência e limpeza satisfatória. A grande chave da adaptação da cozinha é desenvolver formas mais adaptadas para os serviços de delivery e take away, criando maneiras práticas de entregar a comida da cozinha diretamente para as mãos dos entregadores ou clientes que fazem a retirada, sem que eles precisem entrar no local.
Como preparar o ambiente?
A preparação do ambiente deve ser feita tendo em vista as medidas de segurança sanitária, com um distanciamento maior entre mesas e cadeiras, corredores de entrada e saída mais amplos, disponibilidade de álcool gel e até mesmo instalação de novas pias para permitir e estimular que os clientes lavem as mãos com frequência.
É essencial criar mais espaços externos no seu restaurante! Como nem todo estabelecimento possui uma área externa, ou mesmo tendo em vista a maximização desses espaços, é possível utilizar vagas de estacionamento como espaços para mesas.
Na cidade de São Paulo, é comum encontrar os parklets, que são vagas de carros — algumas em estacionamentos privados, outras em vagas de rua autorizadas pela prefeitura — que se transformam em espaços onde mesas e cadeiras podem ser instalados, tornando-se parte do restaurante ou bar em questão. Como exemplo do uso de espaços públicos é possível citar o bar A Casa do Porco, de São Paulo, que utiliza vagas na rua e calçadas para realizar seu serviço.
Tenha em mente que é importante seguir as normas municipais, estaduais e federais aplicáveis, tanto no uso de espaços públicos quanto no que diz respeito à taxa de ocupação máxima do estabelecimento.
Renovar os móveis e o ambiente pode ser uma boa?
Ainda que cheios de preocupações, muitos clientes também estão ansiosos para a volta à vida fora de casa! Eles desejam criar momentos especiais com seus amigos e familiares e, portanto, vão buscar locais confortáveis e bonitos para apreciar ao máximo tais momentos.
Sendo assim, uma das dicas para voltar com o restaurante que mais pode colaborar na atração e no encanto dos clientes é a renovação dos móveis e ambientes do estabelecimento.
Busque criar ambientes confortáveis e visualmente atraentes para causar uma boa primeira impressão! Desenvolva um estilo para o seu espaço e crie uma atmosfera única que vai, junto com a qualidade da comida e da bebida, ser a chave para fidelizar os clientes.
Não se esqueça de que o seu restaurante precisa desenvolver uma boa presença digital nesse momento. Criar ambientes bonitos, tendo em vista a possibilidade de boas fotografias tiradas tanto pelos clientes quanto por você mesmo, podem fazer toda a diferença na divulgação virtual do seu negócio!
Na era digital, o desejo de compartilhar experiências faz parte da vida cotidiana das pessoas. Nesse sentido, os chamados espaços instagramáveis estão em alta, já que oferecem aos visitantes a chance de encantar o público deles.
É possível, por exemplo, criar um espaço decorado exclusivo para tirar fotos e, para completar, você pode incentivar o uso de uma hashtag da empresa!
Tendo em vista tudo isso, investir em móveis de qualidade pode ser muito importante para o seu restaurante! Os móveis, além de colaborarem para a beleza do espaço, vão propiciar conforto para os consumidores do local enquanto desfrutam de seus serviços, e isso é de extrema importância para que o cliente retorne e traga seus amigos e família.
Além disso, mesas e cadeiras de qualidade permitem que a limpeza adequada seja feita sem desgaste, oferecendo a durabilidade de que o seu negócio precisa.
Como escolher os móveis ideais para a área externa?
Sendo essencial para o momento investir em espaços externos, é preciso garantir a qualidade dos móveis destinados a essas áreas, afinal, eles estarão muito mais expostos a condições adversas — Sol, vento, chuva entre outras eventualidades — do que os móveis internos.
Alguns pontos que devem ser considerados na hora de escolher móveis externos são:
- durabilidade – afinal, você não quer ter que trocar os móveis depois de um período de chuvas;
- funcionalidade – os móveis devem atender às necessidades de seus clientes e do seu estabelecimento – se os pratos servidos no seu restaurante são grandes, não adianta escolher mesas pequenas demais que não oferecerão conforto aos consumidores durante as refeições;
- tendências – observe o mercado e a concorrência e avalie o que pode ser bom para o seu restaurante;
- estilo – não se esqueça de criar um estilo próprio para deixar a sua marca na experiência dos seus clientes.
Atente-se aos cuidados necessários com a higiene — como produtos com os quais as mesas precisam ser limpas — e escolha os materiais da mobília com isso em mente.
Qual é a importância de se preparar para essa volta?
É preciso compreender a significância do momento para conhecer o valor de estar preparado para a volta do comércio gastronômico.
Nossa sociedade acaba de passar por um dos momentos mais difíceis do século! Tanto no que diz respeito aos negócios e a economia, quanto no que diz respeito às esferas pública e social e, principalmente, privada e familiar. Muito se perdeu desde o início da pandemia.
Finalmente estamos aptos a retornar ao mundo e o desejo de grande parte das pessoas é poder reconstruir suas vidas e criar momentos felizes.
Quando o seu negócio reabrir as portas, ele pode se tornar parte de tais momentos e isso deve ser positivo e trazer prosperidade a todos os envolvidos. Dê ao seu trabalho e ao seu espaço o valor, o respeito e os cuidados que ele e seus clientes merecem!
Como a Franco Bachot pode ajudar?
Os móveis da Franco Bachot têm potencial para oferecer durabilidade e beleza ao seu espaço, além de conforto e segurança para seus clientes e funcionários.
A empresa possui uma linha exclusiva de mobiliário para ambientes externos, que vão garantir a qualidade que você espera após o seu investimento! As matérias-primas dos móveis da Franco Bachot são de alta resistência, capazes de perdurar mesmo com as intempéries.
Além disso, o tingimento e o tratamento natural em Stain da madeira oferecem um ótimo acabamento e barreira contra umidade (hidrorrepelência), com design robusto e moderno, mas sem perder a sutileza nos acabamentos e execução das peças.
Se você gostou dessas dicas para voltar com o restaurante e quer conhecer mais a Franco Bachot e seus produtos, entre em contato e tire todas as suas dúvidas!