Você já percebeu que os restaurantes ecológicos estão em alta? Os consumidores estão cada vez mais conscientes e valorizam empresas que adotam práticas sustentáveis. Portanto, para suprir as expectativas dos clientes nesse sentido, você precisa entender e aplicar o conceito de marketing verde no seu restaurante.
O objetivo da estratégia é evidenciar a postura que a empresa tem em relação à preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento econômico e à responsabilidade social. Isso garante vantagem competitiva ao seu negócio, melhora a imagem da marca e atrai mais clientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e conheça melhor o conceito de marketing verde e como ele pode impactar positivamente um restaurante.
Afinal, o que é marketing verde?
Fazer marketing verde significa vender a imagem de que o seu restaurante tem consciência socioambiental. Nesse contexto, vale explicar também o conceito de sustentabilidade, pois isso vai além da preservação do meio ambiente.
Ser sustentável é promover o desenvolvimento da economia preservando os recursos naturais a fim de garantir condições de vida para as futuras gerações. Ou seja, a sustentabilidade também diz respeito a responsabilidade econômica e social.
Isso quer dizer que além de ser ecológico, um restaurante verde também precisa ser socialmente justo, gerar empregos, oferecer condições de trabalho dignas e contribuir para o desenvolvimento econômico da região. Se um estabelecimento reduz o consumo de descartáveis, por exemplo, mas por outro lado, desrespeita a lei de acessibilidade, ele não é sustentável.
Quais são as vantagens de utilizar o marketing verde em restaurantes?
O marketing verde ganhou destaque por uma pressão dos próprios clientes. Afinal de contas, eles estão cada vez mais conscientes de que as suas escolhas de consumo geram impactos no meio ambiente e na sociedade. É por isso que os consumidores passaram a cobrar uma postura responsável das empresas.
De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, os clientes privilegiam negócios sustentáveis. Segundo o levantamento:
- 86% dos consumidores se preocupam com as práticas sustentáveis das empresas — 33% se preocupam muito, 53% se preocupam pelo menos um pouco e apenas 9% não se preocupam nada com o tema;
- 58% dos clientes deixariam de fazer uma compra se soubessem que o negócio está envolvido com trabalho escravo;
- 52% deles deixariam de consumir de empresas que poluem o meio ambiente.
Esses dados mostram que investir no marketing verde é benéfico para o seu restaurante. Ao adotar atitudes social e ambientalmente responsáveis, é possível:
- garantir imagem positiva para o restaurante;
- aumentar a credibilidade;
- ganhar diferencial competitivo;
- reduzir custos;
- atrair mais clientes e fidelizá-los.
Como aplicar o conceito de marketing verde em restaurantes?
Tudo começa com o planejamento. Até porque transformar um restaurante comum em um estabelecimento sustentável pode exigir uma mudança profunda na infraestrutura, no cardápio, na forma de fazer compras etc.
Utensílios velhos, por exemplo, costumam consumir muita energia. Para adequar a empresa aos novos moldes, pode ser necessário trocá-los por equipamentos de maior eficiência energética. Ou seja, de início, você vai precisar investir. No entanto, isso significa economia para o futuro.
Veja, a seguir, mais algumas dicas para aplicar o marketing verde em bares e restaurantes.
Substitua os canudos de plástico pelos reutilizáveis
Depois que viralizou na internet um vídeo em que biólogos retiravam um canudo do nariz de uma tartaruga, o item virou polêmica e passou a ser malvisto pelos clientes. E não poderia ser diferente: além de poluir mares e oceanos, o material demora mais de 200 anos para se decompor na natureza e põe em risco a vida de animais marinhos.
Por isso, substitua os produtos de plástico pelos reutilizáveis. Existem canudos de vidro ou de inox que podem ser higienizados após o uso — assim como copos, pratos e talheres — e utilizados novamente. Agora, se os itens descartáveis forem indispensáveis para o seu restaurante, opte pelos canudos comestíveis ou de papel biodegradável.
Utilize embalagens recicláveis
A lógica das embalagens descartáveis segue a mesma dos canudos plásticos: depois de utilizadas elas viram lixo e demoram séculos para se decomporem no meio ambiente. Portanto, o ideal é trocar as sacolas plásticas, os recipientes de plástico e os de isopor pelas embalagens retornáveis, de material biodegradável ou recicláveis.
Escolha bem os seus fornecedores
Todos os parceiros da cadeia produtiva também precisam adotar práticas sustentáveis. Se você comprar mobília proveniente de madeira ilegal, por exemplo, não estará fazendo marketing verde.
Sendo assim, investigue a reputação de todos os seus fornecedores e dê preferência para empresas verdes. Outra atitude recomendada é escolher produtores locais para adquirir insumos. Com isso, você garante produtos mais frescos, ajuda a desenvolver a economia da região e contribui para redução dos danos ambientais causados pelo transporte.
Adote práticas sustentáveis na cozinha
Diminuir o desperdício no restaurante é uma dica de ouro. Além de evitar que o negócio tenha prejuízos com essas perdas, a estratégia minimiza os impactos negativos que o lixo causa no meio ambiente.
Portanto, tenha atenção com o armazenamento dos insumos, faça um bom dimensionamento de estoque e procure aproveitar os alimentos integralmente — ossos, talos, cascas, sementes etc. Muitas vezes, é necessário até rever o cardápio a fim de otimizar esse processo. Afinal de contas, pratos pouco requisitados obrigam o restaurante a manter no estoque matérias-primas que podem não ser utilizadas antes do vencimento.
Além disso, é importante dar a destinação correta ao lixo. Resíduos orgânicos (restos de comida), por exemplo, são transformados em adubo por meio da compostagem. O óleo de cozinha usado vira sabão, tinta e biodiesel. Já os resíduos sólidos (papel, garrafas pet, vidro, alumínio etc) devem ser dirigidos a cooperativas de reciclagem.
Garanta boas condições de trabalho aos funcionários
Preocupar-se com a qualidade de vida dos funcionários faz parte da estratégia de marketing verde. Além de ser uma atitude valorizada pelos clientes, essa é uma forma de aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores. Em vista disso, ofereça condições justas de trabalho, como:
- ambiente seguro;
- uniformes confortáveis;
- intervalos regulares para descanso;
- treinamentos;
- remuneração compatível com a do mercado;
- benefícios como plano de saúde, cesta básica, auxílio-creche, entre outros.
Aplicar o conceito de marketing verde em restaurantes é uma necessidade. O público com consciência ecológica está crescendo e a sustentabilidade garantirá uma vantagem competitiva para o seu negócio.
Gostou do conteúdo? Quer conhecer mais algumas táticas para conquistar os consumidores? Então, leia também este artigo que ajudará a tornar a experiência do seu cliente inesquecível!