
Os restaurantes self-service, expressão que traduzida para o português significa serviço próprio ou autosserviço, nos quais os alimentos ficam expostos em balcões e as pessoas podem se servir sozinhas, são um verdadeiro sucesso. No Brasil, esses estabelecimentos também são conhecidos como restaurantes a quilo, tendo em vista que as pessoas montam seu próprio prato e este é pesado ao final, gerando o valor a ser pago.
Os alimentos são disponibilizados de maneira organizada e decorada, a fim de que os clientes sintam prazer em comer. Logo, o cardápio para restaurante self-service é extremamente importante, já que as pessoas podem saber o que será servido no estabelecimento nos próximos dias.
Deseja saber mais sobre o cardápio para restaurante self-service? Continue a leitura!
Qual é a importância de investir na experiência dos clientes?
O tipo de negócio dos restaurantes self-service tem como ponto alto a variedade de pratos servidos. Oferecer salada, carne, arroz, feijão e muitos outros itens, como grelhados, massas, caldos, além de comidas especiais, faz toda a diferença na hora de fidelizar os clientes.
Os diferentes pratos são fundamentais para que os consumidores tenham uma boa experiência no local. Consequentemente, essas pessoas irão se fidelizar, pois, como a variedade é grande, certamente haverá algum alimento que irá agradar seu paladar.
Mas, para que todos possam ter acesso aos alimentos que serão servidos todos os dias da semana, o ideal é montar um cardápio. O cliente se sentirá feliz por ter acesso a essas informações e o dono do negócio poderá decidir antecipadamente o que vai servir em determinado dia, o que é fator predominante para que o cozinheiro e auxiliares possam se preparar para fazer os pratos escolhidos.
Como montar um cardápio para restaurante self-service e quais são as melhores dicas?
É possível montar diferentes cardápios, utilizá-los fixamente e, até mesmo, trocar a cada 15 ou 20 dias. Este método auxilia na programação de todos, afinal, você saberá o que será servido na semana ou nos dias escolhidos, facilitando a vida dos clientes e dos funcionários.
Algumas pessoas possuem dúvidas referentes ao cardápio ou a como torná-lo atrativo para os clientes. Então, abaixo, vamos ajudar a montar o cardápio perfeito. Confira nossas dicas!
1. Variar alimentos
Uma sugestão para elaborar um bom cardápio para restaurante self-service é optar pela variedade de alimentos semanalmente. Ou seja, investir em saladas, cereais, carnes, grãos, legumes, massas, verduras, dentre outras opções que deverão fazer parte do cardápio semanal.
2. Planejar o layout do cardápio
Montar um cardápio de restaurante pode parecer um mero detalhe, mas saiba que essa é uma tarefa importantíssima para o bom andamento dos negócios, principalmente para quem atua no ramo alimentício. Para que o menu seja montado corretamente é necessário planejar o seu layout.
As imagens a serem inseridas devem ser atrativas e devem ser disponibilizadas em ordem, para que as pessoas entendam em que dia será servido determinado alimento.
Pense com calma e comece a montar um esboço com os dados que você deseja para o cardápio do seu restaurante. Descreva as datas e os pratos a serem servidos, juntamente às imagens dos alimentos.
3. Listar informações como ingredientes e preços dos pratos
Algo que pode ser acrescentado em seu cardápio é a informação de quais são os ingredientes principais de cada prato. Destaque os temperos e os itens que oferecem diferencial para a comida a ser servida. Não deixe de informar qual é o preço do quilo dos alimentos ou o preço final do prato após estar servido.
É interessante informar quais serão os aperitivos cortesia e as sobremesas que podem ser saboreadas após a refeição. Tais itens devem ser analisados com calma e podem ser pedaços de frutas, minidoces ou compotas. Estes devem ser escolhidos com cautela, uma vez que alguns deles podem estimular o cliente a pedir alguma bebida, o que irá gerar ainda mais lucros ao seu restaurante.
4. Definir o menu
Considerado um marketing muito influente, o cardápio é uns dos pontos principais do estabelecimento. Ele está ligado diretamente a todas as operações dentro de um restaurante, ou seja, da gerência até a cozinha.
Ao estabelecer um menu, é necessário entender que ele possui influência em alguns pontos dentro do restaurante, por exemplo:
- nos materiais e equipamentos: quando você possui uma perspectiva de números de clientes e do cardápio que será servido, a escolha dos produtos necessários tanto na cozinha quanto nas demais áreas ficará mais prática. Podemos utilizar como exemplo, um restaurante especialista em carnes, que precisará de instrumentos próprios para assar, grelhar ou manusear o alimento;
- no orçamento e nas compras: ao definir um cardápio, será possível saber quais produtos e alimentos deverão ser comprados, assim como suas quantidades. Porém, é preciso atentar ao prazo de validade e ao armazenamento correto;
- no marketing: é possível utilizar os próprios produtos do menu para alavancar o conceito do seu estabelecimento. Afinal, por meio do cardápio pode-se investir em métodos de design para o local e desenvolver campanhas de divulgação;
- nos treinamentos e nos colaboradores: quando se estabelece um cardápio, é possível se programar quanto ao número de funcionários necessários e treiná-los para efetuarem um bom atendimento.
Uma dica importante é que na hora de empregar o chef/cozinheiro, este deverá ser informado sobre o cardápio antes mesmo de ser contratado, visto que ele poderá não ter experiência com os alimentos que deseja servir. Sendo assim, atente a mais este detalhe.
5. Considere sua infraestrutura na hora de definir os pratos
Para montar o cardápio dos sonhos, pense na infraestrutura de seu negócio. Caso a decoração do local seja um estilo mais retrô, opte por um cardápio que lembre os tempos de antigamente e cause nostalgia em seus clientes. Quem não gosta de relembrar bons tempos? Aposte em imagens sofisticadas, mas que contenham detalhes que lembram a comida da vovó.
Já se o local tiver mesas e cadeiras mais modernas, monte um cardápio com alimentos mais voltados ao público com paladar mais sofisticado. Escolha alimentos que combinem diferentes decorações, como é o caso das esculturas de vegetais.
6. Avalie o perfil do público
Para definir o perfil do seu público-alvo são necessárias pesquisas que cercam fatores demográficos e comportamentais. Elas servem para apontar as características que as pessoas têm em comum, o que auxilia no direcionamento do objetivo do seu empreendimento.
Algumas das informações mais utilizadas são: faixa etária, sexo, profissão, endereço, preferências alimentares, entre outras. Sendo assim, faça uma análise e defina quais são os consumidores que mais irão frequentar o local e monte um menu que os agrade.
Seguir nossas dicas para montar seu cardápio para restaurante self- service auxilia seu estabelecimento a alcançar o sucesso com a clientela. Portanto, não deixe de usar ideias inovadoras para elaborar o menu do seu empreendimento e garanta mais lucros para o seu negócio.
Gostou do nosso post? Assine nossa newsletter e receba em sua caixa de entrada mais informações referentes a este tema e a muitos outros assuntos!
