Você sabe como evitar o desperdício de alimentos no restaurante? Essa é uma prática essencial para qualquer negócio do ramo alimentício. Além de reduzir custos, essa é uma prática de consciência social e ambiental que deve ser levada em conta pelos profissionais.
Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pela ONU, o Brasil desperdiça anualmente cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos. A estimativa é de que o desperdício está concentrado no manuseio, nas centrais de abastecimento e no transporte.
Quando fazemos a nossa parte, contribuímos para que esses números sejam menos preocupantes, além, é claro, de essa estratégia trazer impactos diretos para a saúde financeira do seu negócio. Neste material, a gente traz algumas dicas práticas que podem ser implementadas pela sua equipe. Confira!
1. Monte um cardápio com ingredientes semelhantes
O primeiro passo para evitar o desperdício de alimentos no restaurante está relacionado às escolhas do cardápio. Antes de mais nada, é interessante ter em mente que o cardápio deve ser pensado de forma estratégica. Claro, inicialmente há a necessidade de identificar o perfil do seu estabelecimento, entender quais são os pratos mais indicados para o seu público e analisá-los frequentemente para promover possíveis mudanças.
Ainda assim, também é importante que haja um estudo sobre quais ingredientes são utilizados durante a montagem dos pratos principais, isso porque o ideal é que eles sejam parecidos. Dessa forma, se você retirar certa quantidade de alimento do refrigerador para fazer um prato e ela não for completamente utilizada, ainda há a possibilidade de utilizá-la em outro pedido.
Quando você utiliza uma menor variedade de ingredientes, há também o ganho significativo de tempo no momento das compras, uma vez que não é preciso fazer buscas por uma lista com muitos itens.
2. Aproveite todo o alimento
Outra sugestão que pode ser implementada em sua cozinha é para aproveitar todo o alimento. Essa prática, naturalmente, vai reduzir aquela quantidade de sobras que vai parar no lixo. Muitas vezes, é comum que a receita peça apenas uma quantidade específica, porém o indicado é utilizar o ingrediente mesmo que for para dar mais sabor ao prato.
Também indicamos que você pegue alimentos perecíveis, separe-os nas quantidades exatas das principais receitas e congele-os. Dessa forma, sempre que for necessário fazer o prato em questão, basta descongelar a quantidade certa para aquela demanda.
3. Conscientize a equipe
Não podemos deixar de lado a importância de conscientizar a equipe sobre a necessidade de evitar o desperdício de alimentos. Para isso, faça treinamentos periódicos com o seu time, entenda se toda a equipe realmente está por dentro do passo a passo das receitas e da quantidade exata necessária de ingredientes para cada um dos pratos, além de reconhecer aquelas pessoas que conseguiram reduzir o desperdício (uma vez que isso vai estimular toda a cozinha a seguir com as boas práticas).
Independentemente de qual seja a estratégia adotada, ela só será efetiva se as pessoas se identificarem com a proposta. Portanto, não deixe de coletar feedbacks das pessoas e entender o que elas consideraram pertinente na ação elaborada, além de verificar o que pode ser aperfeiçoado para maior adesão do time.
4. Faça o controle do estoque
Contar com o controle de estoque no restaurante vai trazer ganhos que vão além de evitar o desperdício de alimentos. Quando há um entendimento sobre as mercadorias presentes em seu espaço e essa gestão é feita por meio de um sistema automatizado, o negócio usufruirá dos seguintes diferenciais:
- possibilidade de a gestão poder focar em questões mais estratégicas e menos operacionais;
- redução de custos, uma vez que o desperdício impacta na saúde financeira da empresa;
- redução de erros, especialmente quando levamos em consideração o planejamento e a execução das compras;
- oportunidade de fazer um controle do estoque em tempo real, aumentando a segurança no que diz respeito aos produtos disponíveis.
Para realizar esse controle de estoque de forma mais efetiva, sugerimos o seguinte passo a passo:
- organize todos os produtos de seu negócio, tendo um espaço específico para os principais ingredientes dos pratos com maior saída;
- quebre o processo em fases, de modo que tenha pessoas responsáveis pelo planejamento e execução da compra, que tenha pessoas específicas para a verificação em tempo real, entre outros pontos;
- realize a contagem do estoque diariamente, principalmente dos ingredientes principais de seu restaurante.
5. Entenda a razão das sobras no restaurante
Também recomendamos que você faça uma análise para identificar a razão das sobras no restaurante. Muitas vezes, a sua equipe já está consciente dessa importância e, inclusive, já implementou mudanças na execução das demandas para evitar esse gargalo. Porém, constantemente há sobras de comidas nos pratos dos clientes, o que leva a considerar alguns pontos:
- A quantidade oferecida realmente é a necessária para as pessoas?
- Oferecer o mesmo prato mas em quantidades diferentes (pequeno, médio ou grande, por exemplo) poderia reduzir o desperdício, uma vez que a pessoa poderia solicitar o prato de acordo com o que consegue comer?
- O tempero realmente está sendo o suficiente para a montagem daquele prato?
Nesse sentido, você pode fazer alguns testes. O primeiro deles, claro, é o de oferecer o mesmo prato em diferentes tamanhos. Em seguida, faça uma pesquisa de satisfação (pós-venda) junto ao seu público. Afinal, a equipe pode estar pesando na execução (com muito tempero, muita pimenta etc.) e contribuindo para as sobras dos clientes. Depois de todo esse diagnóstico, estude melhorias e implemente-as, analisando continuamente quais foram os impactos no desperdício.
Esse tipo de estratégia contribui não apenas para evitar que alimentos bons sejam jogados no lixo, como também orienta todo o time a executar pratos de ainda mais qualidade para o seu público, fidelizando a clientela.
Neste material, você pôde conferir como evitar o desperdício de alimentos com algumas dicas práticas. Ao adotar essas estratégias em seu negócio, você terá a oportunidade de identificar possíveis gargalos em sua cozinha, além de melhorar a lucratividade e, também, aumentar o interesse de seus clientes pelos alimentos, uma vez que até mesmo pesquisas podem ser feitas nesse processo.
Se você gostou dessas dicas e está interessado em estratégias para fidelizar ainda mais o seu público, continue no blog e entenda como aumentar a avaliação online de seu restaurante.