
Um atendimento de excelência é importante para fidelizar os clientes do hotel e aumentar o número de reservas. Por essa razão, o trabalho de um recepcionista de hotel deve ser realizado da melhor maneira possível, afinal, na maioria das vezes, a primeira impressão é a que fica gravada na mente dos clientes.
Os profissionais da área precisam ser cordiais e muito bem treinados para realizar um bom trabalho. É necessário estar em constante atualização para que os recepcionistas possam exercer a função de maneira eficiente. Neste post, iremos abordar questões relacionadas às qualidades de um bom profissional dessa área.
Quer saber quais as qualidades que um recepcionista de hotel deve ter? Continue a leitura!
Quais são as habilidades que o recepcionista deve ter?
Os recepcionistas terão as funções de receber os hóspedes, encaminhar as pessoas aos seus quartos, organizar a rotina do local e lidar com os problemas. Por essas e muitas outras razões, eles precisam desempenhar seus trabalhos com tranquilidade e transmitir aos clientes a sensação de confiança, para que eles possam se sentir despreocupados. Veja abaixo quais são as maiores qualidades de um bom recepcionista!
Empatia
Ter empatia para com as pessoas é uma das maiores aptidões que um desses profissionais deve ter. Isso, em razão do fato de que em seus desafios diários está a necessidade de lidar com os sentimentos dos hóspedes, que podem chegar à recepção estressados, felizes ou tristes por algum motivo. Nesses momentos, é preciso saber lidar com as pessoas e demonstrar que está ali para ajudar.
Agilidade
Para trabalhar de recepcionista é preciso ser ágil. Várias informações podem chegar ao mesmo tempo para a profissional e, inclusive, muitos afazeres podem ser solicitados. As recepcionistas precisam ser rápidas em suas ações para sanar as dúvidas e para fazer o que é preciso para acomodar e atender bem a todos os hóspedes.
Organização
A organização é fundamental para que o profissional possa lidar com todas as demandas do local. Um sistema de gestão pode auxiliar nessa parte, pois com os dados lançados nele, é mais fácil encontrar as informações que necessita. E, para os lugares que ainda trabalham com papéis, é possível ter os arquivos.
Capacidade de lidar com a tecnologia
A tecnologia tem avançado cada vez mais e os recepcionistas precisam estar habituadas ao seu uso, para que seu trabalho seja facilitado e as pessoas possam ter maior conforto durante a estadia. As TVs, as travas das portas e o ar-condicionado devem ser ofertados para as pessoas e os recepcionistas precisam saber como funcionam esses itens, a fim de orientar os clientes. Outro ponto relevante é saber como disponibilizar aos hóspedes a senha do Wi-Fi e ajudar na conexão.
Paciência
A paciência é uma virtude e a educação e respeito devem andar lado a lado com essa qualidade. Um bom recepcionista deve saber lidar de forma amigável com todas as situações diárias. Todos os cumprimentos, sejam de bom dia ou de um simples até logo, fazem toda a diferença e transmitem sensação de importância para os clientes.
Então, para que as recepcionistas de hotel de seu estabelecimento sejam as melhores da região, ajude-as a desenvolver suas habilidades por meio de treinamentos, orientações, palestras e cursos. Dessa forma, a recepção do seu empreendimento será um verdadeiro sucesso e as pessoas vão querer voltar ao local para ficarem mais dias hospedadas.
Gostou do nosso post? Assine nossa newsletter e receba na caixa de entrada de seu e-mail outros conteúdos interessantes que temos para compartilhar com você!
