Após a pandemia da COVID-19, o mundo teve que se adaptar a uma nova realidade de menos aglomeração, mais assepsia e protocolos sanitários. O vírus, altamente contagioso e mortal para algumas pessoas, deixou todos muito assustados e medidas drásticas como a do isolamento social foram adotadas.
A maneira de as pessoas viverem mudou tanto que empresas do mundo inteiro sentiram os impactos. No ramo de hospedagens, não foi diferente. Muitos cidadãos começaram a optar por não se hospedarem em hotéis e pousadas, por receio. Mas, agora, com as vacinas já desenvolvidas e sendo administradas para a população, o ramo da hotelaria voltou a ser procurado e estão surgindo novas tendências hotelaria.
Quer saber mais sobre as novas tendências para a hotelaria? Continue a leitura!
Quais são as principais tendências para os próximos anos na área da hotelaria?
Em decorrência da pandemia, muitos hotéis ficaram sem hóspedes por um longo tempo. Após a reabertura, decretos públicos foram sancionados com regras para evitar a disseminação do vírus, o que exigiu dos estabelecimentos aderir a diversas soluções para garantir a segurança de todos os clientes e colaboradores.
Um exemplo é a opção das refeições serem oferecidas por delivery, o que inclui até mesmo o café da manhã. Com isso, um novo conceito vem ganhando força aqui no Brasil e ele pode ser chamado de “revenge travel”, que pode ser traduzido como “viagem da desforra”, o que poderá disparar a procura por hotéis nos próximos anos.
Para driblar a baixa lucratividade ocorrida durante o período de lockdown, os hotéis adotaram algumas soluções que atraíram clientes que talvez não se hospedariam antes dessas mudanças. Muitas pessoas viram que não é necessário ir muito longe para aproveitar um hotel, às vezes, em sua própria cidade possuem locais em que é possível relaxar e apreciar uma folga.
Veja, então, como os hotéis estão se posicionando nesta nova realidade do seu mercado.
1. Maior foco na hospitalidade
Como o perfil do público mudou drasticamente, a hospitalidade que antes era realizada quase sempre presencialmente, agora pode ser feita de outras formas. Surgiram novidades tecnológicas que são capazes de auxiliar os gestores e empreendedores nessa tarefa. Entre as inovações estão:
- utilização de quiosques;
- aplicativos para fazer o check-in virtual;
- QR codes para pagar as refeições;
- chats para sanar dúvidas;
- uso dos keyless, que nada mais são do que um sistema de entrada inteligente, que possui uma trava eletrônica que controla o acesso de pessoas.
Nós, seres humanos, temos a necessidade de nos conectar com outras pessoas, e a tecnologia faz tudo ser possível com apenas alguns cliques. Portanto, o ideal é focar nas inovações e disponibilizar várias opções no hotel, para que as pessoas possam optar pela que mais lhes agrada.
2. Adaptar cômodos para o home office
Conforme citado anteriormente, as mudanças causadas pela pandemia geraram diversas transformações, principalmente na rotina das pessoas. O home office tornou-se comum entre os colaboradores de muitas empresas e, diante disso, alguns hotéis adaptaram seus espaços, criando ambientes agradáveis para a execução do home office.
Locais que, durante a pandemia, ficaram vazios em razão do cancelamento de eventos foram modificados e passaram a ser grandes estruturas para quem está hospedado e necessita executar o home office ou até mesmo o homeschooling.
3. Estadias mais longas
As estadias mais prolongadas passaram a fazer parte do dia a dia dos viajantes, que antes faziam viagens rápidas e sem muito repouso. Tal termo é conhecido como “extended stays”, que traduzido significa “estadias prolongadas”. Isso tudo, porque muitos perceberam que suas vidas podem acabar de repente e, por essa razão, desejam aproveitar mais o hotel onde estão hospedados.
Dessa forma, todos podem retornar aos seus lares com calma, o que, além de ser bom para os donos dos hotéis, ainda evita que aconteçam acidentes indesejados. Por essa razão, os gestores do ramo da hotelaria podem oferecer como um diferencial pacotes promocionais com mais dias de hospedagem.
4. Maior uso dos espaços abertos
Ambientes ao ar livre estão sendo cada vez mais procurados, seja em restaurantes, seja em bares, como também em pousadas e hotéis. Em razão de quererem ter mais saúde, muitas pessoas estão à procura de locais que forneçam serviços e atividades nas quais tenham contato com a natureza e ar livre. Logo, os locais precisam se adaptar a este novo conceito que tende a crescer cada dia mais.
Oferecer locais para refeições ao ar livre é uma ótima opção e um grande diferencial que poderá aumentar a busca pelo seu empreendimento. Além de evitar o contato em local fechado, esta conexão com a natureza transmite uma sensação de tranquilidade e bem-estar, afinal, quem não adoraria escapar dos problemas do dia a dia? Sair de um escritório fechado e aproveitar com a família ou, até mesmo, estar sozinho em um local que lhe transmita paz pode fazer toda a diferença.
Quais são os benefícios de se adaptar a essas novidades e implantar essas mudanças no negócio?
As mudanças nas tendências no ramo da hotelaria vêm sendo muito aderidas e tornaram-se um fator-chave para atrair mais clientes aos hotéis. Afinal, hoje em dia, a maioria das pessoas evita locais que possuem objetos compartilhados ou áreas com grande aglomeração. Porém, quem deseja fazer o uso desses espaços pode ficar tranquilo, pois todos os locais aderiram a medidas de segurança e saúde. Com isso, alguns benefícios podem ser observados, por exemplo:
- aumento do número de reservas;
- melhora na experiência dos clientes, resultando em uma imagem positiva;
- fidelização de hóspedes;
- melhor reputação em agências e sites de viagens.
Agora que você já sabe quais são as tendências da hotelaria para os próximos anos, não deixe de realizar investimentos em seu empreendimento e se adeque a nova realidade. Dessa maneira, com certeza você conseguirá atrair novos hóspedes e os antigos serão facilmente fidelizados.
Sem contar que você terá mais lucros e poderá fazer ainda mais investimentos em seu negócio, até que ele se torne referência em sua cidade. Portanto, realize pesquisas e use a criatividade e bom gosto para oferecer a melhor experiência em hospedagem para seus clientes.
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