Por que você frequenta os lugares dos quais é cliente assíduo? O que o faz escolher o restaurante A, e não o B, para levar a sua família para jantar? Como você decidiu que aquela padaria é a melhor do seu bairro? Essas são ótimas perguntas para começar a tentar entender como fidelizar clientes.
Nem todos os estabelecimentos estão preocupados ou mesmo dispostos a entregar o melhor para o seu público. Mas você está aqui e isso nos mostra que você não é como eles. Então, vamos logo entender mais sobre como fidelizar clientes. Aproveite o conteúdo!
Por que a fidelização é um dos fatores mais importantes no ramo alimentício?
Imagine o cenário: você chega a um restaurante e o atendente nem olha para você enquanto pergunta: o que vão querer? Então, ele vira as costas e sai. Nem um sorriso, nem uma troca de palavras além do básico. O prato vem correto, mas você já está desconfortável sentado em uma mobília bem medíocre enquanto aguarda. No fim da noite, sua refeição foi ok, nada mais que isso.
Essa é uma situação muito frequente na grande maioria dos estabelecimentos do ramo alimentício, infelizmente. E, diante de ações como essa, é muito difícil fidelizar clientes, já que uma simples promoção pode acabar fazendo com que o público que poderia ser seu escolha a concorrência.
Quando se trata de comida, queremos encontrar um lugar que acaricie o nosso paladar, mas que também ofereça aquele atendimento que faz a gente se sentir em casa, com uma decoração que muda o nosso humor assim que projetamos o olhar sobre ela. É isso que causa identificação e que nos faz sempre voltar ao mesmo lugar, seja para surpreender alguém próximo a nós ou simplesmente para matar a fome.
Fidelizar clientes é uma maneira de demonstrar que você se importa com o seu público. Mais do que isso, é deixar claro que cada presença importa e que você faz o que faz por amor, e não só pelo dinheiro, entende?
É claro que do ponto de vista gerencial isso proporciona uma série de vantagens, como uma clientela frequente, um fluxo de caixa mais elevado, maior satisfação do público e melhor reconhecimento de mercado. Mas a melhor parte é que tudo isso vem como consequência de um trabalho bem-feito.
Como fidelizar clientes nesse segmento?
Quer saber como arrasar no segmento alimentício e ter um público fiel no seu restaurante, padaria ou cafeteria? Então, fique de olho nas nossas dicas!
1. Ofereça um espaço aconchegante
Aconchego é aquela chavezinha que faz com que nos identifiquemos e nos sintamos em casa onde quer que estejamos. Talvez você tenha pensado em um sofá confortável, macio e com um tecido suave… Bem, você não está errado, mas não precisa ser só isso, certo?
Se você assistiu à Ratatouille sabe que uma comida com sabor de casa pode ser o toque perfeito para transportar a gente para qualquer lugar do mundo, né? Até mesmo para a nossa infância! Então, além dos móveis, decoração e da comida, procure eleger aspectos que tornem o espaço aconchegante como um todo, como uma música ambiente agradável, luzes mais baixas e cortesias que fazem o coração se sentir aquecido.
2. Tenha mobílias de qualidade
Suas mobílias são como o cartão de apresentação da sua empresa. Junto com a decoração, elas vão causar a primeira impressão dos consumidores a respeito do seu estabelecimento. Então, cabe a você decidir como quer ser visto, apostando em móveis que reafirmem essa identidade.
Seu ambiente é leve e descontraído? Talvez você queira um espaço mais intimista e aconchegante. Ou ainda você pode investir em espaços requintados e elegantes. Consegue perceber como cada uma dessas abordagens demanda um mobiliário completamente diferente?
3. Adote ações sociais
A sua responsabilidade comove as pessoas, sabia? Aliás, adotar ações sociais é uma ótima estratégia para fidelizar clientes. Mas atenção: não adianta fazer só pensando nisso. Você precisa ter uma motivação genuína em fazer o bem e contribuir para o desenvolvimento de algum aspecto social.
Dessa maneira, as pessoas conseguirão se identificar com o seu negócio por outras afinidades, que não seja apenas a comida, percebe? E, de quebra, você ainda faz a diferença no ecossistema em que está inserido, fomentando a economia local e impulsionando a sociedade como um todo.
4. Prepare um atendimento de excelência
O seu atendimento é, com certeza, algo que diferenciará o seu estabelecimento dos demais. Esse é um aspecto fundamental em algo que chamamos de “experiência do cliente”. Você consegue fazer com que o seu cliente se sinta especial? A Starbucks conseguiu fazer isso incluindo apenas o nome do cliente na embalagem do produto, não é lá tão difícil assim.
Então, que tal investir em treinamentos para que a sua equipe seja surpreendentemente boa? Carisma, boa educação, senso de humor e, é claro, respeito são alguns dos ingredientes que não podem faltar. E não se esqueça: quanto mais próximos os clientes se sentirem dos atendentes, mais familiarizados e à vontade no seu estabelecimento eles se sentirão.
5. Ofereça degustação
Apesar de ser uma prática antiga e bastante conhecida, a degustação funciona muito bem em restaurantes, padarias e cafeterias. Primeiramente, essa é uma maneira bastante efetiva de você provar que confia na qualidade do seu produto, mesmo que ninguém precise pagar por isso.
Depois, se for realmente satisfatório para o consumidor, ele poderá indicar o seu estabelecimento para outras pessoas. Essas, por sua vez, poderão decidir por si mesmas se consumir de você vale ou não a pena, percebe? Assim, você ainda permite que um mesmo cliente conheça todos os seus produtos.
Quais são os benefícios de fidelizar clientes em restaurantes, padarias e cafeterias?
Você ainda está em dúvida se deveria mesmo investir na fidelização dos seus clientes? Então, que tal se nós apresentarmos alguns dos principais benefícios envolvidos nessa prática? Aqui estão:
- você economiza no seu composto de marketing, já que seus clientes se tornam verdadeiros propagadores da sua marca;
- você ganha poder de negociação com os seus fornecedores, afinal eles sabem que a sua clientela é fiel e que as chances de venda do produto deles é bem maior;
- seus preços podem estar acima do mercado, afinal mais do que um serviço ou produto, você entrega valor para o seu público;
- você mantém o faturamento, mesmo em momentos de crise, porque com um público fiel, você não precisa concorrer por preço;
- seu crescimento é mais consistente, já que um cliente acaba indicando para outro e todos saem satisfeitos.
Como você viu ao longo deste conteúdo, a fidelização de clientes é realmente muito atrativa para quem não quer ficar competindo em um mercado que joga os preços lá embaixo e, para isso, precisa abrir mão da qualidade dos seus insumos e atendimento, por exemplo. Então, é uma maneira de diferenciar seu negócio e desenvolver a sua marca.
Agora você já está por dentro das principais informações que vão influenciar sua missão de fidelizar clientes. Então, que tal continuar recebendo conteúdos de alta qualidade que podem ajudar na gestão do seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba tudo por e-mail!