Os restaurantes de hotéis podem oferecer serviço à la carte, self-service e também um aplicativo de delivery para satisfazer seus clientes. O público decide qual modalidade mais se encaixa em suas necessidades, já que cada um deles tem suas próprias características. A expressão à la carte é originária da língua francesa e significa “de acordo com o menu”.
Trata-se de uma terminologia muito utilizada em restaurantes do mundo inteiro para se referir a determinado tipo de menu. Os preços cobrados por esses estabelecimentos podem ser mais altos em comparação com aqueles que oferecem buffet livre, por exemplo. Neste conteúdo, vamos explicar como funciona o serviço à la carte em um restaurante de hotel.
Deseja entender qual é o público-alvo desse serviço e como ele se diferencia do self-service? Continue a leitura!
O que é o serviço à la carte?
O serviço à la carte em um restaurante de hotel engloba a prática de pedir pratos individuais inseridos em um cardápio. Esse tipo de estabelecimento geralmente oferece uma ampla variedade de pratos por categoria e cada prato tem um preço separado. É possível incluir acompanhamentos com cada prato e o valor da conta será conforme os pedidos do cliente.
Qual é o público-alvo do serviço à la carte?
O público-alvo do serviço à la carte é geralmente composto por clientes mais seletos que querem ter experiências únicas em um hotel. Essas pessoas preferem ter uma escolha mais vasta de pratos e costumam pagar mais pelo que pedem. Os estabelecimentos que elas frequentam podem atender às necessidades dos hóspedes de diferentes faixas etárias.
Os hóspedes que escolhem o serviço à la carte recebem os pratos preparados na hora conforme o pedido. Cada prato tem um tempo de espera predeterminado e seu custo varia conforme os ingredientes utilizados na sua montagem. Os alimentos costumam ser semipreparados previamente e finalizados após o recebimento da solicitação do hóspede.
Qual a diferença do serviço à la carte para o self-service?
Um restaurante self-service se diferencia pelo fator do autoatendimento. Em outras palavras, trata-se de um estabelecimento onde os clientes se servem com mais autonomia, fazem pedidos e os retiram no ponto de coleta ou no balcão de alimentação, sem interagir com nenhum integrante da equipe do restaurante ou do hotel.
Você encontrará restaurantes com elementos de autoatendimento em alguns nichos, como os fast-foods. Esses ambientes são bastante casuais e podem ser semelhantes aos quiosques. No entanto, podem fazer parte do espaço requintado de um hotel que oferece esse serviço à parte, visando melhorar as experiências de seus clientes.
Como montar um cardápio à la carte?
A abordagem mais comum utilizada para criar um cardápio à la carte é definir o preço de cada item do menu separadamente. A entrada pode estar disponível por um valor e, em seguida, o acompanhamento ter um custo individual, por exemplo. Com isso, o hóspede pode escolher entre diferentes pratos. Observe abaixo algumas ideias para criar excelentes cardápios!
Crie cardápios digitais
Diversos tipos de estabelecimentos têm cardápios à la carte digitais, os casuais e os luxuosos, que utilizam toalhas brancas finas em suas mesas. Essa é uma opção que se tornou muito comum na era da transformação digital, com a chegada dos pagamentos instantâneos e o uso dos smartphones como meio de pagar as contas.
Os menus digitais oferecem várias vantagens sobre os cardápios de papel convencionais. Eles são fáceis de atualizar, modificar e alterar os pratos, além de serem sustentáveis. Você consegue incluir neles mais informações sobre cada prato, como métodos de preparo, ingredientes, fotografias coloridas e outros dados que considere relevantes para o público.
Escolha pratos diferenciados
Registre pratos diferentes no seu cardápio à la carte. Seja criativo no momento de criar os nomes para os alimentos e acompanhamentos para chamar a atenção dos clientes. Quem desejar, pode escolher entre um acompanhamento ou mais. Um menu composto por receitas diversificadas pode ser de papel, digital ou conter um código QR Code.
Lembre-se dos aperitivos
Ofereça ao seu público diversos aperitivos e considere que se os clientes do hotel estão pedindo sua refeição apenas do menu à la carte, o serviço pode estar sendo visto como um diferencial para a pessoa que o recebe. A única diferença é que o gestor do hotel terá que coordenar o modo como os colaboradores entregam os pratos aos clientes.
Elabore um cardápio separado
O hotel pode ter um menu completo para ser visualizado pelos clientes e um cardápio separado para as opções à la carte. Esses pratos também dependem do tipo de cozinha que seu estabelecimento oferece e da possibilidade de servir individualmente as refeições. Mas não existe um certo tipo de prato que seja mais apropriado do que os outros.
Ofereça opções de café da manhã
Crie uma lista de pratos à la carte que vão aparecer no cardápio do hotel para serem servidos pela manhã. Há vários tipos de itens de menu que podem ser normalmente servidos durante o período matutino e que são bastante populares. Por exemplo, aveia, omeletes, waffles, panquecas, frutas, batatas fritas, pães, bolos, cucas e frios.
Disponibilize alternativas para almoço
O tipo de item registrado em um cardápio à la carte não é muito diferente do que pode constar no menu geral do hotel. A diferença é que ele poderá ser vendido individualmente, como sanduíches naturais, saladas, macarrão, lasanha, pizzas, arroz, carnes, sushis, frutas, sobremesas diversas, sucos e refrigerantes.
Diversifique os pratos do jantar
Que tal escolher alguns pratos interessantes para o jantar dos hóspedes? Há clientes que preferem pratos quentes ou alimentos tradicionais para se alimentar no período da noite, por exemplo, sopas, bifes, pães, ovos, café e leite. Outros podem ter preferência por saladas, iogurtes e cereais, enquanto algumas pessoas preferem consumir lanches prontos.
Selecione boas bebidas
Há bebidas perfeitas para o cardápio à la carte? Geralmente esses itens já são considerados parte do menu desse tipo de serviço, já que são pedidas separadamente conforme o gosto de cada cliente. Uma variedade de vinhos, cervejas, coquetéis e outros tipos de drinks podem ser inseridos em um ponto específico do instrumento.
Compreendeu como funciona o serviço à la carte em restaurante de hotel? O estilo dos móveis mais indicado para estabelecimentos que oferecem esses serviços pode ser escolhido pelo gestor para combinar com outros detalhes. A Franco Bachot fabrica e comercializa mobílias para hotéis, restaurantes, shoppings, bares e outros.
Gostou das dicas? Então, confira os principais tipos de restaurantes e suas particularidades!