Adotar medidas de segurança de hotel é uma estratégia fundamental para evitar ou mitigar incidentes. Por exemplo, a presença de porteiros nas zonas de acesso ao hotel evita que pessoas mal-intencionadas entrem no espaço e extintores de incêndio que diminuem a ação do fogo.
Além disso, um estabelecimento que oferece serviços de segurança aos clientes tem chances de se destacar perante a concorrência, tendo em vista que as pessoas darão preferência para locais que adotam tais medidas.
Convém mencionar, ainda, que é muito importante oferecer esses serviços, visto que, caso ocorra um incidente e o cliente se sinta lesado, ele pode ingressar com uma denúncia contra o estabelecimento, o que trará prejuízos à imagem da empresa, sem dúvida, afetando sua margem de lucro.
5 medidas de segurança de hotel
Agora que você sabe a importância de adotar medidas de segurança no hotel, confira algumas providências para assegurar o bem-estar dos hóspedes.
1. Sinalizar as saídas de emergência
Sinalizar as saídas de emergência com placas que brilham no escuro é uma ação essencial em caso de incêndio, dado que contribui com a evacuação imediata do local, garantindo a integridade física dos visitantes. Dispor de placas de sinalização de emergência é uma obrigação do hotel, assim como de vários outros empreendimentos, e sua instalação deve seguir as normas técnicas vigentes.
2. Patrulhar a área
Efetuar o patrulhamento da área externa do hotel é uma medida preventiva que visa garantir um nível satisfatório de segurança aos hóspedes, uma vez que pessoas mal-intencionadas evitam acessar locais patrulhados e, caso haja uma tentativa, ela será frustrada em razão da presença dos seguranças.
3. Instalar câmeras
A instalação de câmeras é uma estratégia eficiente para reduzir ou inibir ações criminosas, auxiliar na identificação de infratores e servir de prova sobre os fatos ocorridos. Cabe dizer que o monitoramento remoto por câmeras também contribui com a otimização dos serviços de segurança do hotel, posto que uma única pessoa é capaz de monitorar mais áreas ao mesmo tempo.
4. Distribuir extintores de incêndio pelo hotel
Assim como a primeira ação listada, essa também é obrigatória e auxilia no combate ao incêndio, preservando a integridade física dos usuários do hotel. Como se trata de uma exigência, é preciso consultar as regras de segurança do estado onde está localizado o hotel, a Portaria nº 005/2011 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em especial a NBR 12.962/1998.
5. Contar com serviços de portaria e recepção
Por fim, é interessante contar com serviços de portaria e recepção, os quais, vale dizer, não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro é realizado por porteiros situados em guaritas no acesso externo, como estacionamento, por exemplo, o segundo é feito por recepcionistas localizados no hall de entrada do hotel. Com esses dois serviços, diminui-se muito as chances de estranhos acessarem o local.
Agora que você já sabe a importância de adotar medidas de segurança de hotel e quais providências tomar, que tal conferir o post “Erros na gestão hoteleira: 3 que você deve evitar” e obter mais dicas de como gerir seu hotel com excelência?