Desde fevereiro de 2020, data em que o primeiro caso de COVID-19 foi identificado no Brasil, houve a necessidade de os estabelecimentos comerciais adaptarem alguns pontos importantes.
Em meados de março, diversas cidades brasileiras adotaram o isolamento social, o que significou o fechamento temporário das portas de grande parte das empresas.
Nesse contexto, restaurantes com deliveries passaram a ter mais destaque, uma vez que essa modalidade foi permitida pelos decretos municipais e estaduais. Mas como garantir o seu bom funcionamento?
Foi pensando nisso que elaboramos este conteúdo, para que você fique por dentro de algumas dicas importantes sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!
Divulgue o serviço de delivery
O primeiro passo para garantir que tudo corra bem com essa modalidade de serviço é a divulgação de seu restaurante. Aproveite as redes sociais para que você esteja próximo de seu público nesse momento desafiador.
Mais do que nunca, as empresas que serão destaque quando o período passar são aquelas que se importaram com os seus clientes e que estiveram presentes nas redes sociais.
Sendo assim, produza conteúdos que engajem a sua audiência. Para isso, utilize as ferramentas disponíveis nos mais diversos canais de comunicação — stories no Instagram, por exemplo — e interaja com aqueles que já conhecem a sua marca.
Tenha um bom controle dos pedidos
Organizar a equipe para um bom controle dos pedidos é uma tarefa que deve ser levada em consideração pela gestão de seu restaurante. Com as pessoas em quarentena, consequentemente os pedidos deliveries aumentaram. Sendo assim, é possível que haja um grande volume de pedidos, e o tempo de entrega é o principal diferencial para quem quer se destacar nessa modalidade.
Faça treinamentos com a sua equipe, ensine-a a utilizar as mais diversas plataformas e estime o tempo médio gasto em cada entrega. Assim, será possível passar um valor mais próximo para o seu cliente, que não ficará insatisfeito por um tempo de entrega muito maior que o previsto.
Caso o seu estabelecimento, além dos canais de comunicação, também receba pedidos via telefone, oriente a pessoa que ficará a cargo desse trabalho para que ela seja cordial e que ofereça um tratamento diferenciado.
Ao oferecer um bom atendimento e cumprir com o prazo de entrega preestabelecido, naturalmente outras pessoas chegarão até à sua marca e se tornarão clientes fiéis.
Escolha as melhores plataformas
Hoje, com o desenvolvimento de plataformas para pedidos online, ficou muito mais fácil entrar nesse mercado. Para a escolha daquela mais adequada, alguns passos devem ser seguidos, como a verificação da credibilidade da empresa analisada.
Verifique se a instituição é idônea, quais restaurantes já estão presentes naquela rede e o que o público considera dos serviços prestados. Para isso, basta visitar as redes sociais da marca e também sites de reclamação, como o Reclame Aqui.
Além disso, verifique na prática se a usabilidade do app é facilitada, uma vez que é preciso que o serviço seja otimizado, tanto por parte de seus clientes quanto por parte da sua equipe.
Outra questão que merece atenção por parte de sua gestão é o fato de entender se a plataforma oferece gerenciamento de tempo (novamente caindo no principal diferencial desse tipo de entrega), além de avaliar se existe integração com as redes sociais.
Entre as principais plataformas existentes hoje no mercado, destacam-se:
- iFood;
- Uber Eats;
- 99 Food;
- PedidosJá.
Desenvolva um cadastro de clientes
Apesar de os aplicativos serem essenciais para que as suas vendas aumentem nesse período, é preciso preocupar-se em desenvolver um cadastro de clientes. Como esses sistemas não oferecem os dados de quem compra os seus produtos, há o risco de você conquistar determinado público sem nem ao menos saber quem ele é.
Por essa razão, invista em ferramentas que tragam o cliente diretamente para os seus canais. Assim, você tem a oportunidade de conhecer quem se interessa pelo seu trabalho e ainda mantém a base atualizada para futuras ações.
Quando o contexto de pandemia passar, você terá em mãos excelentes informações para levar esses clientes para o seu espaço físico, mostrando a eles a sua estrutura, o atendimento presencial e também outros diferenciais que só o seu estabelecimento apresenta!
Diferencie-se da concorrência
Esse é um período desafiador para todas as empresas. Por isso, reinventar-se é a principal medida para sair na frente de seus concorrentes. Faça promoções, descrições de produtos atrativas e ofereça um atendimento único.
As fotos também precisam ser um diferencial, uma vez que esse é o principal ponto observado pelos clientes antes de fazer um pedido. Sendo assim, caso você ainda não tenha um banco de arquivos, contrate um fotógrafo profissional para esse registro e capriche na apresentação — com a mesma preocupação que a sua equipe tem de forma presencial. Lembrando que, nesse caso, é preciso tomar todos os cuidados necessários para evitar o contágio do vírus.
Além disso, saber lidar com prováveis erros é uma forma de se diferenciar da concorrência. Caso tenha ocorrido algum problema com entregas, faça disso uma oportunidade de crescimento. Peça desculpas à pessoa envolvida (principalmente se a reclamação for feita em redes sociais) e envie um “mimo” para contornar esse problema. Atitudes assim contribuem para que a imagem negativa seja desfeita e para a conquista de pessoas promotoras de sua marca!
Mantenha o cardápio atualizado
Não se esqueça de manter o cardápio sempre atualizado! Se alguém visitar a sua página e/ou sua loja nos aplicativos e ver que não foi feita nenhuma modificação no cardápio há muito tempo, consequentemente ela não vai se sentir tão engajada a continuar com o pedido.
Atualize fotos, mude descrições e inclua novos produtos. Esse é o momento de apostar em inovação! Colocar um prato especial como “feito especialmente para delivery”, por exemplo, pode ser uma boa pedida para atrair a atenção de sua audiência!
Neste conteúdo, você pôde entender a importância dos restaurantes com deliveries no contexto de pandemia da COVID-19. Caso você ofereça esse serviço sem se preocupar com essas questões, você pode gerar a insatisfação de seus clientes, acarretando reclamações nas redes — obrigando a sua equipe a fazer um gerenciamento de crises. O ideal é mostrar ao seu público que você está pertinho dele, que esse momento vai passar e que em breve estarão juntos novamente!
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