Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis
  • Gastronomia
  • Móveis
  • Decoração
  • Hotelaria
  • Gestão
  • Marketing
  • Tecnologia
  • Eventos
  • E-books
Conecte-se conosco
Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

Conecte-se conosco
  • Gastronomia
    • Dia da Pizza, paixão nacional: dados, tendências e dicas para transformar sua pizzaria
    • Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!
    • Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot
      Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Tira-gosto de boteco: quitutes deliciosos para servir
      Tira-gosto de boteco: 15 quitutes deliciosos para servir
  • Móveis
    • Mesas e cadeiras para padaria: como fazer escolhas inteligentes
    • Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot
      Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena
    • Franco Bachot na Fispal 2025: lançamentos e protagonismo no food service e no design
    • Mesas e cadeiras de madeira: checklist para não errar na escolha
    • Franfz Café utiliza mobiliário Franco bachot
      Decoração para cafeterias: confira 10 peças exclusivas da Franco Bachot!
  • Decoração
    • Mesas e cadeiras para padaria: como fazer escolhas inteligentes
    • Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot
      Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena
    • Mesas e cadeiras de madeira: checklist para não errar na escolha
    • Cadeira de polipropileno: vantagens e diferenciais para estabelecimentos
      Cadeira de polipropileno: vantagens e diferenciais para estabelecimentos
    • 8 Ideias para refeitório de hotel: mais aconchego e requinte para a clientela
  • Hotelaria
    • COP 30 Brasil e os impactos na rede hoteleira
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Gestão de pousadas, dicas e tendências.
      Gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem: dicas e tendências do mercado
    • 8 Ideias para refeitório de hotel: mais aconchego e requinte para a clientela
    • Mercado de hotelaria no Brasil
      Dia do Hoteleiro: perspectivas e oportunidades para o mercado de hotelaria no Brasil
  • Gestão
    • Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio
      Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service
    • Gestão de pousadas, dicas e tendências.
      Gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem: dicas e tendências do mercado
    • Mercado Food Service: confira as tendências para 2025!
      Mercado Food Service: confira as tendências para 2025
  • Marketing
    • Dia Internacional da Cerveja: como aproveitar o momento no seu bar ou restaurante
    • Dia da Pizza, paixão nacional: dados, tendências e dicas para transformar sua pizzaria
    • Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio
      Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service
  • Tecnologia
    • Galunion Talks - Edição 2024.
      Galunion Talks: Radar Tech food service Brasil – Lançamento Oficial
    • 38% dos estabelecimentos já implementaram o cardápio digital QR Code, e outros 25% planejam adotá-lo em breve.
      Cardápio digital QR Code: vale a pena investir?
    • Aprenda como fazer planejamento estratégico para seu restaurante!
    • Marketing para hotéis: aprenda 9 ações para atrair mais hóspedes
    • Gestão de crises em redes sociais: aprenda a fazer de forma eficiente
  • Eventos
    • FIPAN 2025: a feira de confeitaria em São Paulo que antecipa as tendências da panificação
    • COP 30 Brasil e os impactos na rede hoteleira
    • Espaço Forneria San Paolo na CASACOR SP 2025 com móveis Franco Bachot
      Franco Bachot na CASACOR São Paulo 2025: design, experiência e acolhimento no centro da cena
    • Franco Bachot na Fispal 2025: lançamentos e protagonismo no food service e no design
    • Galunion Talks 1 - Lançamento Radar Tech food service Brasil
      Comportamento do Consumidor em 2025: Galunion Talks 2ª edição
  • E-books

Gestão

Procedimento Operacional Padronizado para restaurantes (POP): o que é, para que serve e como aplicar

  • por

    redação SCR
  • 8 de abril de 2019
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Email
  • WhatsApp

Atualizado em 29/07/2025

Quem decide empreender no ramo da alimentação deve saber que manter a higiene e cumprir a legislação sanitária não é apenas uma boa prática, é uma exigência legal. O Procedimento Operacional Padronizado (POP) para restaurante, determinado pela Anvisa, define como cada tarefa deve ser executada no dia a dia da cozinha.

Mais do que atender à fiscalização, o POP garante segurança alimentar, padronização de processos e eficiência operacional. Padrões de higiene do ambiente são essenciais para a segurança da comida que será servida. 

Qualquer estabelecimento que trabalha com alimentos para consumo humano precisa documentar os procedimentos padrões de limpeza e manipulação dos mantimentos. Você tem dúvidas sobre o assunto? 

Então continue a leitura e entenda o que é o Procedimento Operacional Padronizado, porque ele é essencial e como implantá-lo corretamente no seu restaurante.

O que é o Procedimento Operacional Padronizado para restaurantes?

O POP é um documento técnico com uma série de instruções sequenciais para a realização de atividades rotineiras do restaurante, que garante segurança higiene e padronização. 

Por exemplo, ele deve detalhar o passo a passo para a limpeza do chão da cozinha industrial, como:

  • Quais produtos utilizar;
  • Em que ordem realizar as etapas;
  • Qual frequência seguir;
  • E quem é o responsável por executar e supervisionar o processo.

Cada restaurante deve manter diversos POPs, um para cada procedimento essencial, desde a higienização de equipamentos até a manipulação de alimentos crus.

Importante: Evite copiar modelos prontos ou utilizar documentos de outros estabelecimentos. Cada restaurante tem particularidades operacionais e deve elaborar seus POPs conforme suas rotinas, estrutura e exigências sanitárias locais.

Para que serve o POP para um restaurante?

O principal objetivo do documento é padronizar as atividades e garantir que todas elas sejam executadas da mesma forma, com eficiência e segurança, independentemente de quem esteja envolvido.

Imagine um restaurante que opera em dois turnos: almoço e jantar. Se cada equipe realizar as tarefas do seu próprio jeito, o resultado será inconsistente. O mesmo vale para rotatividade de funcionários: novos colaboradores podem cometer erros por desconhecimento dos procedimentos. 

O POP orienta o passo a passo de cada tarefa, facilita o treinamento, reduz falhas e melhora a gestão da rotina operacional na cozinha e nas áreas de atendimento.

Em suma, o POP serve para:

  • Padronizar processos: reduz erros, aumenta a produtividade e facilita a gestão de insumos e produtos de limpeza;
  • Instruir colaboradores: fornece orientações claras para que qualquer funcionário execute as tarefas corretamente, mesmo os recém-contratados;
  • Garantir a qualidade: assegura que as tarefas sejam sempre realizadas da mesma forma, com o mesmo nível de excelência;
  • Definir frequência e sequência: organiza cada atividade em uma ordem lógica, com periodicidade definida (diária, semanal etc.);
  • Proporcionar segurança alimentar: ajuda a cumprir as normas da Vigilância Sanitária, evitando falhas que poderiam comprometer a saúde do cliente, como uma contaminação cruzada ou intoxicação alimentar.

procedimento-operacional-padronizado-para-restaurantes-pop

Qual é a legislação que trata do POP?

O Procedimento Operacional Padronizado (POP) para restaurantes é regulamentado pela RDC nº 216/2004 da Anvisa. De acordo com a resolução, todo estabelecimento que manipula, prepara, fraciona, armazena, distribui ou transporta alimentos é obrigado a elaborar POPs com instruções claras para cada etapa dos processos, inclusive para fins de fiscalização.

Esses documentos devem ser aprovados, datados e assinados pelo responsável técnico do restaurante, e precisam estar sempre disponíveis para consulta da equipe e da Vigilância Sanitária. O procedimento operacional padronizado para restaurantes é regido pela RDC 216 da Anvisa. De acordo com a resolução, os estabelecimentos que manipulam, preparam, fracionam, armazenam, distribuem e transportam alimentos são obrigados a elaborar POPs, inclusive para fins de fiscalização. Além disso, os documentos precisam ser aprovados, datados e assinados pelo responsável técnico do restaurante.

O que considerar ao elaborar o POP?

A RDC 216 determina que os POPs cubram, no mínimo, os seguintes aspectos:

1. Higienização das instalações, equipamentos e móveis

Esse POP deve conter instruções detalhadas para a limpeza de:

  • Bancadas, azulejos, pisos e paredes;
  • Equipamentos (como fornos, câmaras, freezers etc.);
  • Móveis em geral, como mesas e cadeiras.

Cada área deve ter procedimentos específicos, levando em conta:

  • Natureza da superfície;
  • Método de higienização;
  • Princípio ativo do produto de limpeza;
  • Concentração e tempo de ação;
  • Temperatura ideal;
  • Sequência das etapas;
  • Frequência de execução.

Caso algum equipamento precise ser desmontado para limpeza, esse passo também deve ser documentado. Ilustrações e fluxogramas são bem-vindos para facilitar o entendimento da equipe.

2. Controle integrado de vetores e pragas urbanas

O POP precisa descrever as medidas preventivas e corretivas adotadas para evitar a presença de formigas, baratas, moscas, roedores e outros vetores.

Vale lembrar que a limpeza adequada das instalações (descrita no item anterior) é uma forma de prevenção. No entanto, resíduos acumulados podem atrair pragas, exigindo ações corretivas, como o controle químico com empresas especializadas — esse processo também deve ser documentado no POP.

3. Higienização do reservatório de água

A água é usada em praticamente todas as etapas da manipulação de alimentos. Por isso, é essencial que o restaurante mantenha o reservatório limpo e seguro.

O POP para esse item deve incluir:

  • Frequência da higienização da caixa-d’água;
  • Produtos utilizados e modo de aplicação;
  • Tempo de ação;
  • Passos detalhados para a limpeza;
  • Indicação se o serviço é feito por empresa terceirizada (com comprovação documental).

4. Higiene e saúde dos manipuladores

Esse documento estabelece os cuidados pessoais exigidos dos colaboradores, como:

  • Procedimentos para lavar as mãos (com descrição dos produtos e frequência);
  • Condutas em caso de lesões (cortes, queimaduras etc.);
  • Diretrizes quando houver sintomas de doenças transmissíveis;
  • Exames médicos obrigatórios e periodicidade.

Além disso, é preciso registrar os treinamentos oferecidos à equipe, informando carga horária, conteúdo programático e lista de presença.

Como estruturar o registro?

Os procedimentos operacionais padronizados para restaurantes precisam ser produzidos com foco nos colaboradores. Afinal, são eles que leem os documentos para executar as tarefas diariamente. 

Por isso, o texto precisa ser claro, direto e, principalmente, de fácil entendimento. No geral, não existe um modelo padrão quanto à estrutura.

O que considerar na hora de elaborar o POP?

Na hora de elaborar um Procedimento Operacional Padronizado, é importante incluir todos os campos exigidos pela Anvisa e adaptá-los à realidade do seu restaurante. A tabela abaixo mostra os principais elementos que o documento deve conter:

Campo do POPO que deve conter
IdentificaçãoNome do procedimento para facilitar a organização. Exemplo: POP – Higiene e Saúde dos Manipuladores.
Nome do restauranteNome fantasia ou razão social do estabelecimento.
ObjetivoFinalidade do POP: por que ele foi criado e qual problema ou processo ele padroniza.
Materiais necessáriosLista dos itens indispensáveis, como panos, baldes, produtos de limpeza, rodos etc.
Equipamentos de proteção individual (EPI)Indicação dos EPIs exigidos: luvas, botas de borracha, óculos de proteção, entre outros.
FrequênciaPeriodicidade da tarefa. Exemplo: higienização do piso duas vezes ao dia (abertura e fechamento).
Descrição do procedimentoPasso a passo claro e sequencial de como executar a atividade. Deve ser didático e direto, sem deixar dúvidas.
ResponsáveisIndicação dos colaboradores encarregados da execução e seus substitutos em caso de ausência.
Ação corretivaO que deve ser feito em caso de imprevistos, como derramamento acidental de alimentos.
RodapéCampo para data, assinatura e identificação do responsável técnico pela aprovação do documento.

Como implementar o POP na prática?

Com os documentos prontos, é hora de colocar a padronização das operações em prática. Isso começa com a capacitação dos colaboradores, que precisam compreender cada etapa do procedimento. 

Oferecer treinamentos técnicos contínuos é uma característica de restaurantes de alto padrão e garante mais qualidade e segurança na execução das tarefas.

Outro ponto fundamental é o fácil acesso aos documentos: recomenda-se imprimir duas vias de cada POP. Uma deve ficar fixada no local de execução da atividade (cozinha, área de higienização, depósito etc.) e a outra, arquivada para fins de fiscalização.

Também é importante lembrar que o POP não é um documento fixo: ele pode (e deve) ser atualizado sempre que houver mudanças nos processos, adequações às normas ou melhorias identificadas na rotina do restaurante.

E claro, para que a padronização funcione, é essencial contar com os equipamentos e utensílios adequados, que precisam estar descritos nos documentos. No caso da manutenção preventiva e boas práticas de higiene, destacam-se:

  • Pia exclusiva para lavagem das mãos, com sabonete líquido, papel toalha não reciclado e álcool 70%;
  • Uniforme em cores claras e de uso exclusivo no ambiente de trabalho;
  • Touca higiênica cobrindo totalmente os cabelos;
  • Sapato fechado, antiderrapante e confortável.

Com todos esses cuidados, o POP cumpre seu papel: garantir a qualidade dos processos, a segurança dos alimentos e o bem-estar de clientes e funcionários.

Exemplo prático de como funciona o POP para restaurantes

Como você viu, existem vários tipos de POPs. Um dos mais relevantes é o de higienização do reservatório de água, essencial para garantir a potabilidade da água utilizada no preparo dos alimentos.

Para produzi-lo, você deve acompanhar a diretriz presente na RDC 216/04, que diz:

4.11.7 O POP higienização do reservatório devem conter as seguintes informações: natureza da superfície a ser higienizada, método de higienização, princípio ativo selecionado e sua concentração, tempo de contato dos agentes químicos e ou físicos utilizados na operação de higienização, temperatura e outras informações que se fizerem necessárias, mesmo quando realizada por empresa terceirizada e, neste caso, deve ser apresentado o certificado de execução do serviço.

Para facilitar a aplicação prática do POP, liste todas as etapas de forma clara e objetiva. Veja o que não pode faltar:

  1. Descrição da superfície do reservatório
    Indique o material da caixa d’água (por exemplo: fibra, concreto, plástico) e suas características relevantes.
  2. Método de higienização adotado
    Detalhe se o processo será manual ou automatizado, e quais ferramentas serão utilizadas.
  3. Produto químico utilizado
    Especifique o nome do produto, seu princípio ativo, a concentração e uma segunda opção (caso haja problemas de disponibilidade).
  4. Tempo de contato com a superfície
    Informe o tempo que o produto deve permanecer em contato para garantir eficácia.
  5. Temperatura ideal do processo
    Indique a temperatura recomendada para o procedimento, se aplicável.
  6. Cronograma de limpeza
    Defina a periodicidade da higienização (mensal, bimestral etc.) e os responsáveis pela execução.
  7. Passo a passo detalhado da operação
    Monte um roteiro sequencial contendo:
    • Uso obrigatório de EPIs;
    • Diluição e manuseio do produto;
    • Etapas da limpeza;
    • Técnicas e movimentos recomendados;
    • Enxágue e descarte de resíduos.

Procedimento Operacional Padronizado (POP) bem feito evita riscos, multas e garante segurança sanitária

Mesmo que a limpeza seja feita por uma empresa terceirizada, o seu restaurante deve manter esse POP disponível, com linguagem acessível e emitido conforme suas próprias diretrizes, além de exigir o certificado de execução do serviço.

A elaboração de Procedimentos Operacionais Padronizados é uma exigência legal e uma medida essencial para garantir a segurança sanitária no restaurante. Além de orientar as equipes, os POPs demonstram profissionalismo diante de fiscalizações e reduzem riscos operacionais.

Quer continuar se aprofundando? Leia também: “Legislação sanitária: conheça as principais regras da Anvisa”.

E aproveite para assinar nossa newsletter gratuita. Receba diretamente no seu e-mail conteúdos práticos para manter seu restaurante sempre em dia com a legislação e a excelência.

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Email
  • WhatsApp
Tópicos relacionadosboas práticas de manipulaçãocontrole sanitário em restaurantesdestaquedocumento de higiene restauranteexigências da agência nacional de vigilância sanitáriamanual de procedimentos restaurantepadronização de processos cozinhaPOP AnvisaPOP restauranteprocedimento operacional padronizado (pop) para restauranterdc nº 216/2004 da anvisasegurança alimentarvigilância sanitária
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
  • Mais Lidas
  • Tendência
Restaurante Dino's, em São Paulo, utiliza mobiliário Franco Bachot.

Decoração

Como escolher os móveis para um restaurante temático? Veja aqui!

Móveis

Linha de produtos Franco Bachot: conheça os últimos lançamentos

Destaque

5 dicas de decoração para restaurantes self-service

Marketing

Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!

Gestão

Café da manhã de hotel: descubra o que não pode faltar!

Móveis

Mesas e cadeiras para bar: 12 fatores que você deve considerar ao escolher

Decoração

O que é ambiente instagramável e como aplicar no seu negócio?

Decoração

Saiba o que considerar no momento da reforma do restaurante

Gestão

Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes

Gastronomia

Cozinha contemporânea: entenda as principais características

Gestão

Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante

Gestão

Descubra as 7 principais insatisfações em hotéis e como evitá-las

Marketing

Dia Internacional da Cerveja: como aproveitar o momento no seu bar ou restaurante

Eventos

FIPAN 2025: a feira de confeitaria em São Paulo que antecipa as tendências da panificação

Gastronomia

Dia da Pizza, paixão nacional: dados, tendências e dicas para transformar sua pizzaria

Decoração

Mesas e cadeiras para padaria: como fazer escolhas inteligentes

Eventos

COP 30 Brasil e os impactos na rede hoteleira

Restaurante Dino's, em São Paulo, utiliza mobiliário Franco Bachot.

Decoração

Como escolher os móveis para um restaurante temático? Veja aqui!

Móveis

Linha de produtos Franco Bachot: conheça os últimos lançamentos

Destaque

5 dicas de decoração para restaurantes self-service

Marketing

Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!

Gestão

Café da manhã de hotel: descubra o que não pode faltar!

Móveis

Mesas e cadeiras para bar: 12 fatores que você deve considerar ao escolher

Decoração

O que é ambiente instagramável e como aplicar no seu negócio?

Decoração

Saiba o que considerar no momento da reforma do restaurante

Gestão

Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes

Gastronomia

Cozinha contemporânea: entenda as principais características

Gestão

Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante

Gestão

Descubra as 7 principais insatisfações em hotéis e como evitá-las

Gastronomia

Dia da Pizza, paixão nacional: dados, tendências e dicas para transformar sua pizzaria

Eventos

FIPAN 2025: a feira de confeitaria em São Paulo que antecipa as tendências da panificação

Marketing

Dia Internacional da Cerveja: como aproveitar o momento no seu bar ou restaurante

Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

  • Restaurante para o Dia dos Namorados: prepare as reservas!

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp Planejar o restaurante para o Dia dos Namorados...

  • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp Paleta de cores para cafeteria Ao montar ou...

  • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio

    Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp O Dia das Mães é, sem dúvida, uma...

  • Gestão de pousadas, dicas e tendências. Gestão de pousadas, dicas e tendências.

    Gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem: dicas e tendências do mercado

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp A gestão de pousadas e pequenos meios de...

Marketing para bares: 5 melhores dicas para atrair mais clientes
6 dicas fundamentais de como preparar o restaurante para o Dia das Mães
Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

  • Gastronomia
  • Móveis
  • Decoração
  • Hotelaria
  • Gestão
  • Marketing
  • Tecnologia
  • Eventos
  • E-books

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

  • Gastronomia

    Cozinha contemporânea: entenda as principais características
  • Restaurante Dino's, em São Paulo, utiliza mobiliário Franco Bachot.

    Decoração

    Como escolher os móveis para um restaurante temático? Veja aqui!
  • Móveis

    Linha de produtos Franco Bachot: conheça os últimos lançamentos
  • Destaque

    5 dicas de decoração para restaurantes self-service
  • Marketing

    Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!
  • Gestão

    Café da manhã de hotel: descubra o que não pode faltar!
  • Móveis

    Mesas e cadeiras para bar: 12 fatores que você deve considerar ao escolher
  • Decoração

    O que é ambiente instagramável e como aplicar no seu negócio?
  • Decoração

    Saiba o que considerar no momento da reforma do restaurante
  • Gestão

    Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes
  • Gestão

    Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante
  • Gestão

    Descubra as 7 principais insatisfações em hotéis e como evitá-las
  • Gestão

    Legislação sanitária para restaurantes: quais são as regras da Anvisa?
  • Gestão

    Cargos em restaurante: descubra quais são e suas atribuições
  • Gestão

    Taxa de serviço de restaurante: o que diz a legislação e como definir?

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend