Existem períodos sazonais que devem ser levados em consideração pelos estabelecimentos comerciais. Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, por exemplo, são datas que normalmente contribuem para que seus clientes possam comemorar ao lado das pessoas que gostam em locais diferenciados. No entanto há uma época que merece mais destaque, o que traz a necessidade de entender como preparar o restaurante para o final do ano, com o objetivo de usufruir melhor desses ganhos.
Tudo isso porque são algumas semanas em que as pessoas tendem a sair mais de casa, seja pelas datas comemorativas, seja pelo período de férias. Pensando nisso, elaboramos este post para que você saiba como deixar o seu espaço de acordo para aumentar a receita nessa época. Boa leitura!
1. Crie um menu especial
Aqui, não precisa necessariamente haver uma preocupação em inovar demais ou trazer algo que seja completamente diferente do habitual. O ideal é manter o estilo de seu restaurante e respeitar a tradição de seu tempero, mas oferecer algum tipo de diferencial.
Pode ser, por exemplo, alguma modificação pontual em pratos típicos de seu estabelecimento, ou até mesmo oferecer um pacote em que há a possibilidade de seus clientes optarem por prato de entrada, principal e sobremesa, sempre harmonizados com um bom vinho.
2. Faça uma boa divulgação
Para que todas as suas ações e estratégias tenham êxito perante o seu público, tenha uma comunicação bem alinhada, seja online, seja offline. Em suas redes sociais, além de acrescentar a temática de final de ano em suas capas e avatares, mostre às pessoas tudo o que for oferecer durante esse período.
Além disso, fazer promoções para que seu público possa se engajar com a sua marca é uma boa pedida. Além de eles se mostrarem interativos com o que tem a oferecer, também vai apresentar de maneira espontânea a outras pessoas. Um bom exemplo é realizar um sorteio no Instagram para degustar o seu menu especial com direito a um acompanhante. Para isso, estabeleça regras no sentido:
- curta a imagem da promoção;
- marque dois amigos;
- siga a página do restaurante.
A dica é manter uma linguagem sempre de acordo com a de seu público, certo? Existe a possibilidade de adaptar a divulgação de acordo com o tom de voz a ser utilizado para os seus clientes em potencial.
3. Negocie antecipadamente com fornecedores
Essa é uma sugestão que deve ser levada em consideração para qualquer evento que for realizado em seu restaurante. Para entender como prepará-lo no final do ano, então, a atenção precisa ser dobrada. Naturalmente, as suas vendas vão aumentar. Conforme falamos, é um período em que as pessoas tendem a sair mais com seus amigos e familiares para confraternizações. A partir das ações realizadas, as vendas podem ser ainda maior do que o esperado.
Dessa forma, é preciso que o estoque de seu restaurante esteja preparado para receber esses clientes. Afinal, pegaria muito mal para a sua imagem se determinado produto divulgado em suas redes não estivesse disponível, concorda?
Por essa razão, negocie antecipadamente com os seus fornecedores para que uma situação como essa não aconteça. Hoje, com o fácil acesso aos canais de comunicação, uma reclamação de seu estabelecimento pode ter como consequência um gerenciamento de crise, ocupando tempo e desgastando seus colaboradores para contornar a situação da melhor maneira.
4. Capacite os seus profissionais
O bom atendimento é algo a ser priorizado, independentemente da época do ano. Em datas comemorativas, é preciso estar atento a essa questão, com o objetivo de atrair novos clientes. Como as comemorações englobam um número maior de pessoas, certamente você vai receber novos visitantes. Ao contar com um atendimento profissional, você tem a chance de fidelizar aquele público gastando pouco.
Sendo assim, capacite os seus profissionais para que eles possam oferecer qualidade em seu trabalho. Caso haja novas opções em seu menu, faça um mini-workshop previamente para que eles entendam os ingredientes utilizados, de onde veio a ideia daquele prato, como ele combina com a cultura e a tradição do restaurante, entre outros pontos.
5. Contrate novos funcionários
Se houver a necessidade, não hesite em contratar novos funcionários temporários. Empregos sazonais são comuns durante todo o ano, em períodos específicos, e contribuem para que seus colaboradores não fiquem sobrecarregados, além de permitir que todos os seus clientes sejam bem atendidos.
O que gera dúvidas está relacionado ao fato de como saber se vai precisar de novos profissionais. Aqui, o ideal é contar com um bom planejamento e ter um registro sobre as suas ações. Caso ano passado você não tenha feito nenhum lançamento do número de vendas, de como os seus colaboradores se saíram nesse período e qual foi a recepção de seus clientes, entenda inicialmente como será o movimento.
A partir disso, registre tudo o que for necessário para que o planejamento do próximo ano seja mais efetivo e possa aumentar a produtividade de seu estabelecimento.
6. Redesenhe seu espaço para receber grupos maiores
Conforme abordado, esse é o período em que as pessoas saem em grupos maiores para confraternizar. São comemorações em família, amigo secreto da empresa, entre outras festividades que fazem com que elas precisem ocupar um espaço que, habitualmente, o seu restaurante não está acostumado a receber.
O indicado é receber grupos grandes apenas com reservas. Assim, você tem a oportunidade de redesenhar o seu espaço para que todos sejam acomodados de maneira adequada. Em suas divulgações, estabeleça um número de convidados que só será possível atender com um agendamento prévio: a partir de 10, por exemplo.
Se esse for o seu foco, que tal fazer promoções para quem for comemorar em seu estabelecimento? Por meio de preços especiais, certamente você terá uma atenção maior, contribuindo para o aumento da receita de seu restaurante.
Neste conteúdo, você pôde entender de maneira mais precisa como preparar o restaurante para o final do ano. Além de todas essas sugestões apresentadas, preocupe-se em organizar o espaço, em deixá-lo com uma decoração atrativa e em manter a qualidade de seus produtos. Dessa forma, as chances de manter a satisfação de seus clientes aumentam consideravelmente.
Mas como usar o fator elegância em uma estratégia de sucesso? Continue no nosso blog e entenda!