Imagine a cena: você está com fome e pesquisa na internet “restaurante self-service na região X”. Seria ótimo se seu estabelecimento aparecesse nessa lista, não é mesmo? Isso é possível ao usar o Google Meu Negócio para restaurante. A ferramenta coloca seu estabelecimento no mapa do Google e exibe o negócio nos resultados de buscas orgânicas.
Com isso, fica mais fácil para o cliente descobrir sua empresa e se deslocar até ela. Quer saber como usar o recurso com o intuito de atrair mais clientes? A seguir, você vai entender melhor como funciona o Google Meu Negócio para restaurante e ver um passo a passo para cadastrar seu estabelecimento na ferramenta.
Confira este conteúdo e fique por dentro deste assunto que é uma tendência da atualidade!
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma plataforma que ajuda as empresas a gerenciar a própria presença online no Google, incluindo pesquisa e mapas. As vantagens de usar essa plataforma incluem maior visibilidade e envolvimento com clientes em potencial, além de obtenção de insights sobre como os consumidores estão encontrando e interagindo com sua empresa.
Para tirar o máximo proveito da plataforma, é importante entender como usá-la para realizar o gerenciamento de dados e obter análises estratégicas. O Google Meu Negócio pode ajudar você a entender quais alterações devem ser feitas para melhorar a experiência dos clientes, diminuir os prejuízos e otimizar os resultados do seu restaurante.
Por que o Google Meu Negócio é importante para restaurantes?
O Google Meu Negócio é importante para restaurantes porque os ajuda a serem encontrados por potenciais clientes, fornece informações valiosas sobre eles e permite que as empresas gerenciem sua presença online. Além disso, o Google Meu Negócio pode ajudar os restaurantes a alcançar um público mais amplo por meio de sua listagem no Google Maps.
Quais são as vantagens do Google Meu Negócio?
Há muitos benefícios em usar o Google Meu Negócio, além da capacidade de gerenciar os dados da sua empresa nos produtos do Google, obter dicas sobre como os clientes chegam até seu restaurante e aumentar a visibilidade do estabelecimento nos resultados dos motores de busca. Veja a seguir as principais vantagens de utilizar suas ferramentas!
Conexão com os clientes
A plataforma facilita a conexão com os consumidores que utilizam a Internet para fazer suas pesquisas. Os clientes podem deixar comentários e mensagens registradas no site do Google Meu Negócio. Em virtude disso, você pode inserir respostas aos questionamentos, elogios, sugestões e reclamações que são facilmente publicados.
Obtenção de dicas relevantes
Os gestores podem aproveitar para conhecer outros empreendedores e receber conselhos de pequenas empresas que usam o Google Meu Negócio. A plataforma é acessível e possibilita o gerenciamento de vários locais sem ter que pagar individualmente por cada um deles. O usuário pode optar por um plano que seja ideal para seu restaurante.
Controle das informações publicadas
Os administradores dos restaurantes que se inscrevem na plataforma para suprir as suas necessidades de marketing, por exemplo, têm a opção de controlar as informações publicadas em seu site. É possível remover dados incorretos, realizar alterações, definir palavras-chaves para a classificação da página, indicar o endereço do estabelecimento, e muito mais.
Como funciona o Google Meu Negócio para restaurantes?
Como você pode ver, o Google Meu Negócio é uma ferramenta que possibilita divulgar seu restaurante na Rede Mundial de Computadores. É uma maneira gratuita e fácil de garantir que suas informações comerciais sejam precisas e atualizadas, para que seus clientes consigam encontrar seu estabelecimento. A plataforma envia dicas sobre como melhorar sua classificação de pesquisa do Google.
Informações sobre visibilidade
Ao utilizar o Google Meu Negócio, você obterá informações úteis sobre a ficha da sua empresa na Pesquisa Google e no Google Maps. Os dados para aprimorar o marketing do restaurante são enviados por meio de notificações, as quais também avisam quando algo mudar em sua listagem ou quando alguém a compartilhar com outras pessoas.
Localização de estabelecimentos
O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita de divulgação de estabelecimentos locais. Funciona assim: você digita o tipo de restaurante ou o nome do local que procura no Google, e ele exibe uma série de resultados para estabelecimentos equivalentes na sua região.
Nessa lista, é possível ver o nome do local, endereço, localização no mapa, contatos, horário de funcionamento, além de notas e comentários de clientes.
Publicação de cardápio
De acordo com um artigo publicado pelo Google, os consumidores estão cada vez mais obcecados por pesquisa. Antes de escolher o restaurante para o jantar, por exemplo, eles buscam informações na internet, olham o cardápio online, conferem os preços, leem resenhas e comentários, procuram fotos dos pratos, do estabelecimento etc. Tudo isso para ter a melhor experiência possível.
Navegação por GPS
Portanto, usar a ferramenta é uma estratégia de marketing com o objetivo de aumentar a visibilidade do bar ou restaurante. Afinal de contas, esse recurso ajuda os clientes a encontrarem seu estabelecimento e até obterem rotas pelo celular, por meio de aplicativos de navegação por GPS, para chegar ao local.
Como cadastrar o restaurante na plataforma?
Antes de tudo, é importante lembrar que é necessário ter uma conta no Google para acessar a ferramenta. Se você não tiver, basta criar uma. A inscrição é gratuita e o procedimento é superfácil.
Se você tem um e-mail no Gmail para seu bar ou restaurante, essa já é sua conta Google. Também é possível utilizar seu endereço eletrônico pessoal para fazer esse processo. Com os dados da conta em mãos, é só seguir o passo a passo adiante.
Acesse a plataforma e faça login
Entre na plataforma Google Meu Negócio e clique no botão “Comece agora”. Esse link aparece logo na primeira página e ocupa um local de destaque. Caso você não tenha feito o login, o site vai pedir para você digitar o e-mail e a senha para prosseguir.
Preencha as informações preliminares
A plataforma é bem intuitiva e o próprio site vai guiar você a seguir os próximos passos. Nesse primeiro momento, o Google Meu Negócio vai pedir as seguintes informações:
- nome da empresa;
- localização: endereço completo do estabelecimento. Após informar esse dado, a página mostrará o mapa com um marcador vermelho na localização indicada. Você pode arrastar esse ponteiro para a posição exata do seu restaurante;
- área de cobertura: esse dado é especialmente importante para restaurantes que fazem delivery. Se for seu caso, informe os bairros que você faz entregas;
- categoria da empresa: bar, restaurante japonês, italiano, mexicano etc. Quanto mais específico você for, mais fácil será para o cliente achar seu estabelecimento;
- informações de contato: telefone e URL do site — se tiver.
Após preencher todas essas informações, clique em “concluir”. Você será redirecionado para uma página de verificação para confirmar sua associação com a empresa indicada.
Realize as verificações de segurança
Apesar de burocrático, a confirmação do cadastro no Google Meu Negócio para restaurante é fundamental. Afinal, é uma questão de segurança. Sem esse cuidado, qualquer pessoa poderia adicionar dados no espaço, editá-los e até responder às avaliações online dos clientes. Isso poderia prejudicar a reputação da sua empresa.
Para confirmar que você realmente gerencia a empresa apontada no mapa, o Google vai enviar um cartão-postal pelos Correios com um código de verificação. Essa correspondência demora cerca de 15 dias para ser entregue. Após ter acesso a esse dado, é só entrar na plataforma e concluir a verificação.
Confirme o endereço
Depois de confirmar o cadastro com o código de verificação recebido, é necessário confirmar o endereço do restaurante. É só checar se as informações estão corretas e validar os dados.
Termine de preencher a ficha
Ao chegar nessa etapa, seu estabelecimento já estará listado no Google Meu Negócio. No entanto, para alcançar melhores resultados com a ferramenta, é importante completar as informações do perfil. Você pode incluir:
- descrição da empresa;
- horário de funcionamento;
- perfil nas redes sociais;
- menu do restaurante com preços e descrições dos pratos;
- fotografias dos alimentos, da fachada do restaurante, do salão etc.
Lembre-se de manter todos esses dados atualizados. Se você trocar o número de telefone, por exemplo, mas se esquecer de fazer essa mudança na plataforma, os clientes não conseguirão fazer contato.
Além de perder oportunidades de negócio, isso pode abalar a credibilidade do seu bar ou restaurante. A mesma lógica vale para mudanças significativas na estrutura, endereço, pratos, entre outros.
Acompanhe as interações
A plataforma permite que você interaja com os consumidores por meio dela. Isso porque existe um espaço de perguntas e respostas em que os clientes podem postar suas dúvidas. Sua empresa e os próprios consumidores do restaurante podem sanar as questões publicadas nesse local.
Os clientes ainda podem avaliar o estabelecimento com notas que variam de 1 a 5 estrelas, além de deixar comentários a respeito da sua experiência no restaurante. Cuidar dessa seção é essencial para gerenciar crises, contornar a situação com um cliente insatisfeito e cuidar da reputação da sua empresa.
Monitore as estatísticas de acesso
Existe também a possibilidade de monitorar as estatísticas de acesso: quantas pessoas visualizaram seu negócio, cliques, chamadas feitas, rotas traçadas pelos clientes etc. O acompanhamento desses dados permite que você se certifique de que as estratégias estão dando certo ou não. Caso os números não sejam vantajosos, você pode fazer ajustes no perfil a fim de melhorar o desempenho, como colocar fotos de qualidade, incluir uma palavra-chave no nome do restaurante, melhorar a descrição, entre outros.
Usar o Google Meu Negócio para restaurante é uma forma de aumentar a visibilidade do seu estabelecimento. Assim, os clientes podem localizá-lo com mais facilidade, ler avaliações de outros consumidores e até obter rotas pelo celular para chegar até o local. Além disso, a ferramenta é gratuita. Portanto, coloque todas as dicas deste post em prática e veja o movimento do seu restaurante aumentar.
Gostou do nosso passo a passo para aprender a usar o Google Meu Negócio para restaurante? Essa plataforma é uma ferramenta crucial para estabelecimentos comerciais, pois revela informações importantes para o público-alvo. Ela melhora sua reputação online e ajuda a se conectar com os clientes que dão preferência aos negócios publicados na Internet.
Quer obter mais informações? Assine a newsletter e saiba como utilizar inovações no seu restaurante!