Datas comemorativas sempre são um ótimo momento para dar um up nas vendas de um negócio no setor alimentício. E quando falamos de sorvete, uma das sobremesas preferida dos brasileiros, isso ganha ainda mais fôlego!
A média de consumo é de 5,4 litros de sorvete por ano, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), mas ainda é possível aumentar esses números.
Que tal contar com o Dia Nacional do Sorvete para isso? Confira as 7 melhores estratégias para usar neste dia! Boa leitura.
A história do Dia Nacional do Sorvete
O Dia Nacional do Sorvete é comemorado no dia 23 de setembro e a escolha da data não é por acaso, sabia? Ela é bem no começo da primavera, quando retornamos às estações mais quentes do ano — e, no Brasil, um país tropical com temperaturas elevadas, é um ótimo momento para saborear um sorvete, não é mesmo? A ideia foi da ABIS, como uma forma, também, de dar aquele up nas vendas e atrair maior número de clientes.
7 melhores estratégias para atrair clientes no dia do sorvete
Seja o seu negócio uma sorveteria de fato, ou uma empresa do ramo alimentício que oferece essa sobremesa, todas elas podem contar com muitos benefícios ao adotar estratégias voltadas para esse dia.
Vem com a gente conhecer algumas ideias ótimas a serem adotadas em seu negócio.
1. Faça lançamentos de produtos neste dia
Uma estratégia interessante a médio prazo é sempre trazer sabores novos no começo das estações quentes do ano, como uma forma de dar um começo interessante na nova temporada. E o lançamento pode ser feito na melhor data comemorativa: o começo da primavera, 23 de setembro, o Dia Nacional do Sorvete.
O mesmo vale sobre outros formatos de sorvetes, linhas especiais (como produtos voltados para festas, que podem ser comprados em maior volume e agradar os convidados), entre outras possibilidades.
2. Inclua sabores promocionais exclusivos no cardápio
Uma das estratégias visando tornar esse dia único e trazer mais pessoas à sorveteria é ter sabores promocionais exclusivos apenas para a data. Por exemplo, que tal trazer um sabor relacionado com uma fruta regional e que não faz parte do cardápio regular?
Com isso, a pessoa participará do dia, já que não deseja perder a oportunidade única. É um bom gatilho de urgência e que promoverá maior interesse do seu público!
3. Invista em divulgação nas redes sociais
A divulgação será fundamental para proporcionar os resultados esperados sobre a sua ação. E as redes sociais são sempre um ótimo local. Mas não pense apenas na comunicação do evento, mas prepare o terreno.
Quer ver uma dica? Ao longo da semana, vá promovendo posts interativos, perguntando os sabores preferidos, quais as melhores lembranças de infância relacionadas com o doce, alguma situação engraçada que já passaram relacionada com ela, entre outras possibilidades.
Com isso, suas publicações vão ganhando maior alcance orgânico, devido à ação dos seus seguidores e, quando divulgar a ação promocional, ela terá melhores resultados e será vista por todo o público.
4. Pense em brindes exclusivos
Um ponto interessante para proporcionar maior atenção dos clientes sobre a sua loja e a ação promocional é oferecer brindes exclusivos neste dia. Por exemplo, muitas pessoas são simplesmente apaixonadas por esse doce incrível. Então, que tal oferecer adesivos, pins ou outros brindes que possam ser recordação por esse dia?
Outra possibilidade é fazer uma ação direcionada a um público específico. Que tal oferecer brindes para crianças, com brinquedos que simbolizem a data (como um personagem em formato de sorvete)?
5. Ofereça cupons de descontos
Essa é uma opção que agrada, principalmente, quem realiza compras no delivery: ofereça cupons de desconto aos clientes que adquirirem sorvetes na data comemorativa. Algumas opções são:
- ofereça cupom de desconto para todas as compras realizadas naquele dia de sorvetes (por exemplo, 5% no valor final);
- estabeleça um valor mínimo para ter direito a um desconto maior (como 25% de redução na compra acima de uma determinada quantia);
- ofereça um desconto nas compras realizadas com o sabor promocional em comemoração à data.
Apesar de ser um tipo de ação que funciona muito bem no delivery, não se limita a ele. É possível liberar esse cupom nas redes sociais e o cliente deve mostrar no caixa, no dia 23 de setembro.
6. Agrade diferentes públicos
Uma das grandes vantagens do sorvete é: ele é super democrático! É possível agradar crianças, jovens, adultos e idosos, pessoas com intolerância a lactose, pessoas com diabetes, entre outras possibilidades. E você, gestor, deve pensar nisso na hora de criar sua estratégia promocional.
Por exemplo, ofereça opções coloridas, que tendem a chamar muito a atenção de crianças e sabores que agradem mais essa faixa etária. Tenha sabores voltados para quem possui restrições alimentares (como aqueles sem leite e sem açúcar).
Tenha sabores de frutas, mais doces, aqueles que tenham uma pegada gourmet (como as paletas), entre outras possibilidades. Com isso, é possível abranger um público maior e tornar sua ação com maior sucesso.
7. Crie uma apresentação diferenciada
Se o seu negócio não é uma sorveteria, mas vende o produto, pode ser bem interessante trabalhar uma apresentação diferenciada que dê destaque ao produto no dia. Quer uma sugestão que pode ajudar?
Você pode dedicar um espaço em seu restaurante, no qual simule um carrinho tradicional de sorvete (daqueles old school que circulavam pelas ruas vendendo essa sobremesa), que dará maior destaque. Assim, aqueles que não conheciam a data poderão aproveitar e se interessar pela ação promovida.
A importância de caprichar na decoração no dia do sorvete
Além das estratégias de divulgação e captar novos clientes, é importante deixar seu negócio, seja ele uma sorveteria ou outro estabelecimento alimentício que vende esse doce incrível, com a cara especial para esse dia.
A decoração é um ponto importante, deixando tudo com uma cara ainda mais especial. Isso passa por trazer maior número de cores, um estilo old school e um ar divertido – tudo que os sorvetes remetem. Os mobiliários fazem parte desse processo, então alinhe eles também para dar um up nessa data. E lembre-se de utilizar móveis infantis, já que os pequenos amam sorvete!
O Dia Nacional do Sorvete é um ótimo momento estratégico, permitindo criar uma divulgação interessante, captar a atenção do seu cliente, gerar memórias afetivas incríveis e fazer com que esses potenciais clientes retornem no futuro.
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