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Dia da cerveja: 6 ações promocionais para aproveitar a data

O dia da cerveja, comemorado internacionalmente, ocorre no dia 4 de agosto. Em estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, pizzarias, entre outros do gênero, ter atenção a essas datas contribui significativamente para que se aproximar mais do público e garantir resultados mais atrativos. Afinal, a cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mundo, especialmente no Brasil.

Para se ter uma ideia, o nosso país é o responsável por 7% do consumo mundial, sendo o terceiro entre as nações pesquisadas, perdendo apenas para a China e para os Estados Unidos.

Ao elaborar promoções e atividades relacionadas a datas que tenham muita relação com o seu empreendimento, naturalmente vai atrair mais pessoas para consumirem em seu espaço. Aqui, ressaltamos um pouco mais sobre o tema. Confira!

Por que ficar de olho em datas comemorativas, especialmente o dia da cerveja?

Quando analisamos as diferentes datas comemorativas existentes em nosso país, temos a oportunidade de encontrar várias daquelas que se encaixam com o perfil de seu público. O dia da cerveja é uma delas.

Entre os diferenciais de investir em uma ação como essa, destacamos principalmente:

  • ter a oportunidade de o estabelecimento criar uma receita adicional ou até mesmo aumentar o ticket médio do negócio;
  • contar com a possibilidade de atrair pessoas que até então não conheciam o seu negócio para experimentarem os diferenciais de seu espaço;
  • criar uma experiência positiva de seus clientes com o seu estabelecimento (aliado a um bom atendimento, aumentam as chances de fidelização);
  • aumentar o valor de mercado que do seu negócio;
  • criar atrativos de compras para os seus clientes;
  • eliminar estoque que às vezes fica obsoleto, entre outros.

Quais as principais ações para o dia da cerveja?

Agora que você já entende um pouco mais sobre os diferenciais de investir em ações promocionais para o dia da cerveja, chegou o momento de entendermos mais detalhes sobre quais delas podem ser elaboradas pelo seu empreendimento. Confira!

1. Cerveja em dobro

Se é o dia mundial da cerveja, nada melhor do que oferecer o produto em dobro durante algum período do dia, concorda?

Antes de elaborar uma ação como essa, porém, é preciso ter atenção a alguns pontos específicos. O primeiro deles está na possibilidade ou não da oferta por parte de seu negócio. De nada adianta oferecer um diferencial como esse se não vai haver rentabilidade ao final, uma vez que esse é o principal objetivo de qualquer estabelecimento.

Outro tópico é o de ter atenção ao estoque disponível. Caso faça a publicidade e a divulgação de que vai ocorrer cerveja em dobro em algum período do dia e o cliente não consegue encontrar as marcas com as quais ele mais se identifica, certamente vai haver insatisfação. Ou seja, em vez de garantir atração de pessoas e fidelização, o efeito será totalmente o contrário.

2. Cupom de desconto

Outra ação para o dia da cerveja que também pode ser levada em consideração é a de oferecer cupom de desconto para as pessoas que consumirem cerveja dentro de um período pré-estabelecido.

Exemplo: como o dia é comemorado em 4 de agosto, o ideal seria que a empresa oferecesse ações ao longo de toda a semana, uma vez que a data em si será em uma sexta-feira. Com isso, há a oportunidade de definir algumas marcas que seriam mais interessantes de oferecer desconto para o seu público, bem como o período que duraria ao longo da noite (ou do dia) e as demais regras interessantes de serem definidas para a divulgação efetiva aos seus clientes.

3. Happy hour

Happy hour é uma prática muito comum no país. Portanto, há a possibilidade de se fazer ações promocionais para o período que vai do final da tarde até o início da noite (das 17h às 20h, por exemplo).

Assim, o seu negócio pode fornecer descontos, cerveja em dobro, “a cada 3 cervejas ganhe 1”, entre outras ações para esse período de happy hour que vá garantir que as pessoas se interessem pelo seu estabelecimento no momento de escolher por um local para comemorar com os amigos.

4. Programa de fidelidade

Programa de fidelidade é uma estratégia que traz bons retornos independentemente do período ou da data a ser comemorada. Para o dia da cerveja, não é diferente.

Existem alguns exemplos que podem ser implementados em seu negócio. Destacamos especialmente:

  • entender quais são os produtos mais atrativos de seu estabelecimento de acordo com o histórico de venda para oferecer premiações que realmente sejam interessante e chamem a atenção do público;
  • ter regras bem definidas para que os clientes possam identificar sobre o que é preciso ser feito para realizar o programa de fidelidade;
  • fazer programas de pontos para que as pessoas possam trocar por cerveja durante determinado período, entre outros.

Novamente, ressaltamos sobre a necessidade de o negócio entender qual é a sua realidade e quais são os produtos que realmente farão a diferença na experiência do público antes de criar uma ação como essa.

5. “Leve x amigos e ganhe desconto”

É possível, ainda, que o estabelecimento ofereça desconto para uma pessoa que leva uma quantidade específica de pessoas ao empreendimento. Dessa forma, vai estimular que clientes comemorem aniversário em seu espaço, uma vez que terá ofertas e diferenciais com o resultado.

6. Ganhar petisco

Por fim, indicamos a possibilidade de o estabelecimento oferecer algum petisco na compra de uma quantidade “x” de cervejas.

Exemplos:

  • na compra de 5 cervejas da marca “x”, ganhe uma porção de batata frita com bacon;
  • na compra de 5 cervejas da marca “x”, ganhe um espetinho.

Afinal, há o hábito de se alimentar com um bom “tira-gosto” enquanto consome a bebida. Portanto, trata-se de uma estratégia que comemora-se a data e ao mesmo tempo traz um diferencial a mais para o cliente.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o dia da cerveja e as ações que podem ser implementadas em seu espaço para garantir mais lucratividade. Ficar por dentro das oportunidades que o mercado oferece vai garantir que o seu negócio amplie o alcance e garanta mais satisfação de clientes, ao mesmo tempo que aumentam as chances de atrair mais pessoas ao negócio.

Se você quer se aprofundar um pouco mais em estratégia de vendas, é só continuar no blog e conferir outro conteúdo que produzimos.

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