Você quer criar um ambiente lindo e confortável para seus clientes, mas pode ter receio de escolher móveis inadequados, com péssimo custo-benefício e que ignoram a temática do local. Afinal, seu objetivo é fazer uma decoração para bar atrativa e que encante os visitantes.
Essa também é uma maneira de se destacar da concorrência e complementar o cardápio, assim como o bom atendimento. Todos esses itens estão interligados e contribuem para atrair o público-alvo certo com uma estratégia verdadeiramente inteligente.
Então, o que fazer? Neste post, apresentaremos dicas práticas para aplicar no seu estabelecimento. A partir delas, você verá de que forma alcançar requinte e praticidade na hora de decorar o seu bar. Que tal conferir as sugestões? Acompanhe todas elas a seguir!
Invista em mobiliário adequado para a temática
Diferentes elementos interferem nesse quesito. Alguns deles são estilo, tipo de público que se deseja atrair, localização etc. Por exemplo: se o seu objetivo é chamar a atenção de universitários, um bar mais simples, com a famosa comida de boteco e preços atraentes é uma alternativa interessante e que tende a dar certo.
Nesse caso, o ideal é que o estabelecimento esteja próximo a uma faculdade, porque isso facilita o deslocamento dos estudantes, que muitas vezes precisam do transporte público. Por sua vez, um estilo moderno e chique nessa mesma região pode ter um resultado diferente.
O mobiliário também deve ser condizente com essa questão. Se o espaço for pequeno, o mais indicado consiste em apostar no tipo clean, que prevê móveis simples e sem muitos adereços. Caso contrário, pode parecer que o local está lotado.
Um bar com temática japonesa, por sua vez, prevê menos móveis e aqueles existentes costumam ter estilo minimalista e cortes retos. Já um mexicano tem um estilo mais colorido, mas o mobiliário deve ter cor única, preferencialmente a madeira.
Perceba também que o tamanho dos móveis é tão importante quanto o design. Ambientes menores requerem uma boa distribuição da mobília para que a locomoção dos clientes e colaboradores seja possível. Locais grandes possibilitam ter mobiliários maiores, mas isso depende do cardápio e do público-alvo.
Adicione elementos que trazem conforto
A experiência gastronômica tem tudo a ver com o conforto — e aqui também estão incluídos os bares. Em meio à cidade, em que há muito concreto e poucas áreas verdes, adotar algumas plantas é uma boa ideia. Elas passam a sensação de que o cliente deu um tempo na rotina corrida e se desligou dos problemas diários. É como um refúgio.
A iluminação é outro item importante nesse aspecto. Durante o dia, vale a pena apostar na iluminação natural, para criar a atmosfera de ar livre em um espaço interno. Nesse caso, podem ser adotadas claraboias e paredes de vidro. Essa também é uma maneira de diminuir a conta de energia elétrica.
Foque na estética de cada ambiente
Esse elemento tem relação direta com o perfil do público-alvo desejado. Por isso, o primeiro passo é conhecer os potenciais consumidores e saber quem você deseja atrair. Tenha em mente que a estética interfere na experiência do visitante e deve ser uma aliada da funcionalidade.
O propósito é trazer beleza ao local, de maneira adequada aos objetivos do estabelecimento. Em caso de bares sofisticados, o ideal é que o ambiente transmita tranquilidade e conforto. Já em lugares de grande rotatividade, uma decoração marcante e com cores vivas é mais interessante.
Perceba que a estética é uma estratégia de comunicação visual. Ela deve estar alinhada ao cardápio, aos talheres, aos móveis, aos adesivos, aos copos etc.
Preocupe-se com a acessibilidade
As demandas das pessoas deficientes devem ser consideradas, inclusive por uma exigência da legislação. No entanto, essa é uma questão humanitária e que também oferece impactos positivos ao negócio.
Insira rampas de acesso, mais espaço de locomoção entre as mesas e barras no banheiro e no trajeto. Esses elementos simples fazem toda a diferença e vão atrair um público ainda maior.
Tenha cuidado com a iluminação
A luz é um item relevante, porque provoca impressões, sensações e direciona os olhares dos clientes. O recomendado é instalá-la considerando todos esses aspectos, a fim de surtir o efeito desejado nas pessoas que frequentam o seu bar.
Direcione as luzes para o que for interessante. Pode ser, por exemplo, alguns itens de decoração, o local com as bebidas e o barman. Use uma iluminação mais amena, com pontos focais para gerar a sensação de relaxamento.
Para pubs, vale iluminar pontos estratégicos, que ficam em locais diferentes das mesas. Também é usada a luz amarela para causar escurecimento.
Invista na funcionalidade
A decoração deve ser linda e aconchegante, mas os pontos positivos podem ser simplesmente diminuídos pela falta de funcionalidade.
A possibilidade de circular livremente facilita o atendimento pelos garçons e ainda evita que os clientes se sintam desconfortáveis pela proximidade de pessoas que desconhecem.
Adote utensílios de qualidade
A qualidade de copos, talheres e pratos também interfere na satisfação do cliente e faz parte da decoração do bar. Eles devem estar sempre limpos e em boas condições. Vale a pena considerar também os guardanapos, especialmente porque é comum os clientes derrubarem bebidas.
É importante que eles tenham boa capacidade de absorção para evitar que os consumidores usem muitos para limpar o líquido derramado. Em relação aos outros itens, evite o plástico, que tende a deixar a bebida quente mais rapidamente.
Aposte no entretenimento
Oferecer alguns atrativos, além de música, é uma ideia para atrair clientes. Uma possibilidade comum e que chama a atenção são os telões que transmitem eventos esportivos. Porém, você também pode ter palcos de karaokê, pistas de dança e até jogos de carta. Esses recursos são um diferencial e aumentam a satisfação dos consumidores.
A decoração para bar é, portanto, uma maneira de elevar as suas chances de sucesso. Então, que tal investir nessa ideia com a ajuda de uma marca de qualidade? A Franco Bachot oferece diferentes linhas de produtos, que contam com cadeiras, bancos, sofás, poltronas, mesas, bases, entre outros itens. Com eles, seu estabelecimento estará pronto para começar a funcionar.
E então, achou relevante o conteúdo sobre decoração para bar? Leia agora sobre decoração de restaurante e veja se é melhor investir em requinte ou praticidade.