A psicologia das cores, que tem por objetivo compreender o comportamento das pessoas quando elas são impactadas pelas várias tonalidades diferentes de cores, é uma estratégia que vem sendo muito utilizada para influenciar o público-alvo. E assim como em outros ramos de negócio, as cores para restaurante também devem ser escolhidas minuciosamente.
Pode-se dizer que os tons usados nas fachadas, no interior e até mesmo nos móveis de um restaurante são importantes para manter a identidade visual da marca e proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente, considerando que a meta é incentivar as pessoas a consumirem a maior quantidade possível dos produtos que estão sendo oferecidos pelo estabelecimento.
Deseja saber mais sobre as cores para restaurante? Então continue a leitura!
Quais são as melhores cores para utilizar em restaurantes?
Como você sabe, as tonalidades são as mais variadas possíveis e, entre elas, existem os tons frios e os quentes. Cada uma das cores corresponde a uma característica e têm a sua estratégia na psicologia das cores. O importante é procurar saber o que cada uma das tonalidades significa e quais são as sensações que elas causam nos clientes para, então, poder escolher as que são mais adequadas para o ambiente do seu restaurante. Veja abaixo uma breve explicação de alguns tons!
Verde
O verde é uma cor que nos lembra a natureza. E, na era da sustentabilidade, acrescentar essa tonalidade ao ambiente pode ser uma ótima opção. Essa cor combina com cardápio vegano e com frutas e legumes, que podem ser servidos com qualquer prato. Mas saiba que, além da sensação de saúde, o verde também traz tranquilidade às pessoas, o que pode tornar o ambiente mais aconchegante.
Marrom
O marrom é uma cor que lembra locais rústicos. Se o seu restaurante tiver essa característica, não deixe de utilizar essa tonalidade. Além de deixar o ambiente mais acolhedor, também transmite aos consumidores a sensação de segurança.
Sem contar que essa cor pode trazer a todos memórias relativas a alimentos que são colhidos da terra e muitas pessoas podem ter aquele momento de nostalgia ao lembrar dos tempos em que seus pais plantavam e colhiam os seus próprios alimentos.
Vermelho
O vermelho é o queridinho de muitos por ser uma cor quente e que cria um certo senso de urgência nas pessoas, fazendo com que os clientes tenham pressa de chegar ao restaurante ou de encomendar os seus alimentos. Uma das curiosidades desse tom é que essa cor é uma das mais indicadas para fast foods, pois ela chama a atenção do público em geral.
Vale a pena lembrar de que o vermelho pode e deve ser usado, mas, quando usado em excesso, pode cansar os olhos dos clientes e, dessa forma, fazer com que eles deixem o restaurante mais rápido. Então, tome cuidado para usar a cor com equilíbrio e na medida certa para o conceito do seu estabelecimento.
Amarelo
O amarelo é uma cor alegre que transmite uma sensação de felicidade aos clientes. É também uma ótima opção para aqueles que desejam ter uma boa luminosidade no ambiente. Além disso, a cor desperta o apetite e oferece versatilidade ao local. Dessa forma, todos que frequentam um restaurante que possui a cor amarela em suas paredes, móveis ou utensílios, como talheres, pratos e copos, podem sentir boas vibrações.
Branco
A cor mais utilizada em restaurantes, sejam eles de comida vegetariana, fast foods ou churrascarias, é a branca. A tonalidade é conhecida mundialmente por ser o símbolo da paz e, justamente por isso, ela oferece várias impressões, como:
- leveza;
- liberdade;
- harmonia;
- sossego;
- aconchego;
- sensação de maior espaço.
E como todos os empresários desejam oferecer o melhor para os seus clientes, essa cor é uma boa opção. Com ela, é possível criar um local clean e contemporâneo.
Cinza
O cinza é uma cor muito boa para os detalhes, já que simboliza neutralidade, respeito e elegância. Mas, em contrapartida, pode trazer sentimentos de indecisão, ausência de energia e melancolia aos clientes do local. Por isso, é necessário usar essa cor com muita moderação, para que seja utilizada na quantidade correta.
Azul
O azul nos lembra o céu, o mar, e transmite tranquilidade. Por essa razão, é considerada uma tonalidade muito boa para os restaurantes. Os empreendedores geralmente optam por usar variações da cor para transmitir a todos várias sensações ao mesmo tempo, fazendo assim com que se sintam felizes e satisfeitos de estar no local.
Laranja
Mais uma cor quente que é uma ótima opção para as estações de maior calor do ano. Ela está entre as cores mais ideais para os restaurantes e oferece as sensações de:
- movimento;
- energia;
- entusiasmo.
Essa cor chama a atenção e estimula o apetite das pessoas, fazendo com que elas peçam maiores quantidades de alimentos.
Quais os pontos determinantes para a escolha das cores?
Cores terrosas e verdes, que podem ser associadas a uma alimentação mais natural, cores fortes, que estão intimamente ligadas ao sistema de fast food, tons relacionados com a nacionalidade dos pratos, tons quentes, delicados e frios… tudo isso pode fazer com que os clientes qse sintam mais atraídos pela proposta de restaurante ou que se sintam ansiosos para irem para casa.
Portanto, vale a pena avaliar os pontos abaixo na hora de escolher as cores do seu ambiente.
Estudo do público-alvo
Você provavelmente deve saber que é fundamental conhecer o público-alvo do seu restaurante, certo? Em relação às cores, saber essas informações é importante porque geralmente as pessoas com mais idade gostam de cores mais neutras, enquanto jovens normalmente apreciam tons mais empolgantes. Ou seja, cada público possui as suas preferências e os padrões devem ser os que mais agradem os consumidores em potencial.
Estudo das tonalidades
Como existe uma gama muito grande de cores e não faltam tonalidades nas paletas, o ideal é realizar um estudo dos tons para ver qual mais se encaixa no dinamismo do ambiente em questão. Opte por aquele que mais se adequar ao que você deseja e que lhe permita obter o sucesso tão sonhado.
Então, agora que você já sabe a importância das cores para restaurante, escolha as tonalidades que irão compor o seu ambiente. Mas não se esqueça de fazer todas as análises antes de pintar as paredes, de avaliar se a tonalidade combina com os móveis e até mesmo com as cores das toalhas de mesa. Dessa forma, o seu restaurante vai ser próspero e estará sempre cheio de clientes.
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