A gastronomia sustentável é um conceito que vem sendo amplamente difundido por profissionais do mundo todo. Trata-se de uma série de técnicas e hábitos incorporados para transformar a culinária de alto padrão em algo mais responsável do ponto de vista ambiental, social e econômico.
Seu objetivo central é diminuir os impactos ambientais provocados no segmento, seja pelo combate ao desperdício de alimentos, pelo uso de ingredientes locais ou por várias outras medidas, como você verá mais adiante. Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como promover uma alimentação saudável, nutritiva e sustentável no seu restaurante? Então, continue de olho!
Como funciona a gastronomia sustentável?
A gastronomia sustentável funciona a partir da seleção das melhores práticas que podem ser adotadas dentro e fora de uma cozinha profissional. Parte delas diz respeito ao comportamento da equipe de preparação, mas uma outra parte está associada à escolha de fornecedores, ingredientes, equipamentos e até mesmo políticas de contratação e gestão de pessoas.
Algumas das iniciativas que podem configurar esse estilo culinário incluem:
- usar ingredientes produzidos de forma local, reduzindo a pegada de carbono deixada para transportar e armazenar itens de outros estados e até países;
- preferir alimentos sazonais, fornecendo pratos frescos e nutritivos aos clientes, sem precisar recorrer a armazenagem de longo prazo;
- priorizar itens provenientes da agricultura orgânica, que gera menos impacto ao meio ambiente e danos ao ecossistema local;
- reduzir consideravelmente o desperdício de alimentos, em especial das partes menos utilizadas, como cascas e sobras;
- promover uma alimentação mais saudável através da oferta de pratos balanceados e igualmente saborosos, estimulando as pessoas a comerem bem;
- oferecer condições de trabalho justas, valorizando os colaboradores, fornecendo uma boa remuneração e proporcionando qualidade de vida no trabalho.
Podemos dizer que a gastronomia sustentável funciona por meio daquelas iniciativas que um restaurante adota para diminuir os impactos negativos que a sua atividade provoca, seja para o meio ambiente, seja para as pessoas.
Quais são os benefícios dessa prática?
Como você deve imaginar, a gastronomia sustentável é capaz de proporcionar uma série de vantagens tanto para o restaurante, quanto para a sociedade como um todo. Isso sem falar nos benefícios para o meio ambiente e para a economia local. Mas que tal conhecer um pouco mais dessas vantagens?
Menor impacto ambiental
O primeiro grande benefício de um restaurante sustentável é a redução do impacto ambiental deixado por quem trabalha diretamente com a culinária. Promovendo uma agricultura mais orgânica e utilizando os ingredientes de forma inteligente, é possível reduzir significativamente a demanda excessiva por alimentos e aproveitar melhor o que já está à disposição.
Valorização dos produtores locais
Na tentativa de reduzir a pegada de carbono com transporte e armazenamento de mercadorias, a gastronomia sustentável acaba promovendo a valorização daqueles produtores locais, distribuindo melhor a renda entre os pequenos agricultores e fazer circular a economia. Isso favorece o desenvolvimento regional.
Incentivo à alimentação saudável
Por utilizar de forma mais eficiente os ingredientes à disposição, também ocorre um melhor aproveitamento dos nutrientes e a consequente oferta de uma alimentação balanceada para os consumidores. A gastronomia sustentável mostra o quanto uma dieta pode ser variada, nutritiva e sustentável ao mesmo tempo.
Promoção da inovação culinária
Toda essa proposta sustentável também acaba promovendo novos desafios para os grandes chefs, que precisam usar sua criatividade para extrair o máximo potencial dos alimentos em sua cozinha e gerar inovação. Assim, cada vez mais são descobertos novos pratos, técnicas e aplicações de ingredientes.
Por que ela se tornou uma tendência?
No geral, podemos associar o crescimento da gastronomia sustentável como tendência em função de uma série de fatores. A seguir, elencamos os principais entre eles:
- a preocupação crescente com os impactos ambientais causados pelos mais diversos segmentos do mercado, em especial relacionado à alimentação;
- a conscientização das pessoas quanto à importância de uma alimentação saudável, balanceada e nutritiva para a manutenção da saúde;
- a priorização do bem-estar animal e a descoberta de fontes alternativas de nutrientes, inclusive com as carnes à base de plantas que possibilitam a reprodução de alguns pratos;
- entre diversos outros.
Muitas pessoas buscam um estilo de vida mais desacelerado, estão mais conscientes sobre seu poder compra, além de estarem buscando consumir produtos locais, cuja fonte de produção é conhecida. Tudo isso acaba fazendo da gastronomia sustentável uma frente que tem demanda e, por isso, é bem aceita no mercado — além, é claro, de beneficiar a todos em vários sentidos.
Como colocar a gastronomia sustentável em prática no seu restaurante?
Colocar em prática a gastronomia sustentável no restaurante vai demandar incorporar uma série de práticas como as que você viu até aqui. Mas também exige cuidados extras. Veja!
Escolha bem os seus ingredientes
A primeira e mais importante forma de incorporar a gastronomia sustentável diz respeito à escolha dos ingredientes que você usa. Eles são produzidos de maneira orgânica? São cultivados por produtores locais? São naturalmente produzidos nesta estação? Isso tudo é importante para entender o quanto esse produto impacta o meio ambiente.
Corte o desperdício
É interessante que a sua cozinha siga uma política de desperdício zero (ou algo muito próximo disso). O motivo é simples: muitas pessoas passam fome diariamente no mundo todo, portanto, administre bem a sua demanda. Caso os ingredientes que você tem estocados excedam sua necessidade, considere distribuir comida em alguma ação social na sua cidade.
Ofereça alternativas veganas e vegetarianas
Diferentemente do que acontecia há um tempo, não comer carne é, hoje, uma questão muito mais encaixada no conceito de sustentabilidade. De uma maneira bem resumida, é menos custoso ao meio ambiente (e à economia) produzir vegetais do que animais, por exemplo. Logo, não tem por que não incorporar essa opção ao menu.
Utilize os recursos de forma consciente
Água e energia elétrica também são recursos que devem ser valorizados na sua cozinha. Por isso, é válido recorrer a soluções como um fornecimento de energia limpa, iluminação de LED e o controle do uso de ar condicionado. Da mesma maneira, opte por por torneiras com sensor e divulgue informações de conscientização sobre o seu uso.
Existem muitas maneiras de transformar o seu estabelecimento em um local para a gastronomia sustentável. Por isso, é importante estar atento a todas as melhorias que você pode ir incorporando ao longo do processo. Muitas vezes, a sustentabilidade não é só uma questão de “práticas adotadas no mercado”, mas da mentalidade com que você encara o seu negócio.
Quer ir além nesse tema? Confira 7 dicas para tornar seu estabelecimento um restaurante ecológico!