Contratar funcionários é uma das tarefas mais importantes para que a empresa atinja seus objetivos e no ramo da gastronomia isso não é diferente. Os colaboradores são essenciais para o crescimento do negócio, por isso é fundamental contar com pessoas comprometidas e que estejam engajadas com o seu propósito.
No caso de um restaurantes, o ponto chave é o atendimento ao cliente, e, para superar as expectativas, o preparo dos profissionais faz toda diferença. Porém, há várias questões que precisam ser analisadas para selecionar bons funcionários.
Neste artigo abordaremos os aspectos que devem ser considerados na hora de contratar, como preparar o colaborador para sua função e como os profissionais podem contribuir com o crescimento do estabelecimento. Vamos lá?
O que deve ser levado em consideração na hora de contratar?
Em muitas ocasiões, a necessidade de contratar pessoas é urgente. Apesar disso, o recrutamento de profissionais merece atenção mais que especial e deve ser levado a sério. Quando não há cuidado na escolha de funcionários, a empresa corre o risco de contratar colaboradores que são incompatíveis com a vaga ou que estão despreparados para determinada função.
Ambas as situações geram vários prejuízos aos negócios. Quando uma pessoa é incompatível com a função, ela pode ficar desmotivada e não apresentar o desempenho necessário para gerar bons resultados, o que contribui na redução da produtividade do estabelecimento. Já quando o profissional não tem um preparo adequado para a função, pode cometer alguns erros que seriam evitados por uma pessoa melhor capacitada.
Realmente ninguém quer passar por isso, concorda? Abaixo serão apresentados os principais fatores a serem considerados na hora de contratar. Acompanhe a seguir.
Perfil do profissional
Trata-se de um dos fatores mais importantes ao contratar funcionários. Primeiramente, é importante definir o perfil do profissional a ser contratado. Ele deve se enquadrar com o propósito e a cultura da empresa. Esse passo pode até parecer óbvio, porém, ainda é muito esquecido por algumas empresas.
Muitos estabelecimentos, por não definirem o perfil de profissional que desejam, correm o risco de fazer contratações sem um critério definido e, desta forma, as chances do funcionário não se identificar com a cultura do restaurante aumenta bastante.
Agora você deve estar se perguntando: como definir o perfil do profissional a ser contratado? Realmente, não é uma tarefa fácil. É necessária muita análise e reflexão sobre o que é mais importante para o seu estabelecimento.
Para realizar esse procedimento faça as seguintes perguntas: que tipo de profissional está buscando? Quais são as atividades que ele deverá desempenhar? Prefere contar com um profissional novato (é mais fácil ensinar e moldar essas pessoas à cultura da sua empresa) ou é preferível contratar uma pessoa que já tenha experiência no mercado de trabalho? Qual é o nível escolar exigido? Quais são as qualidades essenciais que o profissional deve ter?
Esse procedimento pode parecer trabalhoso no início, afinal de contas, são muitos pontos a serem analisados. Mas essas perguntas ajudarão você a escolher os funcionários adequados para o seu restaurante.
Trabalho em equipe
Durante o processo de contratar funcionários, você pode encontrar ótimos currículos e com várias classificações. Porém, é muito importante valorizar uma característica essencial para um profissional: a capacidade de trabalhar em equipe.
O relacionamento interpessoal também deve ser levado em consideração. Muitas vezes é mais fácil incentivar e dar oportunidade para um profissional se qualificar do que mudar as características de uma pessoa. Além disso, os indivíduos que têm facilidade em trabalhar em conjunto contribuem para um bom clima dentro da organização e isso ajuda a estimular a produtividade de toda a equipe.
Conhecimento técnico
Outro fator a ser levado em consideração são as habilidades e os conhecimentos técnicos do profissional. Primeiramente, na sua seleção determine os conhecimentos mais importantes que a pessoa precisa ter para conseguir a vaga. Após isso, estude o currículo do candidato e observe as qualificações que ele tem.
Veja também os termos técnicos que a pessoa usa no currículo. Os candidatos que costumam usar terminologias específicas de uma profissão demonstram que têm mais conhecimento sobre uma determinada área de atuação.
Como preparar os colaboradores para a função?
Como já destacado anteriormente, os funcionários são fundamentais para o sucesso do restaurante. Por isso é sempre importante se preocupar com a qualidade dos profissionais no estabelecimento.
Durante a rotina de trabalho procure dar feedbacks positivos e negativos sobre o desempenho do colaborador para que ele saiba quando está acertando ou errando. A partir disso, o profissional reduz os erros e consegue evoluir no seu trabalho.
Cursos de atendimento são recomendáveis para preparar e manter os profissionais sempre atualizados sobre os tipos de abordagens mais adequados no tratamento com os clientes. Os profissionais precisam ter um mínimo de formalidade e evitar posturas que possam causar constrangimentos.
Como os bons funcionários ajudam no crescimento do restaurante?
Os bons profissionais são capazes de transmitir profissionalismo durante todo o seu trabalho, demonstram atenção, prezam pelo bom atendimento, relacionam-se bem com as outras pessoas e são competentes para fazer tarefas cotidianas. Tudo isso ajuda a melhorar a produtividade do estabelecimento e a aumentar as receitas e os lucros.
Definitivamente, contratar funcionários não é fácil. É necessário levar vários fatores em consideração. Entre eles estão o conhecimento técnico do profissional, a capacidade de trabalhar em equipe e o perfil do funcionário. Apesar das dificuldades, vale a pena selecionar cuidadosamente os colaboradores, pois eles são importantes no sucesso dos negócios.
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