A rede hoteleira tem ficado cada vez mais competitiva. Para conquistar a satisfação de seus clientes, é necessário construir e liderar uma ótima equipe, buscar sempre por capacitação e novos aprendizados, estar preparado para as emergências, contar com boas estratégias de marketing, fazer parcerias estratégicas e ter uma forte presença na internet.
Mas além disso, o restaurante de hotel também merece destaque, justamente porque o espaço contribuirá para oferecer aos seus clientes uma experiência mais positiva e aumentará as chances de fidelizar o seu público.
Por essa razão, criamos este conteúdo para que você saiba quais são as particularidades a serem adotadas nessa área de seu estabelecimento. Gostaria de conhecer um pouco mais sobre as estratégias adotadas em um restaurante de hotel? Siga em frente!
Entenda como adotar algumas estratégias para potencializar os resultados
As estratégias para potencializar os resultados de um restaurante de hotel devem partir dos processos realizados dentro da cozinha. Organize tudo o que precisa ser feito a partir do pré-preparo dos alimentos e faça com que cada profissional compreenda o seu papel no ambiente. Todos devem compreender as suas atribuições e desempenhá-las de forma que não haja ruídos na comunicação.
Utilizar a tecnologia como aliada
O uso das inovações tecnológicas é uma ótima oportunidade para ajustar as pontas da gestão do hotel e realizar melhorias no restaurante, o que influenciará em melhores resultados. Portanto, adote ferramentas digitais para fazer a administração do negócio, controlar o estoque, monitorar as atividades etc.
Um sistema de gestão criado especificamente para atender às demandas do restaurante é relevante para oferecer precisão e agilidade aos clientes. Ainda, a solução é apropriada para o controle das finanças e o registro das entradas e saídas de recursos do caixa do hotel. A gestão pode ser baseada em processos alinhados que evitam confusão quando houver superlotação.
Ter agilidade no atendimento
Nem sempre ter uma boa localização e contar com uma excelente infraestrutura é suficiente para atrair e reter os clientes. Os hotéis estão incluídos em um universo multifacetado, portanto todos os serviços geram impactos na percepção da qualidade por parte do cliente. Sendo assim, um simples prato preparado de forma errada pode arruinar uma experiência positiva.
Os clientes estão mais exigentes a cada dia em função da disponibilidade de um enorme volume de informações na internet. Isso significa que os gestores de restaurantes de hotéis devem prestar atenção em todos os detalhes e, principalmente, precisam fornecer um atendimento ágil, que torne a experiência do cliente ainda melhor.
Usar alimentos regionais
Uma ótima ideia é utilizar os alimentos regionais para ter um restaurante de hotel diferenciado. Não importa se o estilo do ambiente é estrangeiro ou nacional, o que fará a diferença é a criatividade do cardápio e a escolha de alimentos que tenham sabor especial. Descubra os pratos típicos da região onde o hotel está situado e insira-os nas refeições.
É possível servir pratos em estilo de outros países, mas também combiná-los com alternativas de alimentos brasileiros. Procure conservar as verduras, manter as folhas limpas e secas para que tenham maior durabilidade. Inclua no cardápio opções orgânicas, que são tendências valorizadas pelo público por serem opções mais saudáveis e livres de agrotóxicos.
Investir em restaurantes temáticos
Os restaurantes temáticos são interessantes e atraem a atenção do público por serem únicos. Os temas desses ambientes são específicos, ou seja, podem ser inspirados em gêneros e filmes ou ter o foco em entretenimento, por exemplo. Esses locais são turísticos e fazem com que a comida se torne inesquecível em virtude da diversão que proporcionam.
Contar com uma boa hospitalidade
A qualidade do atendimento é uma característica a ser adotada em qualquer empresa, independentemente do nicho de atuação. Em um hotel, as pessoas buscam, principalmente, sentirem-se em casa, além de uma boa recepção e um atendimento alinhado com a cultura da empresa.
Ao abordarmos sobre restaurante de hotel, é preciso que esse seja o primeiro ponto de atenção. O serviço oferecido nessa área precisa ser tão bom quanto os demais, pois influenciará na percepção que o cliente terá da empresa. De nada adianta contar com quartos confortáveis, preços acessíveis e boa localização se o hóspede não gostar do atendimento prestado pelo restaurante.
Ter um cardápio alinhado com o público-alvo
Ao definir o cardápio de um restaurante, alguns cuidados devem ser tomados. O processo parte justamente da definição de menu e da escolha e avaliação detalhadas de quais serão os pratos servidos. Nesse contexto, a primeira dica é considerar o seu público-alvo, entender as suas preferências e analisar quais são os tipos de comida mais buscados por quem frequenta o seu estabelecimento.
Aqui também é indicado considerar a região onde o hotel está localizado. Normalmente, as pessoas gostam de experimentar as particularidades típicas de onde elas estão passeando. Por essa razão, para que seus hóspedes sejam imersos na cultura local, não deixe de prestar atenção a esses pontos para a definição de seus pratos.
Pratos definidos, chegou o momento de montar a estrutura do cardápio. Aqui, a identidade visual precisa estar alinhada com a do hotel, de modo que crie uma unidade entre todas as suas peças. O mais indicado é contratar um fotógrafo profissional para que as fotos sejam atrativas e despertem o interesse do seu público, além de elaborar um layout que seja legível e elegante.
Contar com excelentes profissionais
Mencionamos anteriormente a importância da hospitalidade para que os clientes tenham uma experiência mais positiva em seu estabelecimento. Para que isso ocorra de forma mais precisa, existe a necessidade de contar com excelentes profissionais, além de oferecer treinamentos constantes para que eles possam exercer suas funções da melhor maneira possível.
Ao oferecer cursos e treinamentos, os colaboradores ficam mais satisfeitos com o local onde trabalham, uma vez que a empresa se preocupa com o seu aprendizado e com o seu crescimento. Isso impactará na redução da taxa de turnover do seu restaurante e, consequentemente, fará com que seu quadro de colaboradores permaneça o mesmo por um longo período, mantendo a qualidade adotada.
Por essa razão, é preciso que a equipe estabeleça quais são as principais prioridades dos profissionais, entenda os pontos principais que geram dificuldades e elabore capacitações de acordo com essas necessidades. Além disso, é importante que a participação de todos seja estimulada, uma vez que o atendimento deve ser alinhado e padronizado.
Analisar o restaurante diariamente
Para gerar lucro para o seu caixa, é necessário realizar uma análise diária do restaurante. Sendo assim, a forma mais efetiva de conferir esses resultados é por meio de uma avaliação periódica dos valores de entrada e saída, o que permitirá que a gestão trace estratégias eficazes para atrair mais pessoas e melhorar a experiência.
Portanto, é preciso contar com uma análise de todos os faturamentos de um determinado período, bem como entender sobre o dinheiro gasto. Caso os números não estejam tão atrativos, é preciso traçar estratégias. A partir desses dados, avalie como fazer uma redução de custos sem afetar a qualidade dos serviços e pratos ofertados, contando sempre com o auxílio da tecnologia.
Hoje, existem ferramentas que contribuem para a gestão do hotel como um todo. Desde o controle do fluxo de clientes até a gestão financeira, todo processo pode ser automatizado, contribuindo para que informações sejam acessadas em um curto período de tempo e ações possam ser aplicadas com o objetivo de alcançar as metas preestabelecidas no planejamento estratégico.
Investir em mobília
Os móveis são essenciais para a concepção de um lugar. Por meio deles, há a possibilidade de personalizar o ambiente e deixar os clientes mais confortáveis, além de criar uma experiência mais rica para quem frequenta o restaurante do hotel. Para escolher as mesas e cadeiras de forma adequada, alguns cuidados devem ser tomados.
É preciso que eles se adequem ao estilo do restaurante, sejam bem distribuídos pelo local e sejam compatíveis com a mensagem passada pelo seu estabelecimento. Também é preciso se preocupar com a acessibilidade.
A distância entre uma mesa e outra, por exemplo, é um fator de preocupação, uma vez que já existe um decreto do governo federal que regulamenta essa questão. Por fim, escolha um fornecedor de qualidade, que entenda quais são as suas principais necessidades e utilize materiais com durabilidade ao mesmo tempo em que traz beleza para o seu espaço.
Compreenda as particularidades de um restaurante no hotel
Um restaurante no hotel requer profissionais especializados em culinária e que estejam dispostos a oferecer um excelente atendimento aos clientes. Em um restaurante, há vários momentos de oferta de alimento ao público, como nos cafés da manhã e jantares, no bar do restaurante ou até mesmo no serviço de quarto.
Dessa forma, o restaurante do hotel pode ser destinado apenas ao atendimento dos hóspedes ou, além de suprir as necessidades de seus clientes, o estabelecimento pode ficar aberto ao público em horários de pico. Sendo assim, o restaurante pode funcionar com várias opções de cardápio e atendimento ao público externo. Dessa forma, outras pessoas terão liberdade para conhecer o hotel.
Neste conteúdo, você entendeu um pouco mais sobre as principais particularidades de um restaurante de hotel. Como pôde perceber, preocupar-se com a parte física do ambiente deve ser uma das prioridades, uma vez que vai permitir uma melhor experiência aos seus hóspedes e contribuir para a fidelização dos clientes.
Caso tenha ficado interessado no assunto e queira avaliar quais são as linhas de móveis mais indicadas para o seu estabelecimento, basta entrar em contato com a Franco Bachot.