Se você está lidando com clientes insatisfeitos todos os dias, então é melhor rever alguns conceitos e repaginar seu modelo de negócio. Contudo, o que será que é necessário em uma reinauguração de restaurante?
Baixo número de clientes, processos lentos, concorrência forte, entre outros aspectos, são bons motivos para ter a reinauguração, de modo que haja uma verdadeira mudança na forma de atender o público e, com isso, prestar um serviço de primeira.
Neste artigo, você vai acompanhar algumas dicas que podem acrescentar bons insights para fazer um evento memorável. Acompanhe a leitura e confira!
Faça mudanças no ponto comercial
Com a decisão tomada de que é preciso reformular o planejamento da marca, obviamente que algumas modificações estruturais são necessárias para dar uma nova roupagem ao estabelecimento. Preocupar-se com a acessibilidade nos restaurantes, por exemplo, é algo essencial e que deve ser colocado em prática, pensando no bem-estar de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Pode acontecer de o estabelecimento não ter agradado por conta do ponto comercial em si, ou seja, avalie a facilidade em encontrar o lugar, as vagas de estacionamento, a vizinhança próxima ao restaurante, o espaço disponível etc. É preciso acertar todos os detalhes para minimizar o risco de imprevistos, então, preste atenção à qualidade dos alimentos, na higiene e no funcionamento adequado de cada setor.
Além disso, organizar uma boa decoração é fundamental para ter uma reinauguração de restaurante em grande estilo, afinal, a disposição dos elementos e os móveis são fatores essenciais na concepção de um lugar. Busque por tendências, desde que a ideia esteja de acordo com o perfil do seu público e a cultura da empresa, deixando um ambiente harmônico e elegante.
Desenvolva um cardápio consistente
Pare e pense: de que adianta você criar um ambiente bonito para os clientes se a comida não condiz com esse padrão estabelecido? O cardápio é um dos pontos-chave do restaurante e merece uma atenção especial. Portanto, use e abuse da criatividade para criar algo que instigue os visitantes a aproveitarem as novidades da casa.
Independentemente de ser gastronomia mexicana, italiana, francesa, indiana, chinesa ou de qualquer outra etnia, lembre-se de que a refeição deve ser apetitosa, atraente e estar de acordo com os padrões de vigilância sanitária. Tão importante quanto isso, pense em modificar os nomes dos pratos e o layout dos menus, no intuito de desenvolver uma conexão com a proposta temática.
Estabeleça boas parcerias
Há certos momentos em que é preciso construir um novo modelo de negócio, no entanto, para que isso ocorra, torna-se primordial que você pense em parcerias estratégicas que podem alavancar o poder da marca. Do ponto comercial mais simples até o ambiente mais requintado, você pode criar bons vínculos para elevar seu know-how em tecnologia, volume de clientela, engajamento, entre outros aspectos.
O que está mais na moda é firmar acordos com influenciadores digitais, pois, por conta da fama que dispõem na internet, a probabilidade de ter uma movimentação diferenciada é grande. Da mesma forma, considere parcerias com hotéis, porque isso pode ser de suma importância em feriados prolongados e datas comemorativas.
Treine e motive os colaboradores
Analisando todo o quadro de colaboradores, será que você conta com um atendimento humanizado, respeitoso e com o espírito de colaboração que qualquer empresa precisa? É muito importante que você saiba contratar os melhores funcionários, visando sempre às necessidades dos clientes, de modo que a comunicação seja encarada como referência entre as pessoas.
Ao organizar o planejamento para uma reinauguração de restaurante, treine a equipe para que o trabalho seja exercido em conjunto, de maneira que o processo de receber os pedidos e preparar a comida tenha mais agilidade. Para o dia do evento tão esperado, coloque bonificações extras, pois elas podem incentivar seu time a ter pontualidade, paciência e afinco.
Divulgue o evento na internet
Evidentemente, a presença online não pode ser deixada de lado, uma vez que gerar conteúdo relevante é uma das melhores formas para atrair novos clientes e tornar a marca famosa, hoje em dia. Ao considerar uma reinauguração de restaurante, entenda que a divulgação necessita de todos os esforços possíveis, seja de uma maneira orgânica, seja por meio de anúncios.
Você pode criar promoções exclusivas para o dia do evento, proporcionar descontos para quem efetuar o check-in pelas redes sociais, realizar sorteios entre aqueles que comparecerem à reinauguração e até distribuir pequenos brindes. Para impulsionar as publicações e construir um bom engajamento, lembre-se de indicar uma hashtag própria do restaurante e incentivar os clientes a postarem fotos com essa tag.
Prepare algo que supere a expectativa
Por mais que a atividade-fim de um restaurante seja alimentar as pessoas, se você realmente quiser obter sucesso e fidelizar os clientes de fato, encare o negócio como algo muito além disso. É preciso pensar nesse nicho não somente como a venda de refeições e bebidas, mas, sim, uma experiência de consumo que passa por todos os sentidos dos visitantes.
O paladar é apenas o primeiro dos sentidos que você aguçará nessa experiência, pois é possível colocar músicas para despertar boas emoções, incluir petiscos para estimular o tato, deixar o local simétrico e com cores que geram bem-estar etc. Claro que a temática define muita coisa, isto é, se você opta por um restaurante ecológico, por exemplo, a palavra de ordem do estabelecimento será a sustentabilidade.
O segredo é conhecer bem o perfil do seu público-alvo para que o atendimento e todo o serviço em si seja o mais personalizado possível, levando em conta as necessidades de cada um. Além disso, crie um espaço kids para os pais ficarem despreocupados com os filhos e invista em atrações que complementam a experiência, tais como música ao vivo, stand-up e transmissões esportivas.
Por fim, perceba que todos esses requisitos para tornar a reinauguração de restaurante inesquecível demandam um planejamento prévio, caso contrário você pode arcar com um prejuízo e tanto. De resto, depois do evento, mensure os resultados obtidos e veja o que é possível remodelar para construir um negócio rentável.
Dentro de qualquer planejamento estratégico existe um fator preponderante que é a lista de afazeres. Sendo assim, aproveite que está aqui e veja agora mesmo como fazer um checklist para não esquecer nenhum detalhe importante!