A fase inicial de um empreendimento exige do novo empresário a tomada de decisões estratégicas que influenciarão diretamente o sucesso do seu negócio. Dentre elas, a escolha do ponto comercial é uma das grandes definições a serem feitas e, justamente por isso, deve ser concretizada com muito estudo e planejamento.
A análise das opções de localização do restaurante deve ser feita com base em alguns critérios objetivos, que vão variar de acordo com a sua estratégia de negócio. Portanto, antes de abrir as portas, é melhor não se arriscar e buscar estudar sobre o assunto.
Mas se você não sabe o que deve analisar, fique tranquilo! Nós sabemos o quanto esse momento gera dúvidas e insegurança e, por isso, preparamos este conteúdo para lhe ajudar a fazer a escolha do ponto comercial ideal para o seu restaurante. Acompanhe as nossas dicas!
Por que o ponto comercial é tão importante
Você já parou para pensar por que algumas empresas, apesar de apresentarem um conceito interessante, boas estratégias de marketing e um público-alvo bem definido, simplesmente não conseguem obter êxito?
Existem muitos fatores que podem levar ao fracasso de um negócio e a escolha errada da localização do estabelecimento é um dos motivos mais recorrentes. Isso acontece porque os empreendedores não dão a devida atenção a esse fator e ignoram alguns aspectos que precisam ser levados em consideração.
O ponto comercial de seu restaurante deve estar de acordo com o seu plano de negócios e se adequar ao público que você pretende atingir. Caso contrário, você não conseguirá atrair clientes e, consequentemente, não terá resultados satisfatórios.
Desse modo, antes de colocar todas as suas ideias em prática, é necessário fazer uma pesquisa minuciosa das opções à sua disposição. Você deve observar todos os critérios relevantes a fim de fazer uma escolha segura e ampliar suas chances de sucesso. Quer saber como? Descubra agora quais os principais critérios a serem analisados no momento da escolha de um ponto comercial!
Critérios para a escolha da localização ideal de seu restaurante
Como dissemos, a escolha do ponto comercial ainda é um dos maiores desafios enfrentados por um empresário. Seja pela inexperiência no mundo dos negócios, seja pela falta de conhecimentos, a maioria deixa passar detalhes importantes ao analisar onde implantar seu empreendimento.
Se você está lendo este post, é um bom sinal! Afinal, conhecer os aspectos que devem ser obrigatoriamente analisados é o primeiro passo para uma escolha acertada. Sendo assim, anote as dicas a seguir.
Defina o perfil de cliente que você quer atingir
Definir o perfil do consumidor que você pretende atingir em seu restaurante é o primeiro passo para a escolha de uma localização adequada. Como existem nichos de clientes bem específicos, a escolha do local deve estar de acordo com os ambientes que eles frequentam.
Desse modo, procure avaliar os hábitos de seu público, principalmente a renda média mensal, o tipo de alimento que demandam, o nível de serviço do qual estão acostumados a desfrutar, os horários de suas refeições, o gasto médio com refeições fora de casa e como eles acessam o restaurante (de carro, a pé ou por transporte público).
Perceba que você deve ser visto e encontrado facilmente pelo seu público-alvo. Escolher um ponto distante de onde eles circulam é um erro que você deve evitar, pois dificulta consideravelmente o acesso ao seu restaurante.
Observe a influência geográfica do local selecionado
Ao realizar a pré-seleção dos pontos onde possivelmente seu restaurante possa se instalar, é de suma importância que você atente à sua influência geográfica, ou seja, à capacidade de atrair clientes em seu raio de atuação.
Nesse aspecto, é importante frisar que alguns pontos influenciam no tamanho desse raio, como barreiras naturais e artificiais (rios, avenidas sem passarelas, linhas férreas, etc), a qualidade, a fluidez e a quantidade das vias de acesso.
Além do tamanho da área de influência, a densidade demográfica, o tipo de zoneamento urbano predominante dentro do raio de influência, a presença de concorrentes nas imediações e a adequação do local ao meio de transporte mais utilizado pelo seu consumidor ideal são outros fatores determinantes para a escolha do ponto.
Ademais, a capacidade de atendimento de seu restaurante influencia diretamente a sua área de influência. Ou seja, quanto maior o local e capacidade para receber e atender os clientes, maior será seu poder de atrair novos consumidores.
Escolha um ponto com um custo compatível com o seu plano de negócios
Não basta encontrar pontos comerciais em locais interessantes, é preciso que os valores cobrados a título de aluguel estejam de acordo com o investimento que você planejou previamente.
Optar por um ponto com um custo imobiliário acima do previsto pode afetar os seus lucros ou até mesmo dificultar o funcionamento do estabelecimento. Portanto, ao fazer a seleção de locais, procure escolher aqueles que estão de acordo com o plano de negócios. Seja paciente e ponderado. Pesquise bastante e procure negociar o aluguel com o proprietário a fim de adequá-lo ao que você poderá pagar sem prejudicar as finanças de seu negócio.
Observe as vias de acesso ao local escolhido
Imagine que você encontrou um ponto de acordo com o público almejado e com um custo de aluguel bem interessante, mas em uma rua com pouca circulação de pessoas e de difícil acesso. Certamente, esse será um fator negativo para seu restaurante.
De modo geral, é importante que você escolha ruas e avenidas com uma circulação recorrente de pessoas e de acesso facilitado. Opções em ruas muito estreitas e localizadas no interior dos bairros devem ser evitadas ou analisadas com cautela, pois influenciam na visibilidade de seu estabelecimento.
Avalie a presença de estacionamentos
O cliente quase sempre opta por frequentar um restaurante pela qualidade do serviço prestado, pelo ambiente agradável, pelo preço cobrado e pelo conforto e comodidade que ele oferece aos seus consumidores.
Portanto, é interessante que, ao escolher o ponto comercial, você observe se há estacionamento próprio no local ou próximo ao estabelecimento — você poderá fazer uma parceria para que seus clientes utilizem durante as refeições. Esse é um diferencial competitivo interessante, principalmente em grandes centros urbanos, onde há uma considerável dificuldade em se encontrar locais para se estacionar.
Estude bem o contrato de locação
O contrato de locação é um documento muito importante e suas cláusulas devem ser cuidadosamente estudadas e discutidas com o proprietário. Dentre outros aspectos, é importante que você fique atento ao prazo do contrato. Já imaginou ter que deixar o local exatamente quando seu estabelecimento conseguiu fidelizar os clientes?
Sendo assim, negocie um prazo razoável para renovação do contrato e multas para rescisão antecipada. Caso você se sinta inseguro, é possível pedir auxílio a um advogado com experiência em contratos. Desse modo, você certamente fará um negócio com mais segurança.
Como a localização do restaurante pode impactar o sucesso do estabelecimento
Agora, vamos mostrar como cada um dos critérios listados anteriormente influenciam diretamente o sucesso do estabelecimento. Isto é, vamos mostrar na prática a importância estratégica que o ponto comercial tem para restaurantes, para torná-los lugares relevantes em seu segmento e para os consumidores.
Um ponto comercial alinhado ao perfil do público-alvo tem mais chances de ser notado
Você já sabe que a pergunta mais importante que você deve se fazer ao escolher a localização de um restaurante é: quem é o público-alvo desse estabelecimento? Para definir esse grupo de pessoas, você precisará realizar pesquisas específicas e apresentar perfis segmentados de clientes. Ou seja, o primeiro passo é descrever seus clientes.
Vamos nos aprofundar um pouco mais no impacto desse aspecto? Pois bem, você precisa entender completamente quem são seus clientes ideais e, principalmente, quais são seus hábitos. Assim, essa pesquisa revelará quais locais frequentam, quais rotas realizam, em qual horário fazem suas refeições diárias, entre outras informações relevantes.
Como já mencionamos, você precisará definir seus dados demográficos, psicográficos, bem como os comportamentos associados, a fim de obter uma imagem precisa de quem eles são, onde moram, quais locais frequentam e com qual frequência.
Qual é o resultado disso? Vamos usar um exemplo para ficar claro: a demografia de um consumidor informal de refeições inclui homens e mulheres, com 35 anos, não casados, morando em apartamentos da região central de capitais ou grandes cidades. Sua psicografia pode revelar que eles gostam de alimentos saudáveis e de uma atmosfera divertida e animada. Seu comportamento pode incluir um estilo de vida ao ar livre e participar de eventos ao vivo.
Perceba que não basta entender o perfil do cliente — é preciso criar um estabelecimento capaz de atrair exatamente o público-alvo.
A localização do restaurante influencia a tomada de decisão do cliente
Entender o processo de tomada de decisão e os hábitos de compra do seu cliente é fundamental. Os dados demográficos, psicográficos e de comportamento geral do seu público coletados anteriormente também lhe mostrarão como eles tomam as decisões de compra.
Ou seja, a partir desses dados, é possível determinar se seus clientes:
-
são consumidores impulsivos;
-
planejam antecipadamente suas idas ao restaurante;
-
utilizam algum aplicativo ou fontes de informação para escolher;
-
valorizam a atmosfera, o serviço ou o preço.
Ao entender melhor como o seu cliente ideal pensa, você conseguirá elaborar o perfil dos seus clientes e, assim, entender o que eles esperam da sua localização. Por exemplo: clientes impulsivos precisam de locais de fácil acesso e com espaços para estacionar — a qualquer hora durante o funcionamento do estabelecimento.
Já os clientes que tomam suas decisões a partir de aplicativos estão sempre ligados nas avaliações que os restaurantes recebem, e um dos critérios é a localização — que pode ser qualificada pelo fácil acesso, tamanho do estacionamento, segurança do bairro etc.
Ou seja, a sua localização deve ser adequada ao segmento ao qual seu público pertence, pois isso define a tomada de decisão dele. Se você está escolhendo um local para um restaurante casual, por exemplo, você pode ter três perfis de clientes:
1. Millennials
-
entre 20 e 30 anos;
-
filhos únicos;
-
possuem ensino superior;
-
classe média;
-
compradores impulsivos;
-
usam tecnologia e recomendações verificadas para tomar decisões;
-
ativos;
-
renda mediana;
-
preocupados com o preço.
2. Geração X
-
entre 30 e 40 anos;
-
casados;
-
bem-educados;
-
classe média alta;
-
planos futuros;
-
baseiam-se nas recomendações dos amigos;
-
têm filhos;
-
possuem planejamento financeiro.
3. Baby Boomers
-
acima dos 50 anos;
-
casados ou recentemente divorciados;
-
classe média alta;
-
renda alta;
-
filhos adultos e netos;
-
foco em saúde e serviço.
Perceba como as necessidades em relação à localização do restaurante são completamente distintas. Existem pontos comuns como a segurança, mas também existem tópicos que são específicos, como, por exemplo, uma localização que não exponha crianças a situações impróprias.
Ser acessível ao público-alvo é fundamental para alcançar o sucesso
Muitos restaurantes estão localizados fora do caminho mais conhecido e fazem muito bem. Mas essa é uma via de mão dupla. Escolher abrir um restaurante fora da cidade e em uma área remota é uma aposta, já que os clientes podem visitar o estabelecimento para ocasiões especiais, mas não regularmente.
Além disso, se você está pensando em uma localização fora da cidade, em um lugar que exige que você dirija para chegar lá, é melhor você ter estacionamento disponível. Se o ponto comercial não vem com um grande estacionamento, situe-se perto de um estacionamento privado e tente fazer um convênio para que seus clientes possam utilizá-lo.
Você pode optar também por um ponto comercial que aproveite o fluxo de pessoas gerado por atividades ou atrações de um determinado local, como um ponto turístico, uma faculdade, escolas, grandes centros comerciais, parques ou praças esportivas. O custo de locação de locais assim costuma ser elevado, mas o fluxo intenso de pessoas garante a visibilidade do seu negócio.
Vale lembrar que o desejável é abrir seu restaurante dentro ou em torno de comunidades que o público-alvo transite frequentemente.
O número de concorrentes diretos próximos a um ponto comercial é determinante
Agora que você já identificou oficialmente o seu público-alvo e os perfis de clientes específicos, você sabe onde seu público está. Agora, o que você precisa fazer é verificar o número de concorrentes diretos que escolheram a mesma área. Isto é, você deve considerar os outros negócios que já existem na área — e se eles estão prosperando ou tendo problemas para se manter.
É claro que muita concorrência não é necessariamente uma coisa ruim, pois significa que o mercado é saudável e pode suportar muitos restaurantes. No entanto, você obviamente deve minimizar a concorrência direta — restaurantes que já estão estabelecidos, e que compartilham o mesmo estilo e conceito que você tem em mente.
Além disso, você provavelmente vai querer evitar áreas saturadas com concorrentes diretos: por exemplo, se já houver quatro restaurantes de sushi de grande sucesso nas imediações onde deseja abrir seu restaurante, pense um pouco melhor antes de decidir se as pessoas da área podem lidar com outro restaurante de estilo japonês.
Segundo pesquisas, a regra é que cada restaurante deve estar localizado em uma comunidade acessível a pelo menos 50 mil pessoas. Isso se deve ao fato de que é preciso encontrar relevância estatística ao determinar fatores como demanda, interesses e densidade de clientes.
Em seguida, verifique se há uma quantidade suficiente de consumidores ideais entre esses 50 mil cidadãos. Faça isso calculando primeiro a sua capacidade diária de atendimento. Depois disso, retome o número de concorrentes e, supondo que eles tenham a mesma capacidade de atendimento do seu restaurante, verifique se há clientes para todos.
E então, anotou todas as dicas para acertar na localização do restaurante? Com todas essas informações em mãos, a escolha do ponto comercial adequado se tornará mais simples e segura. Por se tratar de uma decisão tão importante, ao conhecer todos os critérios aqui apresentados, você deu o primeiro passo para que seu restaurante se torne uma referência entre o seu público-alvo!
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