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Gastronomia

Dia Mundial do Veganismo: fique por dentro dessa tendência de consumo

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    redação SCR
  • 31 de outubro de 2023
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A alimentação vegana está entre as principais tendências do mercado de food service. Nesse contexto, bares e restaurantes podem aproveitar o Dia Mundial do Veganismo, comemorado em 1º de novembro, para promover ações de conscientização e atrair a atenção do público que não consome nada de origem animal.

Afinal de contas, de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o Brasil tem cerca de 30 milhões de vegetarianos. Desse total, a estimativa é que 7 milhões de pessoas sejam veganas — o que representa cerca de 3,2% da população brasileira. Aliás, a tendência é que esses números cresçam nos próximos anos.

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona o estilo de vida e o que fazer para tornar o seu restaurante atrativo para o público vegano. Boa leitura!

O que é veganismo?

Muito mais que uma simples restrição alimentar, o veganismo é um estilo de vida. Isso porque quem é adepto ao veganismo não consome nada de origem animal. Isso vale para alimentação, vestuário, produtos de beleza, entretenimento etc.

Veganismo vs. vegetarianismo

Só para esclarecer, quem é vegetariano não consome carne e, de modo geral, a restrição está ligada à alimentação. Isto é, a pessoa não come carne de vaca, por exemplo, porém, não se opõe a comprar acessórios de couro.

Por outro lado, o veganismo é um movimento mais amplo. Nesse contexto, quem adere ao estilo de vida evita qualquer produto que provoca sofrimento e exploração de outros seres vivos.

Um cosmético vegano, por exemplo, não pode utilizar insumos de origem animal nem fazer testes em animais durante o processo de desenvolvimento.

Quando o assunto é alimentação, a lógica é a mesma. Ou seja, além da carne, pessoas veganas não consomem nada que tenha ingredientes de origem animal, como leite, ovos, mel, entre outros.

Qual é a origem do Dia Mundial do Veganismo?

O Dia Mundial do Veganismo é celebrado no dia 1º de novembro. A data começou a ser comemorada em 1994, em homenagem ao aniversário de 50 anos da The Vegan Society — organização do Reino Unido pioneira na promoção do veganismo.

Na ocasião, organizações de todos os tipos investem em ações que incluem a conscientização e a promoção de produtos veganos. Aliás, diferentes tipos de restaurantes também podem aproveitar a oportunidade para preparar pratos deliciosos de origem vegetal para acompanhar a tendência.

Por que esse estilo de vida virou uma tendência de consumo?

Porque as pessoas estão mais conscientes a respeito dos impactos que suas decisões de consumo causam na saúde, no meio ambiente, no bem-estar animal e na sociedade. Isso se dá graças à popularização da internet e à facilidade de acesso à informação.

Segundo o dossiê “Comendo o planeta: impactos ambientais da criação e do consumo de animais”, as atividades agropecuárias são as maiores responsáveis pela degradação terrestre. Afinal de contas, além das áreas ocupadas pelo pasto, também são usadas terras para cultivar ração para alimentar esses animais.

Aliás, em vez de alimentar animais destinados ao consumo humano, toda essa terra poderia ser usada para cultivar ingredientes de origem vegetal para diminuir a fome do planeta.

Tem mais: de acordo com um estudo elaborado pela Universidade de Oxford, as dietas veganas podem reduzir em até 75% a emissão de gases do efeito estufa. Então, adotar um estilo de vida vegano é uma forma de reduzir a pegada de carbono.

Como atender esse perfil de público?

Não importa se você tem um restaurante vegano ou tradicional. Com essa mudança no comportamento do consumidor, é importante adaptar o cardápio do estabelecimento para atender diferentes perfis de público.

Confira algumas dicas para acompanhar a tendência de consumo e destacar o seu restaurante.

Pense no seu público

O primeiro passo é entender quem é o seu público e como ele se comporta. Nesse contexto, vale investir em pesquisas de mercado para identificar melhor a demanda por alimentos veganos em sua região.

Além disso, considere a diversidade dentro da comunidade vegana, que pode incluir não apenas veganos estritos, mas também vegetarianos, flexitarianos e pessoas que ocasionalmente optam por refeições sem carne.

Estude mais sobre veganismo

Conforme já foi mencionado neste artigo, o veganismo é um estilo de vida — não apenas uma restrição alimentar. Sendo assim, para oferecer pratos adequados, é necessário conhecer a fundo a filosofia.

O estudo ainda é necessário para saber identificar um produto vegano. Isso porque existem alguns ingredientes aparentemente inofensivos que podem conter elementos de origem animal de forma oculta, como gelatina, alguns tipos de corantes, conservantes, entre outros.

No mais, é interessante estudar também novas fontes de proteína vegetal e substitutos para ingredientes de origem animal, a fim de criar pratos nutritivos e equilibrados para o público vegano.

Fique atento aos processos de preparação de alimentos

A preparação de pratos veganos exige considerações especiais e um Procedimento Operacional Padronizado (POP) bem específico. Afinal de contas, as áreas e utensílios de preparação precisam estar livres de contaminação cruzada com produtos de origem animal.

Nesse contexto, é importante treinar a equipe para explicar a importância da separação e da higiene ao lidar com alimentos veganos. Vale até oferecer cursos para os cozinheiros desenvolverem a habilidade de replicar receitas e criar pratos sem ingredientes de origem animal.

Escolha bem seus fornecedores

É crucial que os fornecedores forneçam produtos que estejam em conformidade com os padrões veganos. Além de garantir a qualidade das preparações, esse cuidado é fundamental para conquistar a confiança do cliente.

Inclusive, uma boa dica para identificar um produto vegano é por meio de selos reconhecidos no mercado, como o “Certificado Produto Vegano SVB” e o “Certificado Vegano da Associação Brasileira de Veganismo”.

Destaque uma seção para pratos veganos no cardápio

Outra maneira eficaz de atrair clientes veganos é destacar os pratos destinados a esse público em uma seção específica do cardápio. Isso facilita a escolha dos consumidores e mostra o compromisso do restaurante com a diversidade de pratos.

Ter uma seção específica para pratos veganos também oferece flexibilidade aos clientes que não são adeptos ao estilo de vida, mas que desejam experimentar algo diferente em seu cardápio. Sendo assim, dedique uma parte do cardápio apenas a esses alimentos.

Como vimos, o Dia Mundial do Veganismo é comemorado no dia 1º de novembro, e você pode aproveitar a tendência de consumo para destacar o seu restaurante. Afinal de contas, ao adotar as estratégias mencionadas neste artigo, é possível oferecer opções atrativas e sustentáveis para um público cada vez mais consciente.

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