A Franco Bachot surgiu no mercado há 40 anos. Desde o início, o objetivo era equipar estabelecimentos de hospitalidade e negócios de alimentação, além de locais de entretenimento como praças de alimentação, bares, shoppings etc., bem como espaços corporativos e condomínios.
Hoje, ocupa uma posição de destaque no mercado em que atua, e destaca-se pela expertise em criar soluções de mobiliário que concordam com as necessidades dos estabelecimentos desses nichos. Ou seja, é uma empresa que entende o que esse mercado necessita e elabora produtos de acordo com a realidade de cada espaço.
Neste conteúdo, a gente conta um pouco mais sobre a história da empresa, sua trajetória de 40 anos e traz algumas projeções sobre o futuro próximo. Confira!
A ideia da Franco Bachot
A ideia da Franco Bachot deve ser creditada ao seu fundador, Alberto Franco. Foi construída justamente a partir de sua primeira experiência profissional. Ao trabalhar no restaurante de seus pais como garçom e ajudante de cozinha, pôde conviver no dia a dia com os desafios da gestão do negócio. Nessa oportunidade, ele aprendeu um pouco mais sobre a forma de enxergar dos proprietários de restaurantes.
Em 1982, identificou que havia pouca oferta de mobiliário específico para donos de bares e restaurantes. Dessa forma, conheceu o trabalho de um empresário já atuante no setor moveleiro (porém residencial), e uniram esses dois mundos: a experiência de quem já fabricava móveis para residências com a visão de Alberto Franco, que identificou a necessidade de oferecer ao mercado soluções que atendessem especificamente às necessidades desse público.
Os desafios da Franco Bachot
A empresa foi criada para atender a um mercado bem específico. Como havia poucos fornecedores com essa missão no país, houve a expansão do negócio e, com ela, alguns fatores surgiram. Para suportar o rápido crescimento da empresa, era necessário aumentar a capacidade produtiva de forma significativa.
Sendo assim, o próximo passo seria o de instalar a fábrica em um polo industrial moveleiro que contasse com uma cadeia de suprimentos que permitisse o aumento da produção. O plano de ação foi migrar a fábrica de São Caetano do Sul (SP) para Mafra (SC), para que a empresa tivesse à sua disposição os recursos necessários para competir em âmbito nacional.
A evolução da marca
A empresa foi fundada em 1982 com outra marca, Segatto & Franco Fábrica de Móveis. Porém, em 1986, senhor Alberto Franco adquiriu a parte de seu sócio, criando a marca Franco Bachot. Em 2006, houve uma reformulação de toda a identidade visual, com nomes próprios para cada um dos produtos, de modo que trouxesse uma diferenciação dos itens e trouxesse uma marca para o que era construído.
Já em 2016, ocorreu o último rebranding. A identidade visual foi modernizada, mantendo-se o DNA da marca. Nesse período também houve a criação das marcas Mondiale Classic, Mondiale Trends e L’avenir, para posicionar as linhas de produtos com mas clareza para diferentes segmentos alvo.
O sucesso da Franco Bachot
O principal atributo que reforça o sucesso da marca Franco Bachot é a qualidade dos produtos, desenvolvidos por pessoas especializadas em desenvolver soluções de mobiliário mais resistentes para essa aplicação específica e exigente. Isso contribuiu para que clientes da marca mantivessem os produtos, por exemplo, por mais de 10 anos.
Além disso, sempre houve uma preocupação por parte da empresa de lançar novos produtos, com um design mais arrojado (mesmo aqueles produtos mais tradicionais), o que contribui para um portfólio muito amplo. Alguns produtos, criados no início da empresa, ainda hoje são sucesso de vendas e se estabeleceram como itens padrão do segmento. De tão clássicos, inclusive alguns concorrentes utilizaram a fórmula.
As principais conquistas
Quanto às principais conquistas, destacamos especialmente:
- a oportunidade de adquirir uma fábrica nova em Mafra, Santa Catarina, que permitiu alçar vôos maiores;
- as grandes contas adquiridas ao longo do tempo, o que contribuiu para reforçar a marca e trazer mais credibilidade para a empresa;
- o contrato com franquias famosas do Brasil, especialmente a partir de 2016, quando pulou de cerca de 10 empresas franqueadas de clientes para mais de 40;
- o desenvolvimento de produtos diferenciados, ditando algumas tendências do mercado (como a criação das cadeiras Luanda, Bangkok, São Paulo, Santiago, entre outras).
Tudo isso contribuiu para trazer outros nomes importantes do mercado, além de chamar a atenção também de empresas menores.
Os princípios e valores da marca
Uma empresa que está no mercado há 40 anos, é certamente norteada por princípios e valores que contribuíram para esse sucesso. Deles, podemos destacar:
- respeito pelo ser humano, pela vida e pelo meio ambiente;
- honestidade e ética em sua postura;
- comprometimento e responsabilidade com os objetivos e relacionamentos com os clientes;
- entusiasmo demonstrado pela alegria de realizar um trabalho mais efetivo;
- crescimento e melhoria contínua;
- rigor técnico nas tomadas de decisão;
- inovação e criatividade para desenvolver soluções que ditam as tendências do mercado.
O futuro da Franco Bachot
No ano em que completa 40 anos, a empresa vive um momento de expansão dos negócios e de projeção da marca. No entanto, em um mercado cada vez mais competitivo, há a necessidade de investir continuamente em pessoas, inovação e tecnologia para que a empresa mantenha a sua posição de destaque e alcance novos patamares.
Entre as estratégias adotadas está o investimento no desenvolvimento de novos produtos, incluindo parcerias com importantes escritórios de design. Os movimentos nessa direção já se iniciaram, com o lançamento das cadeiras Flap. Borboleta e Striped, assinadas pelo renomado arquiteto Jayme Lago Mestieri.
Para o próximo ano, a empresa promete aumentar os investimentos no desenvolvimento em produtos com design assinado por grandes nomes, como forma de oferecer produtos com valor agregado cada vez maior para os clientes mais exigentes dos segmentos atendidos.
“Com a experiência que acumulamos ao longo desses 40 anos, o time que temos à disposição e os investimentos que estamos fazendo, acreditamos na construção de uma Franco Bachot cada vez mais forte para as próximas gerações” – afirma Alberto Franco, fundador e conselheiro de gestão da empresa.
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a Franco Bachot e sua história de 40 anos? Como vimos, trata-se de uma empresa pioneira que, ao longo de todo esse tempo, tem contribuído para o mercado de bares e restaurantes contar com um mobiliário que atenda de fato às suas necessidades.
Deixe um comentário no post e nos conte o que achou da nossa história!