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Como se diferenciar no mercado e oferecer uma experiência exclusiva aos consumidores?

Os consumidores, ainda mais hoje em dia, não desejam um simples lugar para fazer uma refeição. Eles querem um prato delicioso, um ambiente único e uma experiência exclusiva. E, para conseguir isso, é preciso estar atento a cada detalhe.

Mobiliário, iluminação, atendimento, climatização, som ambiente, fornecedores, equipamentos, cardápio — tudo isso exige escolhas fundamentais. É preciso pensar também em um diferencial, e uma das alternativas atrair mais clientes é inovar com um restaurante temático. Afinal, não é qualquer empreendedor que ousa seguir por esse caminho.

É preciso saber posicionar muito bem o negócio para idealizar um restaurante que, realmente, corresponda às expectativas dos possíveis clientes. Por isso, no post de hoje trouxemos algumas dicas para você se diferenciar no mercado e oferecer uma experiência exclusiva aos consumidores. Continue lendo e confira!

Saiba fazer escolhas

Como dissemos, para apresentar um serviço inovador no mercado é importante fazer escolhas que diferenciem o seu negócio. E elas devem ser feitas a tempo todo. Mas quais aspectos devem ser prioridade ao avaliar as alternativas? Por onde devemos começar as tomadas de decisão?

Em primeiro lugar, devemos ter em mente critérios técnicos para selecionar em qual nicho e mercado vamos atuar. Para decidir isso, devemos ter em mente as seguintes premissas:

• Quanto mais valor agregado houver em sua oferta de produtos e serviços, maiores serão as margens de lucro com as quais poderá trabalhar;
• Margens de lucros maiores implicam em preços mais elevados, o que restringe o público em segmentos de maior renda;
• Geralmente, consumidores com maior poder aquisitivo são também mais exigentes.

Outra importante análise a ser feita diz respeito à atratividade do mercado, que deve ser avaliada objetivamente, de acordo com três critérios:

• Crescimento e maturidade do segmento ou nicho em que se deseja atuar;
• A competência que possui para atender as exigências dos consumidores desse mercado;
• A rivalidade que terá que enfrentar diante do número de concorrente e da competência e experiência que possuem.

A partir de uma avaliação de todos esses aspectos, é possível identificar com mais clareza com qual tipo de estabelecimento você terá mais chances de fazer sucesso, levando em consideração a localização, o público que se concentra ao redor do seu ponto comercial, os hábitos de consumo e as preferências dos consumidores, os preços e os produtos oferecidos pelos concorrentes, a infra estrutura que possui em seu negócio e as habilidades dos profissionais de sua equipe.

Sejam quais forem, fazer escolhas é essencial para ter uma boa aceitação no mercado. Tenha em mente que a mais importante das escolhas é sobre qual é o perfil do público que se quer atender. Todas as outras decisões devem ser um processo natural, mas muito consciente — afinal, não se pode escolher tudo, nem atender a todos públicos ao mesmo tempo.

Tenha boas referências

Para qualquer escolha que você fizer, tenha sempre boas referências. Elas servirão de norte na hora de tomar decisões e se posicionar de forma verdadeiramente estratégica.

Assim, se você optou por ter um restaurante temático que sirva frutos do mar, por exemplo, precisa conhecer quem são os líderes desse segmento na sua cidade — e até em outros locais.

Pergunte-se em que esses restaurantes se diferenciam e como eles podem contribuir para a construção ou melhoria do seu negócio. Procure conhecer os fornecedores, o perfil dos clientes, os diferenciais, as principais dificuldades e outros detalhes acerca do posicionamento de marca desses restaurantes no mercado.

Ouse sempre

Quem deseja investir em um restaurante temático também deve estar disposto a ousar em algum momento. Até porque a ousadia é uma característica essencial para quem percebe a diferenciação como uma forma de conquistar mercados.

Nesse sentido, quem quer inovar precisa ter coragem de apostar em propostas que provoquem alguma ruptura. Além disso, tornar-se inovador também requer uma dose extra de esforço. Muita vezes, poderão até chamá-lo de louco por fazer algo totalmente novo e impensado.

Mas é nessa hora que se deve fortalecer os propósitos e o planejamento, para que tudo dê certo. E, na maior parte dos casos, esse caminho será o mais difícil e cheio de obstáculos — não à toa, é trilhado por poucos.

Perceba o seu negócio com o olhar do usuário

De fato, há um preceito primordial quando se monta qualquer negócio: a empatia. Colocar-se no lugar do outro e perceber o seu serviço pelo olhar do usuário, muitas vezes, é interessante para saber se as expectativas da clientela estão sendo atendidas.

Pense bem: se estivesse passando pela região, você se sentiria convidado a entrar no seu restaurante? Se estivesse sentando à mesa, sentiria-se confortável? Ficaria satisfeito com a comida?

Sem dúvida, isso ajudará você a verificar questões que ainda podem ser aperfeiçoadas no seu restaurante, antes mesmo que alguma reclamação seja feita. Se você conseguir se antecipar a um problema estando no lugar do cliente, um importante passo será dado.

Sempre que necessário, mude

Como nada é permanente no mercado, também é preciso estar disposto a mudar sempre que for necessário ou que o contexto sinalizar.

Para oferecer uma experiência exclusiva aos consumidores, é importante conseguir sair da sua zona de conforto. Se há três anos os seus clientes sempre encontram o mesmo quadro, o mesmo jardim… é hora de mudar!

Inclusive, você perceberá que a mudança pode chegar como um imperativo, em algumas circunstâncias. O crescimento dos vegans, por exemplo, pode levar o seu estabelecimento temático a produzir alguns pratos que, antes, eram impensáveis. Esteja sempre preparado para isso!

Fique muito atento aos detalhes

Em um restaurante temático, muitas vezes não será possível reproduzir com total fidelidade a cultura ou região que se deseja representar. Ainda assim, tendo atenção aos detalhes, essa aproximação será possível.

Um cheiro característico, um estilo musical, uma decoração mais específica, certos materiais que caracterizem a região — tudo isso ajuda a compor um restaurante temático. Mas esses detalhes precisam ter harmonia entre si: não adianta querer encher de elementos se o conjunto não resultar em uma composição interessante.

Então, busque referências que contribuam, realmente, para que a experiência do usuário seja marcante. Seu cliente precisa sair do restaurante não apenas com a lembrança da comida, mas também do clima da música e da sensação aconchegante que o lugar lhe proporcionou.

Observe sempre

Por fim, para garantir ao seu restaurante temático um atendimento, de fato, diferente e inovador, é necessário observar tudo, e sempre. Repare no tom de voz dos seus atendentes, na forma como a cobrança é feita, na maneira como a comida é servida no prato, no tempo médio de atendimento.

Observe tudo, e crie parâmetros para que seja sempre possível melhorar. Aliás, não só isso: até porque não adianta apontar diversos pontos de melhoria se não houver uma ação efetiva quanto a isso, certo?

Sua observação deve ser contínua, e a ação, pontual. Portanto, faça avaliações e trace planos de melhoria objetivos e imediatos.

E não espere que as situações se corrijam sozinhas, porque isso não vai acontecer. Para cada ponto de melhoria apontado, deve haver muito diálogo com a equipe — e um plano de ações que, efetivamente, contribua para a melhoria da situação.

Enfim, gostou do nosso post? Agora que já entendeu porque um restaurante temático pode ser uma boa alternativa para proporcionar uma experiência exclusiva aos clientes, aproveite para compartilhar essas dicas com os seus amigos nas redes sociais!

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  1. Pingback: Veja 7 dicas para escolher o nome do seu estabelecimento – Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

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