Está pensando em abrir um restaurante, ou é dono de um desses estabelecimentos e precisa mobiliá-lo? Um dos fatores mais importantes e determinantes para o sucesso do local é ter uma mobília que ofereça uma boa experiência aos clientes. Um dos itens de maior destaque é a cadeira de restaurante em madeira.
Como as cadeiras são o principal ponto de contato físico das pessoas com o ambiente ao fazerem as refeições, elas são muito importantes. Os consumidores podem ficar sentados por um bom tempo nesses móveis, até consumem os alimentos e conversam com os amigos. Neste post, iremos abordar vários assuntos relacionados ao tema.
Deseja saber mais sobre as cadeiras de restaurante de madeira? Continue a leitura!
Por que contar com móveis em madeira para restaurante?
Os móveis de madeira, além de duráveis, deixam o ambiente mais sofisticado. A madeira, por si só, transmite sensação de conforto e se harmoniza facilmente com o ambiente no qual é inserida. As mesas e cadeiras podem ser de madeira, pois, além de móveis bonitos, são muito aconchegantes.
Sem contar que em restaurantes as cadeiras são constantemente movimentadas na hora da faxina. Manuseando-as com cuidado, elas não serão estragadas e serão mantidas bonitas por longos anos.
Quais são as vantagens dos móveis em madeira para seu restaurante?
Existem inúmeras vantagens para aqueles que optam por móveis de madeira para o seu restaurante. Entre elas, podemos citar:
- móveis de madeira oferecem ao espaço uma ambientação única;
- evitam que o ambiente assuma uma identidade fria e impessoal;
- boa durabilidade.
Pode-se dizer que aqueles que optam por móveis de madeira para colocar no salão de alimentação de seu restaurante escolhem uma mobília acolhedora e bonita. A elegância desse material é indiscutível.
Quais são as melhores dicas de como escolher a cadeira de madeira para seu restaurante?
O mobiliário de madeira pode ser confeccionado com diversos tipos de material. É preciso avaliar com calma as peculiaridades dos móveis para definir a escolha mais vantajosa para o seu negócio.
Alguns modelos podem ser feitos de madeira maciça de alta densidade, que é submetida a tratamento que elimina a umidade, favorecendo a sua resistência. Esse tipo de cadeira fica mais leve, porém, com qualidade e sem sofrer com a maresia, caso o restaurante seja em região litorânea. Separamos aqui algumas dicas sobre o que avaliar na hora de escolher os móveis. Confira!
1. Fabricante
Cadeiras de madeira não são todas iguais. Além disso, cadeiras para restaurantes são itens para de uso profissional e, por isso, possuem características completamente diferentes das cadeiras residenciais. Procure por um fabricante especializado em cadeiras para restaurantes, como a Franco Bachot, para evitar a necessidade uma troca prematura de todo o mobiliário, pois cadeiras feitas para uso residencial não resistem ao uso intensivo de um ambiente comercial de alto fluxo de pessoas,.
2. Qualidade
Analisar com cuidado o custo-benefício do mobiliário a ser adquirido é uma boa opção. Verifique o preço, mas não deixe de olhar a qualidade do material das cadeiras. Se você pensa somente no preço no momento, pode tomar alguma decisão equivocada. Por isso, avalie com calma o tipo da madeira, se o móvel é colado ou encaixado, entre outros quesitos, para evitar dores de cabeça futuras.
3. A matéria-prima
Uma cadeira de madeira feita com material de qualidade dura muitos anos. Diferentemente das cadeiras de aço, as quais podem enferrujar com o passar do tempo. Vale, ainda, salientar que uma boa madeira é considerada nobre e resistente, sendo que sua aparência oferece charme e sensação de conforto aos ambientes.
4. Acabamento e manutenção
O material usado para o acabamento das cadeiras precisa ser de boa qualidade, visto que se a pintura delas for feita com produtos de baixa qualidade, a vida útil do móvel será menor. Embora o custo de produção e consequentemente o preço de venda saiam mais em conta, é aquela velha história: “o barato pode sair caro”.
Se possível, verifique as especificações técnicas e opte por cadeiras pintadas com tinta à base de poliuretano ou poliéster, essas substâncias são mais resistentes ao desgaste. Já aquelas pintadas com produtos à base de nitrocelulose podem ficar esbranquiçadas com o passar do tempo, se tiverem contato com a umidade causada pela limpeza do ambiente.
5. Selecione cadeiras confortáveis
Outra dica que ajuda na hora de escolher as cadeiras perfeitas é priorizar o conforto dos clientes. Um dos fatores que mais fideliza os consumidores é a estrutura aconchegante. Se as pessoas não se sentirem satisfeitas com o restaurante, pode ser que elas nunca mais voltem ao local e, ainda, falem mal do estabelecimento.
E isso não acontece por nada, ninguém gosta de chegar a um local bonito e não se sentir suficientemente confortável para passar um tempo no lugar, conversando ou fazendo negócios. Todos desejam se sentir bem para permanecer um tempo nos restaurantes. Por essa razão, a preocupação com a escolha das cadeiras deve ser levada a sério.
Uma estratégia significativa é adquirir cadeiras de madeira que sejam fáceis de deslocar. Se um adulto precisar movê-las, deve conseguir fazer isso sem dificuldade. Afinal, quem é que não gosta de arrumar a sua cadeira antes de sentar-se? A maioria das pessoas dá pelo menos uma mexidinha nas cadeiras, antes de se sentar.
6. Pense na sustentabilidade
Uma opção de destaque é comprar mobílias que sejam fabricadas em madeira de origem certificada. Algumas das certificações mais reconhecidas são a do FSC (Forest Stewardship Council) e do IBAMA. Os produtos possuem ótima qualidade e essa ideia já ganhou muito espaço no Brasil. A maioria dos seus clientes deve saber sobre o assunto.
Algumas opções são feitas em madeira ecológica e que é originária de áreas de manejo florestal certificadas pelas entidades fiscalizadoras. Agindo assim, você não fará apenas a sua parte, mas irá colaborar para que outras pessoas recebam a mensagem de preservação ambiental, servindo como exemplo para elas.
Então, agora que você já sabe como adquirir sua cadeira para restaurante em madeira, a fim de oferecer muito mais aconchego aos seus ambientes, leve em consideração tudo o que falamos aqui na hora de escolher as mobílias para seu estabelecimento. Lembre-se de que criar um ambiente confortável e bonito tem um importante papel na experiência do cliente e deve incluir uma estratégia de negócios bem-sucedida, a qual poderá levar você a maior reconhecimento e grande lucro.
Gostou do nosso post? Leia também este outro artigo, “Mesas e cadeiras para restaurante: como escolher as mais adequadas”, e continue aprendendo sobre esse mobiliário essencial ao seu estabelecimento!
Caso queira renovar o seu espaço com cadeiras mais acolhedoras, solicite o atendimento de um especialista da Franco Bachot utilizando o formulário a seguir!