Conecte-se conosco

Marketing

Como melhorar o seu perfil nos sites de avaliação de restaurantes?

Você sabe o que o consumidor atual faz na hora de escolher um restaurante? Ele pede indicações aos amigos ou simplesmente busca opções na internet. Entre os resultados, aparecem os sites de avaliação de restaurantes — espaços destinados para o público opinar e compartilhar suas experiências.

Isso não deve ser motivo de preocupação para você. Afinal, seus esforços são sempre voltados para oferecer uma experiência cada vez melhor para as pessoas, certo? O fato é que esses sites devem ser usados a favor do seu restaurante e, neste artigo, vamos mostrar como tornar isso possível.

Quer saber como melhorar o seu perfil nos sites de avaliação de restaurantes e usar isso como parte da estratégia do negócio? Continue a leitura e descubra!

Ouça o que os clientes têm a dizer

O feedback é um dos principais fatores que determinam a evolução contínua de qualquer negócio, principalmente na área de alimentação. Por se tratar de uma ferramenta viável para estabelecimentos de qualquer porte, ele permite a melhoria constante do seu serviço. Entretanto, para obtê-lo, é preciso criar mecanismos e estimular seus clientes.

Esse processo também colabora com a conquista de novos clientes, além de manter na base aqueles que já frequentam o estabelecimento. Ouça com atenção o que as pessoas têm a dizer, pois isso evita a propagação de comentários negativos nas redes sociais e nos sites de avaliação de restaurantes.

Invista em melhorias no seu restaurante

Depois que você começou a ouvir seus clientes e considerar as opiniões deles, prepare-se para investir em melhorias no restaurante. Liste todos os pontos levantados pelo público e faça as mudanças necessárias. Deixe a estrutura condizente com a proposta do estabelecimento, sempre prezando pelo acolhimento das pessoas.

A iluminação é outro ponto que precisar estar adequado ao tipo de experiência que se deseja alcançar. Por exemplo, ela colabora para a boa qualidade das fotografias — algo importante para a divulgação do seu negócio. Capriche também no cardápio e oriente os funcionários para que realizem um atendimento de excelência.

Cadastre o restaurante nos principais sites

Faça uma varredura na internet em busca dos principais sites de avaliação de restaurantes. Verifique se o seu estabelecimento já tem perfil neles — e, se encontrar, reivindique a administração. Naqueles que não tiver cadastro, efetue e coloque o restaurante como mais uma opção para o público.

Esse passo é muito importante. Ter o perfil do seu restaurante em diferentes sites ajuda a divulgar o negócio por meio de informações corretas. Imagine a dor de cabeça que será para um cliente se ele desejar conhecer seu estabelecimento, colocar o endereço errado no GPS e não encontrá-lo.

Ah! Você pode cadastrar seu restaurante no Facebook, Foursquare, TripAdvisor, Google Negócios, Kekanto, e muitos outros sites.

Acompanhe o que os clientes falam

E aqui voltamos a falar sobre feedback. Entretanto, o foco agora é o que os clientes falam sobre o seu negócio nos sites de avaliação de restaurantes. Criar um perfil e deixa-lo abandonado não é suficiente, ok? É preciso acompanhar tudo o que é dito nesses lugares, pois essas informações são valiosíssimas.

Muitos clientes não se sentem à vontade para criticar o estabelecimento diretamente a você ou outro funcionário e preferem fazer isso na internet — principalmente pela falsa sensação de anonimato que a rede transmite. Portanto, fique atento ao que as pessoas falam para buscar melhorias com base nesses feedbacks.

Saiba lidar com as críticas

Continuando o tópico anterior, saiba lidar com as críticas. De vez em quando nos deparamos com notícias como esta, na qual o dono do restaurante trava uma discussão com o cliente e acaba afetando a imagem do negócio. Independentemente do que for dito, mantenha a calma, não discuta e responda com diplomacia.

Busque sempre manter a consistência em suas respostas, entendendo os motivos que levaram o cliente a criticar negativamente o restaurante. Proponha uma nova chance e esforce-se para mudar a imagem percebida pelo cliente. Isso é muito importante, considerando que uma opinião pode se espalhar na web e influenciar outras pessoas.

Use os sites de avaliação de restaurantes a seu favor

Os sites de avaliação são ferramentas fundamentais para a divulgação do seu negócio. Além disso, eles servem de mecanismo para atrair e reter clientes. O consumidor confia mais no que os seus similares falam, e menos no que é apresentado pelas marcas e empresas.

Sendo assim, use os sites com inteligência e coloque-os na estratégia de crescimento do restaurante. Aproveite as ferramentas que eles oferecem, como espaços para avaliação, opções de horários e reservas, imagens dos pratos e ambientes, serviços de entrega, entre outros recursos. Perceba essas ferramentas como parte integrante do sucesso do negócio.

Incentive clientes a avaliarem seu restaurante

Não tenha medo do que o público possa falar na internet sobre o seu restaurante. Garanta um bom serviço para transformar as pessoas em defensoras do negócio. Incentive o público avaliar o estabelecimento. Alguns restaurantes até oferecem cupons de desconto ou mesmo pratos de entrada ou sobremesas como cortesia para quem deixa avaliações na web.

Essa ação é o que chamam de buzz marketing, uma das formas mais efetivas de fortalecimento de uma marca. Inspire-se na proposta e estreite relações com o público para fazer com que as pessoas confiem e se identifiquem com o restaurante. Assim, poderá construir uma rede de clientes, colaboradores e entusiastas dispostos a divulgar o negócio organicamente.

Estabeleça links com o seu site

Outro ponto importante é que os sites de avaliação de restaurantes precisam estar linkados com o site do seu negócio. Aproveite o espaço que eles disponibilizam para adicionar a página oficial do seu estabelecimento e, em seguida, inclua os links deles no seu próprio site para que os clientes avaliem o restaurante.

Essa ponte é fundamental para que aconteça um fluxo de pessoas entre os sites, melhorando o posicionamento do restaurante nos resultados dos buscadores. De todo modo, certifique-se de que todas as páginas ofereçam informações confiáveis sobre o seu estabelecimento.

Os sites de avaliação de restaurantes são ferramentas importantíssimas para a estratégia de crescimento e consolidação do seu negócio. Lembre-se que as pessoas confiam naquilo que seus similares falam sobre os estabelecimentos, portanto, é fundamental que o seu tenha perfis nesses espaços.

Perceba como investir em diferentes sites faz parte de algo maior, que agrega valor ao restaurante. Por isso, indicamos a leitura deste artigo. Ele apresenta maneiras de otimizar o negócio por meio de melhorias nos serviços oferecidos. Confira!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Marketing

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend