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Inauguração de bar: como fazer um checklist para não esquecer de nada?

A inauguração de bar é uma das fases mais importantes para conquistar a clientela e manter a casa cheia desde os primeiros dias de funcionamento, o que permite recuperar o capital investido em um menor espaço de tempo.

Para começar o negócio de maneira correta, é necessário estar atento a pontos cruciais que vão garantir uma boa impressão desde o início e trazer boas recordações aos presentes. Para que nada passe despercebido e traga dores de cabeça no dia da celebração, preparamos uma checklist poderosa.

Confira e tenha tudo sob controle!

Faça um cronograma

Estabelecer quanto tempo cada tarefa levará para ser concluída é imprescindível para uma melhor organização e gerenciamento do seu evento. Sendo assim, determine um prazo para cada tarefa e crie horas extras e pontos de mudanças para acomodar imprevistos dentro de um cronograma especial e a partir da data de abertura.

Uma dica é listar todas as atividades relacionadas à inauguração de bar:

  • tipo de evento (coquetel, churrasco ou festa);
  • período de duração (um dia, semana ou mês);
  • encomendas de brindes promocionais;
  • itens de decoração;
  • convidados especiais;
  • layout das mesas;
  • reuniões com fornecedores;
  • mão de obra;
  • kits de mídia;
  • notificações à imprensa;
  • cronograma de posts nas páginas do bar nas redes sociais;
  • etc.

Organize a programação de sua inauguração

Durante o período estipulado para a realização da inauguração, é conveniente oferecer aos convidados ou frequentadores do bar aperitivos e bebidas ou brindes especiais da marca. Vale a pena distribuir panfletos de seus produtos e serviços para que quem esteve no local leve para casa e se sinta estimulado a continuar frequentando o estabelecimento.

Faça uma checklist detalhada de tudo o que você acha que deveria ter no evento, incluindo eventuais brindes, a ambientação e a comida que será servida.

Escolha o dia apropriado

Selecionar o dia e a hora que a recepção vai acontecer é o primeiro passo para o sucesso do evento. Afinal, não queremos que coincida com nenhum evento, transmissão de jogos ou data comemorativa importante do calendário da sua cidade.

É preciso considerar também o grupo de consumidores que se pretende atingir com o evento. Isto é, considere aqueles clientes típicos que você espera que frequente o estabelecimento e procure harmonizar o dia e a hora escolhidos conforme a rotina desse consumidor.

Treine seus funcionários

Uma equipe de colaboradores bem treinada é essencial para garantir que a casa seja bem apresentada e cause a melhor impressão com um excelente atendimento. Para isso, é primordial que eles entendam a proposta, os diferencias do bar e estejam prontos para tirar todas as dúvidas — principalmente sobre a composição do cardápio — que os clientes terão ao visitar o local pela primeira vez.

Também é importante estimular o espírito de trabalho em equipe e motivar seus colaboradores para proporcionar uma experiência memorável aos frequentadores do seu estabelecimento.

Crie expectativas

Mostre que será um grande acontecimento, ao divulgar a data e horário de inauguração, destaque promoções e outras atrações. Nesse momento, aproveite para reforçar os diferenciais do seu bar e faça questão de propagar, tanto na fachada da casa quanto nas redes sociais e por meio de distribuição de folhetos no comércio local.

Incentive a divulgação oferecendo uma bebida para quem indicar pessoas, por exemplo. Uma maneira de mensurar essas indicações é imprimir e disponibilizar uma folha em cada mesa para que os frequentadores marquem por onde ficaram sabendo do bar.

Faça parcerias com empresas e influencers

Parcerias com empresas locais é outra forma de atrair clientes para a inauguração de bar. Se o seu bar estiver em uma região comercial, é interessante propor convênios no qual os colaboradores das empresas locais ganhem descontos ao frequentarem a casa.

Além disso, convide blogueiros de gastronomia e outros tipos de influenciadores digitais para conhecer seu negócio, oferendo uma cortesia ou um desconto, por exemplo.

Capriche no cardápio

Por mais que o ambiente e o atendimento sejam excelentes, se o cardápio não for bem elaborado, certamente causará uma má impressão.

Sendo assim, capriche nos petiscos e nas descrições, fornecendo informações claras e que vendam bem as opções. Que tal indicar itens com baixo teor de gordura, sódio e colesterol, por exemplo, para satisfazer públicos mais específicos?

Pense na sua persona e você saberá quais experiências proporcionar para que o consumidor feche com chave de ouro a vivência no seu bar pela primeira vez.

Pense sobre a lista de convidados

A lista de convidados vai depender do tipo de bar e da dimensão do evento. Por isso, é preciso refletir com calma antes de optar por uma lista fechada de convidados ou uma inauguração aberta ao público em geral. Um empreendimento mais exclusivo pede eventos mais fechados. Nesse caso, você deve enviar os convites para as residências dos convidados.

Já para um estabelecimento mais popular ou de menor porte, o mais recomendado é a ampla abertura, assim todos poderão conhecer seu empreendimento, proporcionando melhor retorno.

Pesquisar os veículos mais apropriados para anunciar a inauguração, de acordo com o público, desde os anúncios na grande imprensa e jornais de bairro até a distribuição de filipetas na rua e atuação online é uma boa tática nessas ocasiões.

Comece em soft opening

A demora no serviço, uma longa fila de espera, pratos frios ou não preparados adequadamente podem causar um estrago irreversível e arranhar a imagem da marca. Isso é tudo o que não queremos que aconteça no dia da inauguração de bar, não é mesmo?

Uma excelente tática para ajustar as operações é o soft opening. Isto é, receber seus amigos e também os familiares dos colaboradores no local por duas semanas antes da data oficial de abertura ao público. A estratégia permite avaliar, no dia seguinte, todos os pontos (estrutura da cozinha, dos banheiros e de iluminação) com a equipe e ajustar aquilo que precisa ser revisto.

Lembre-se de colocar alguém cronometrando as etapas durante a operação do bar e avalie todo o tempo de preparo e de serviço.

Registre seu evento

A inauguração é um marco de sua empresa, por isso, é imprescindível contratar um fotógrafo ou profissional de filmagem para registrar esses momentos. Assim, as imagens poderão ser aproveitadas para divulgar o sucesso do evento e promover o negócio.

Vimos que o sucesso do seu negócio começa por uma inauguração de bar memorável, que envolve vários pontos de atenção. A decoração e a mobília do local é um deles, por isso, recomendamos a leitura de outro post publicado aqui no blog sobre o assunto.

Veja o que avaliar ao comprar mesas e cadeiras para o seu estabelecimento!

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