A responsabilidade socioambiental sempre esteve entre os valores praticados pela Franco Bachot. Fundada em 1982, a empresa preza, desde o início, por uma postura ética e de respeito com a natureza e com as comunidades do seu entorno. Hoje, com seu parque fabril instalado em Mafra, Santa Catarina, o cuidado com o meio ambiente e a sociedade permanecem.
A organização desenvolve programas e ações para ajudar o mercado moveleiro a se tornar mais sustentável e rentável para todos, desde os parceiros até o cliente final. A redação do blog conversou com João Leczuk, consultor especializado contratado pela empresa há mais de 15 anos, que coordena os programas voltados à responsabilidade socioambiental da empresa.
Conheça as iniciativas da Franco Bachot e como elas contribuem para o desenvolvimento sustentável dos negócios da região!
A visão socioambiental da Franco Bachot
O mais importante para a Franco Bachot enquanto empresa é mostrar aos seus stakeholders caminhos possíveis para a produção e crescimento, que mantenham a qualidade ambiental e social. Por isso, respeito, comprometimento e responsabilidade norteiam as atividades diárias da organização, desde a compra de matéria-prima até o descarte dos resíduos decorrentes da produção de móveis.
Esses conceitos refletem em benefícios para a comunidade na qual a organização está inserida. O empreendimento é um dos principais fomentadores da atividade econômica de Mafra, gerando inúmeros empregos diretos e indiretos para a região.
Além disso, todas as madeiras usadas na fabricação de mesas e outros móveis são certificadas, normatizadas e fiscalizadas pelo IBAMA. Sabendo a origem da matéria-prima, a Franco Bachot contribui para instituir um processo fabril transparente e sustentável.
Os programas e ações desenvolvidos pela empresa
Diversas iniciativas fazem parte da rotina socioambiental da Franco Bachot. Algumas são voltadas à interação com a população local, e outras são medidas internas que visam melhorar o desempenho da organização. Abaixo, listamos as principais, confira!
Ações externas
Com o objetivo de estimular a economia local, a Franco Bachot organiza feiras de móveis em Mafra, atraindo visitantes para a região. Essa ação fortalece o turismo e, ainda, contribui para aumentar a receita do município. Outra iniciativa interessante da organização é a aproximação com instituições sociais da cidade.
É comum que haja sobras de tecidos na produção de móveis, especialmente os estofados. Em vez de descartar esse material, a empresa faz doações para instituições sem fins lucrativos, tanto para ser usado em atividades recreativas de crianças quanto na confecção de artigos de artesanato que geram receitas para as instituições.
Há, ainda, a distribuição de ripas de madeira que não podem ser reaproveitadas na confecção de outros móveis, como as poltronas. Assim, quem precisar desse insumo para a confecção de paletes, por exemplo, pode procurar a Franco Bachot.
Ações internas
As medidas socioambientais internas da Franco Bachot podem ser divididas em três pilares:
1. Reaproveitamento da água
Há dez anos, a empresa desenvolveu um programa específico para fazer a reutilização da água fluvial. Para isso, foi necessário redimensionar as calhas em determinados locais da fábrica para armazenar o recurso.
Toda a água armazenada é utilizada novamente na limpeza de sanitários e lavagem de peças. Com a ação, além de incentivar o reúso, a Franco Bachot reduziu o consumo de água tratada 10% ao mês.
2. Redução do consumo de energia
A premissa desse programa é aproveitar os recursos naturais, entre eles, a luz solar. Para isso, a Franco Bachot implantou nos galpões do seu parque fabril telhas transparentes, intercalando-as com as comuns. Assim, a iluminação natural é mais bem distribuída no espaço. Essa medida, iniciada há oito anos, já reduziu em 15% o consumo de energia elétrica.
Em outra ação dentro desse programa, a empresa está desenvolvendo um projeto voltado para a instalação geradores de energia fotovoltaica, que permitem a conversão direta da luz solar em eletricidade. A ideia é investir em tecnologias de ponta, para trazer ainda mais eficiência energética para a organização.
3. Reciclagem de materiais
A Franco Bachot estabelece parcerias com empreendimentos locais para incentivar a reciclagem de materiais e o aumento do ciclo de vida do produto. Assim, há sobras de materiais, os quais são destinados a organizações terceirizadas que os utilizam no desenvolvimento de suas atividades.
Por exemplo, a serragem proveniente da madeira na elaboração dos móveis é enviada para uma olaria da região, que utiliza o material como meio energético para o aquecimento do seu forno para a produção de peças de cerâmica.
As certificações e parcerias de sucesso
Além das ações práticas, a Franco Bachot mantém em dia as certificações a área ambiental. Em relação aos insumos para a fabricação de móveis, o grande diferencial da Franco Bachot é o uso de madeira de manejo. Essa técnica permite a colheita cuidadosa de parte de árvores prontas para a retirada, protegendo as menores e garantindo sua extração somente em momento apropriado no futuro. Consequentemente, a produção de madeira se torna contínua e sustentável.
A escolha de parceiros que investem em sustentabilidade
Para garantir que a sustentabilidade se expanda por toda a cadeia moveleira, a Franco Bachot também escolhe criteriosamente seus fornecedores e parceiros. Além de exigir que a organização tenha toda a documentação legal, é feita uma visita para analisar a cultura da empresa e sua abordagem com as questões socioambientais.
Ao se tornar parceiro da Franco Bachot, o fornecedor deve encontrar uma maneira de coletar os resíduos dos materiais fornecidos e descartá-los corretamente. Por exemplo, o fornecedor de solvente precisa coletar o tambor vazio e enviá-lo para um local que poderá reutilizá-lo.
As garantias de bons negócios com aplicação de medidas sustentáveis
O mundo passa por uma transformação. Novos conceitos, valores e hábitos de consumo estão surgindo. Dessa forma, todo o esforço e dedicação para adotar continuamente medidas sustentáveis contribui não só para um planeta melhor, mas também para a longevidade do negócio.
As organizações que adotam políticas e práticas de responsabilidade socioambiental são valorizadas pelos parceiros empresariais e pela sociedade. Além disso, essas empresas incentivam a mudança de toda uma cadeia industrial do mercado. A Franco Bachot acredita em uma forma de comercialização mais sustentável e rentável, pois enxerga o quanto essas iniciativas geram um círculo virtuoso para todos os envolvidos.
A opção por fornecedores com certificação FSC
A Franco Bachot somente utiliza em seus processos madeiras certificadas, de fornecedores que possuem o selo verde FSC – Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal, reconhecido mundialmente, e já se destacou globalmente em função da implementação de práticas sustentáveis pelas organizações. Esse certificado é essencial para produtores e compradores de madeira, pois certifica que todo o processo de manejo de áreas florestais de produção de madeira ocorre de acordo com as normas internacionais de preservação ambiental
Selo verde
Você encontrará o selo verde nas embalagens das mobílias fabricadas com matéria-prima de origem florestal. Ele surgiu em 1993 com uma entidade não governamental que certifica produtos madeireiros em todo o globo e reforça o compromisso da Franco Bachot com a proteção dos ecossistemas naturais. Na realidade, trata-se de um conjunto de certificados com reconhecimento internacional.
Garantia de sustentabilidade
A certificação FSC já foi amplamente difundida por garantir a sustentabilidade social, ambiental e econômica de produtos fabricados a partir da madeira. Diversos critérios e princípios de manejo florestal sustentável para a emissão do certificado foram estabelecidos e precisam ser atendidos pelas organizações em várias fases da cadeia produtiva para o recebimento do selo verde.
Procedimentos de certificação
As instituições certificadoras fornecem vários cursos e treinamentos com níveis distintos de complexidade para quem deseja compreender melhor os procedimentos de certificação. Durante a capacitação, são apresentados os critérios e princípios conhecidos como P&C, que devem ser implementados e demonstrados para comprovar a adequação às regras sustentáveis.
Princípios e critérios
Os princípios são as normas de manejo florestal elaboradas para assegurar a produção socialmente benéfica, ambientalmente apropriada e economicamente viável das empresas. Já os critérios são os meios usados para fazer a avaliação sobre o atendimento ou não desses requisitos. Contudo, não há hierarquia entre P&C.
Certificação de Manejo Florestal
A Franco Bachot não utiliza matérias-primas que não possuem essa certificação, pois compreende que seus móveis precisam ser produto de um manejo florestal sustentável. O certificado confirma que o produtor da madeira fez uso da floresta com responsabilidade e que não interrompeu o ciclo natural para a proteção de outras espécies.
Certificação de Cadeia de Custódia
Essa certificação utilizada pela Franco Bachot engloba a rastreabilidade da madeira desde que o produto é produzido até chegar ao cliente final. Desse modo, o certificado comprova aos consumidores que os móveis foram fabricados com meios de produção em conformidade com os critérios e princípios do FSC para a certificação da matéria prima.
Certificação de Madeira Controlada
A certificação de madeira controlada indica que a matéria-prima utilizada para a confecção das mobílias é de origem confiável. O certificado ajuda os gestores que já receberam o selo verde da FSC a evitarem insumos de origem inaceitável ou duvidosa. Dessa maneira, ao assegurar que a madeira tem origem legal e é de procedência sustentável, o mercado moveleiro fica protegido também da concorrência desleal de empresas que não respeitam as normas ambientais.
Selo de Certificação
A Franco Bachot aplica o selo de certificação em seus produtos, visto que utiliza apenas as madeiras certificadas, conforme exige o Conselho de Manejo Florestal. As certificações agregam valor aos móveis produzidos, entregam mais segurança aos seus clientes e aumentam a confiabilidade da marca. Elas demonstram que essa parceira tem uma boa conduta ambiental.
Enfim, agora você já conhece melhor os detalhes que envolvem nossa responsabilidade socioambiental. “Temos consciência das responsabilidades da Franco Bachot e não medimos esforços para manter uma conduta que contribua não somente com as comunidades locais, mas também com a propagação de uma postura mais consciente por parte de todos os envolvidos em nossa indústria”, explica João Leczuk.
Quer conhecer mais sobre o trabalho da empresa e se tornar um parceiro? Entre em contato com a Franco Bachot!