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Especial COVID-19 – 5 dicas para melhorar o posicionamento de marca em tempos de crise

O posicionamento de marca trata-se da forma como os clientes enxergam o seu estabelecimento. Sendo assim, caso haja um bom trabalho nesse sentido, naturalmente as qualidades que a sua empresa tem estarão fixadas em seu público, o que permite a fidelização e a atração de novos consumidores.

Em contextos mais desafiadores, como o da atual pandemia da COVID-19, é preciso ter ainda mais cuidado com o posicionamento, uma vez que essa estratégia contribui para aumentar a confiança dos consumidores, além de permitir que a sua empresa se recupere com mais facilidade dessa eventual crise.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você confira quais são as principais dicas a ser adotadas nesse momento. Continue a leitura e saiba mais!

1. Entenda melhor o seu cliente

Assim como em qualquer estratégia de marketing, ao pensar no posicionamento da sua marca, é necessário que você entenda melhor o seu cliente. No contexto da COVID-19, a maioria das cidades brasileiras estão obedecendo o decreto de isolamento social emitido pelos governos municipais e estaduais. Por essa razão, esse é um momento de as empresas estarem próximas de seu público sem necessariamente abrirem as portas.

Ao conhecer o seu cliente, você tem a oportunidade de produzir conteúdo relevante nas redes sociais e em seu próprio site, de modo que o aproxime de sua marca e o permita conhecer a parte humanizada de seu negócio.

Utilize as redes sociais, por exemplo, para engajar a sua audiência, para promover enquetes na ferramenta stories e também para conhecer um pouco mais sobre como é a rotina de seus clientes durante o período de quarentena.

2. Aposte em uma boa comunicação

Essa dica é totalmente ligada à anterior. Para alcançar um bom posicionamento de marca em períodos como o que vivemos, é preciso apostar em uma boa comunicação com o seu público. O que o seu estabelecimento fez assim que a pandemia começou a progredir? Quais foram as atitudes tomadas para a proteção de seus profissionais?

Todos esses pontos são medidas a ser divulgadas, uma vez que permitem que as pessoas conheçam esse outro lado do seu negócio. Caso você continue operando com delivery, deve também apresentar as mudanças tomadas internamente para garantir a segurança de todos os envolvidos — a disponibilização de álcool em gel, por exemplo.

Além disso, esse é o momento de aplicar os valores da sua marca. Imagine só que os princípios de seu estabelecimento são “importar” e “confiar”. Uma vez que todas as atitudes apresentadas pelo seu negócio levarem em consideração especificamente essas características, visando o bem-estar das pessoas, o seu posicionamento ficará claro!

3. Seja transparente e humano

Mais do que nunca, por conta das implicações do coronavírus, existe a necessidade de as empresas serem transparentes e humanas. Diariamente, todas as pessoas são bombardeadas com muitas notícias sobre a pandemia em todo o mundo, com casos surgindo nos mais diversos locais e com cidades brasileiras (e no mundo) totalmente paradas para conter o avanço da doença.

Por essa razão, o que elas mais esperam é que as empresas enxerguem esse lado humano, de modo que as organizações percebam que estão lidando com pessoas. Nas redes sociais, por exemplo, mostre como a sua equipe vem trabalhando nesse contexto, divulgue as preocupações que todos tiveram para que não haja a disseminação do vírus e faça toda essa comunicação utilizando uma linguagem próxima, sem ser engessada.

Parte da sua equipe está de home office? Faça publicações sobre a rotina de trabalho, preservando sempre a transparência e a humanização! Pode ter certeza que esses pontos ficarão gravados na cabeça do público, especialmente quando tiverem que optar por um estabelecimento assim que a quarentena chegar ao fim.

4. Esteja atento ao comportamento do seu consumidor

Quando mencionamos o comportamento dos consumidores, é preciso considerar não apenas as atitudes que eles tiveram em relação aos seus posicionamentos. Avalie também a concorrência, veja o que ela tem feito, as publicações nas redes sociais e as ações que foram tomadas nesse momento desafiador. A partir disso, analise se houve algum comentário (negativo ou positivo) e tire disso insights para as suas ações.

Esse é o momento certo de você entender as principais dificuldades de seus clientes, quais são as suas necessidades, além de compreender de maneira mais precisa o que ele espera de uma marca como a sua.

Como as pessoas estão em casa, consequentemente consomem mais conteúdos nas redes e estão com um tempo maior para responder a questionários — use essa estratégia com inteligência para que futuras ações sejam programadas.

O cuidado, em qualquer atitude a ser tomada, é com o fato de que algumas questões podem parecer oportunismo. Estude bem o que pretende abordar, a linguagem utilizada e os seus objetivos. Caso contrário, o efeito será o oposto, fazendo com que a sua equipe tenha que elaborar um gerenciamento de crise.

5. Entenda os erros comuns de um posicionamento de marca

Com o objetivo de que o posicionamento de marca de fato traga os resultados esperados, é preciso conhecer quais são os erros mais comuns cometidos pelas empresas ao elaborá-lo. O primeiro deles é o de não ter uma estratégia de marketing diversificada. Além disso, existe a necessidade de segmentar os seus clientes de modo correto, uma vez que o seu estabelecimento pode atingir diferentes públicos — e nem sempre uma mensagem poderá ser enviada a todos.

Se apostar no envio de e-mail marketing abordando as estratégias de seu negócio nesse momento, personalize-os. É o momento de os seus clientes sentirem-se abraçados pela empresa, de modo que fique explícita a preocupação que a sua organização tem com o bem-estar de todos.

Por fim, é preciso que a preocupação seja em fortalecer a marca. É natural que haja preocupação por conta da instabilidade econômica, o que faz com que todos elaborem ações para que as vendas continuem mesmo de portas fechadas. No entanto, o principal objetivo do posicionamento é a demonstração das qualidades de seu negócio, trazendo como consequência natural uma maior atração e fidelização de clientes.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o que significa posicionamento de marca e como ele vai contribuir para o seu estabelecimento no momento da atual crise ocasionada pela pandemia da COVID-19. Para que tudo ocorra conforme o previsto, o ideal é que a sua equipe esteja atenta aos principais acontecimentos, converse bem com o seu público, além de contar com um bom planejamento para todas as estratégias adotadas.

Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer um verdadeiro posicionamento de marca para o seu restaurante, continue no blog e confira mais um conteúdo sobre o assunto!

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